
Deixar os bebês dormirem na cama dos pais gera muita controvérsia. De fato, é difícil encontrar profissionais que entrem em um acordo sobre o que é melhor nesses casos.
O choro prolongado e os gritos agudos de seu bebê podem certamente fazer com que você sinta uma grande dor se não conseguir aliviar isso. Portanto, queremos te apresentar algumas ideias para aliviar as terríveis cólicas.
As cólicas nos recém-nascidos e, também, os problemas estomacais são muitas vezes uma das principais preocupações dos pais. É essencial reconhecer os sintomas e agir de acordo para aliviar o sofrimento da criança.
Durante os primeiros três meses de vida, o bebê é frequentemente exposto a esses problemas gastrointestinais. Apesar disso, as causas dessa condição ainda não estão claras para a comunidade científica.
Para ajudar você a identificar os sintomas de cólicas nos recém-nascidos e poder dar dicas para acalmar seu desconforto, apresentaremos uma abordagem sobre as cólicas nos recém-nascidos logo abaixo.
Especialistas em medicina pediátrica referem-se à cólica quando há um choro prolongado em crianças com menos de três meses de idade, ao qual não se pode estabelecer uma causa específica.
Em princípio, está ligado a uma possível imaturidade do sistema digestivo que pode causar pequenas dores de estômago. Mesmo em outra das hipóteses, fala-se sobre alergias e intolerâncias alimentares.
Poderíamos dizer que a questão da cólica é tão incerta que em apenas 5% dos casos os pesquisadores puderam afirmar que existe uma causa orgânica. Apesar da incerteza, estas são as causas prováveis do mal-estar:
Os sintomas gastrointestinais que estão ligados à cólica são:
As dicas a seguir visam aliviar possíveis cólicas que estão ligadas a problemas gastrointestinais ou a intolerâncias em crianças. Mas atenção: as de forma alguma podem substituir o diagnóstico do especialista!
Por esse motivo, recomendamos que você consulte o médico do seu filho sobre as verdadeiras razões de seu choro a fim de descobrir se corresponde a alguma outra patologia.
Se você amamentar o bebê, é aconselhável evitar alimentos como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho, pois estão associados a inflamações do estômago que causam flatulência. Da mesma forma, reduza o uso de condimentos e especiarias.
“A cólica está ligada a uma possível imaturidade do sistema digestivo que pode causar pequenas dores de estômago”
Por outro lado, se você dá mamadeira ao seu bebê, tenha em mente que deverá seguir a recomendação exata do seu pediatra com relação às quantidades de leite em pó e água, que se ajustam à idade e às necessidades da criança. Também é recomendável que você não altere a marca de leite sem antes consultar o médico.
Se você quiser reforçar essas ações, pode pesquisar no mercado marcas que são antirrefluxo e que combatem a chamada aerofagia. Como você vê, todo recurso é válido para garantir o bem-estar da criança.
As ações complementares que você pode tomar para ajudar a combater ou aliviar o desconforto das cólicas nos recém-nascidos incluem:
Por fim, queremos alertar sobre os perigos do uso de produtos farmacológicos. Além de não serem comprovadamente eficazes para esse fim, poderá desencadear sérios problemas de saúde na criança.
Portanto, é melhor sempre consultar o seu médico antes de recorrer a qualquer medicação.