O que fazer se o bebê engasgar com o leite?
Quando somos mães pela primeira vez, tudo se torna gigante para nós. O choro do nosso filho nos assusta e a mínima presença de febre nos faz pensar no pior. Uma das coisas que mais nos amedronta é não saber o que fazer se o bebê engasgar com o leite. Neste artigo, vamos falar sobre as causas e as soluções desse inconveniente.
Como mães, nossa responsabilidade é infinita. Fazemos o melhor que podemos (e sabemos) e, no caso de sermos mães de primeira viagem, os sentimentos se ampliam. Quando ocorrer qualquer imprevisto que possa ser perigoso, devemos agir com frieza e integridade.
Se ficarmos histéricas, não vamos resolver nada. É verdade que, em determinados momentos, manter a calma é praticamente impossível. Mas temos que tentar, pelo nosso bem e pelo de nosso filho.
O medo pode neutralizar qualquer tentativa de ajudar um bebê que esteja asfixiando. Você deve pensar nisso e estar ciente de que você é a protetora do bebê.
O que fazer se o bebê engasgar com o leite?
Rapidamente, coloque o bebê de bruços. Dê leves batidas nas costas com a palma da sua mão, pois isso lhe provocará tosse. É muito comum uma criança tão pequena engasgar com líquido, especialmente se não estiver ingerindo em uma posição correta.
Se, por outro lado, o bebê se engasgar com algo sólido, você deve executar a Manobra de Heimlich. Se ainda assim você não conseguir resolver a situação, ligue para emergência o mais rápido que puder. É muito importante que você tenha ao alcance todos os números possíveis de ajuda, caso algo aconteça.
É muito melhor errar por precaução do que por irresponsabilidade. Não se sinta culpada se o bebê engasgar com o leite alguma vez: é algo que pode acontecer com qualquer um, inclusive com adultos. Quantas vezes nos engasgamos com um copo de água?!
Por que meu bebê engasga com o leite?
Se o bebê engasga com o leite, pode ser devido a múltiplos fatores. Alguns têm a ver conosco e outros com o corpo do recém-nascido. Seja como for, se acontecer com frequência, é aconselhável conversar com seu pediatra. Ninguém melhor do que ele para nos aconselhar o que fazer.
“Não há como ser uma mãe perfeita, mas há milhões de maneiras de ser uma boa mãe”
-Jill Churchill-
Quando o problema é externo
Pode ser que o fluxo do leite materno seja muito forte e, ao sugar, atinja diretamente a garganta do bebê. Isso é resolvido ajustando a saída do canal do leite ou extraindo um pouco antes da amamentação.
Se o bebê já estiver tomando mamadeira, o líquido pode sair muito rápido para ele. No início, muitas crianças não conseguem administrar o novo fluxo adequadamente. No entanto, isso acaba sendo resolvido com paciência e com o tempo necessário.
Quando o problema é interno
Alguns bebês podem ter problemas internos relacionados à deglutição ou ao refluxo gastroesofágico (o retorno do conteúdo gástrico para a boca). Para descobrir se é devido a isso e não a questões relacionadas ao leite ou à amamentação, é aconselhável consultar um especialista.
Se você quiser evitar que seu bebê engasgue, tente colocá-lo em uma posição ventral. Tente não deixá-lo dormir em posição horizontal após mamar, mas verticalmente. Assim, se ele sofrer de refluxo e se engasgar, poderá tossir ou vomitar e não haverá risco de engasgos.
Da mesma forma, nem pense em deixá-lo se alimentar sozinho com a mamadeira. Você deve esperar até que seja um pouco mais velho e estar segura de que isso não acontecerá novamente. Tente manter o berço no seu quarto, pelo menos, durante os primeiros 6 ou 7 meses. Assim você poderá controlá-lo muito melhor.
Os engasgos nesta fase são bastante comuns. Você pode conversar com qualquer mulher que já tenha sido mãe. É uma situação mais normal do que você pensa! Os bebês são seres muito vulneráveis e precisam de certa ajuda para aprender a se mover no mundo.
Você não deve se sentir angustiada por essa fase. Dentro de pouco tempo, o seu filho poderá comer e beber sozinho e você deixará de ter medo de que algo ruim aconteça com ele. Até lá, procure ficar atenta e siga essas recomendações para não levar mais de um susto desnecessário!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Quintero Fleites EJ, Roque Peña P, de la Mella Quintero SF, Fong Zurbano G. Posiciones correctas y un buen agarre al amamantar: clave del éxito en la lactancia materna. Medicentro (Villa Cl) [Internet]. 2014 [citado el 20 de febrero de 2022];18(4):156-62. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1029-30432014000400003&script=sci_arttext&tlng=en