O que fazer se meu bebê sempre chora à noite?

01 Março, 2019
A noite chega e o bebê já teve todas as suas necessidades atendidas, mas começa a chorar sem motivo aparente. Qual é o motivo de seu choro e o que pode ser feito para acalmá-lo?

O que fazer se meu bebê sempre chora à noite? Essa questão é muito comum para muitos pais que veem com frequência que, no final da tarde ou tarde da noite, os bebês começam a chorar mais do que o habitual e sem razão aparente.

Depois de verificar que o bebê não está com fome, não precisa de uma troca de fralda, não está com frio, nem sente dor, por que ele chora tão desconsoladamente?

Existem algumas teorias que podem ilustrar o que acontece com o bebê. Além disso, saber disso nos dirá como podemos acalmá-lo para impedir que essa situação se torne menos e menos recorrente. Não perca essas considerações que trazemos para você.

Por que meu bebê sempre chora à noite?

Bebês choram para expressar suas necessidades. Praticamente, essa é a única forma de comunicação que eles podem usar para nos informar de que algo não está certo. Os principais fatores que alteram seu estado de calma são a fome, o frio, a necessidade de contato ou algum desconforto físico.

No entanto, dependendo da idade da criança, as razões para o choro variam. Isso acontece no caso de bebês de poucos meses, que durante a noite tendem a chorar inconsolavelmente e sem uma razão lógica aparente.

Sobre esse fenômeno, alguns especialistas o relacionam com a teoria da ansiedade ao anoitecer. Alega-se que, de fato, quando a criança estava no ventre da mãe, as horas em que ela ficava mais agitadas era quando a noite chegava.

Embora pareça curioso, as crianças, antes de nascerem, também tinham certos hábitos que agora é difícil abandonar.

A partir dessa consideração, fica claro que o bebê pode se sentir frustrado por ter que ficar quieto ou dormir, quando dentro da barriga da mãe tinha certos horários em que ficava mais ativo, ou melhor dizendo, acordado.

Meu bebê sempre chora à noite

Duração e consequências desse hábito

Para você se acalmar, a primeira coisa que deve saber é que esse estágio é totalmente temporário. Geralmente não dura mais do que alguns meses e vai diminuindo até que desapareça.

Outro aspecto importante que você deve considerar é que os períodos de choro também são geralmente curtos. Eles nunca duram mais de 40 minutos e, de fato, existem alguns truques que podem ajudar para fazer criança se acalmar.

Os principais fatores que alteram o estado de calma do bebê são a fome, o frio, a necessidade de contato ou algum desconforto físico.

No que diz respeito às consequências para o bebê que chora à noite, pediatras argumentam que, se observarmos cuidadosamente como o pequeno chora, vamos perceber que ele faz com tanta dor que literalmente parecem gritos de irritação.

Na verdade, é isso que a criança está fazendo. Os pediatras chamam de liberação da ansiedade acumulada, produto de todas as novas experiências e aprendizados que acumularam durante o dia, somadas às novas mudanças de hábitos em seu novo ambiente fora do útero.

Então, chorar tanto ajuda a liberar essa energia e relaxar.

Meu bebê sempre chora à noite, algum conselho?

Você deve saber que o bebê irá gradualmente controlar seus próprios momentos para se acalmar e parar de chorar. É claro que não é recomendável que você o deixe chorar. Em vez disso, tente aplicar técnicas para acalmá-lo, que podem ou não funcionar. Isso vai depender do dia, da idade do bebê e do humor dele.

bebê chora

 

Independentemente de funcionar ou não, você pode tentar uma dessas dicas para fazer seu pequeno se sentir bem e parar de chorar:

  • Segure-o no colo e mova-se lentamente enquanto fala calma e suavemente. Essa ação é muito reconfortante para o bebê, mas não deve durar mais de 3 minutos. Após esse tempo, ele deverá retornar ao berço.
  • Você pode deixá-lo chorar no berço por um tempo, desde que não ultrapasse 4 ou 5 minutos. Quando ele parar, se sentirá calmo e será capaz de dormir tranquilamente.

Como recomendação final, é importante saber que você não deve presumir que o choro do seu bebê durante a noite se deve à teoria da ansiedadeDepois de atendê-lo e estar ciente de que todas as suas necessidades estão satisfeitas, você poderá ficar com ele consolando-o e entendendo que essa ação será apenas uma fase passageira.