O temperamento das crianças superdotadas

· 12 de maio de 2018
Neste artigo, vamos comentar tudo o que você precisa saber sobre esse curioso tema: o temperamento das crianças superdotadas e como você pode agir quanto a isso.

O temperamento das crianças superdotadas tem como característica principal a particularidade com que suas ideias, emoções e sentimentos se manifestam. Em geral, essas crianças são tranquilas e reflexivas. Embora também sejam entusiastas e apaixonadas pelo que lhes interessa.

Como pais, é importante nos lembrar de que as crianças superdotadas continuam a ter as mesmas necessidades que as outras crianças. Por isso, não devemos nos descuidar (principalmente no aspecto psicoemocional) e muito menos presumir que elas podem fazer tudo sozinhas. Elas também precisam de nós. Como pais, devemos estar presentes incondicionalmente.

O temperamento das crianças superdotadas será coerente, crítico e com tendência constante à autossuperação. Nesse sentido, vale destacar que, durante a primeira infância, o temperamento dessas crianças será tranquilo na medida em que a ajudemos a compreender e superar as frustrações da vida diária.

O temperamento das crianças superdotadas

A seguir, vamos apresentar 10 características comuns do temperamento das crianças superdotadas:

1. Capacidade de aprendizagem

A criança superdotada aprende e, especialmente, entende de maneira muito rápida. Sua compreensão é global e sintética. Seus piores inimigos são a memorização sem entendimento, a rotina e os processos automáticos, sem raciocínio. Às vezes, esse aspecto pode ser motivo de problemas na vida escolar.

2. A curiosidade

As crianças superdotadas são muito curiosas e aproveitam cada oportunidade para saciar sua sede de aprendizagem. Frequentemente, elas se interessam por temas que não parecem adequados à sua idade e que são fontes de debate como, por exemplo, a origem da vida, o espaço, a morte, etc.

3. A linguagem

Paradoxalmente, essas crianças raramente começam a falar antes do que as outras. No entanto, quando começam, percebe-se que têm um vocabulário muito mais amplo e rico do que as crianças da mesma idade. Também têm facilidade para lidar com as estruturas gramaticais.

Por outro lado, a maioria delas se expressa com grande facilidade. Essas crianças adoram conversar com adultos e utilizam tais momentos para adquirir um vocabulário mais rico e variado.

4. A solidão

Frequentemente, as crianças superdotadas tendem a se isolar. Seja para se aprofundar nas suas reflexões ou simplesmente porque têm dificuldade em participar de grupos. Isso não significa que sejam crianças excluídas. Na maioria dos casos, é o próprio temperamento das crianças superdotadas que as leva a buscar a solidão para explorar seu mundo interior.

5. O perfeccionismo

As crianças superdotadas geralmente são perfeccionistas, aspecto que lhes confere muitas vantagens. O lado sombrio dessa característica é que, às vezes, podem não respeitar seus próprios limites e exigir demais de si mesmas. Por isso, é necessário que os pais as ajudem a não colocar muitas pressões em si mesmas ao realizar determinadas atividades.

6. A hipersensibilidade

Visto que têm um entendimento superior da informação que recebem do meio, as emoções e os sentimentos dessas crianças podem ser muito mais intensos. A hipersensibilidade é resultado, portanto, da forma de se envolver no contexto. 

7. Bom autocontrole

Em geral, o temperamento das crianças superdotadas se caracteriza, principalmente, por um bom autocontrole. Essas crianças raramente cedem aos impulsos e às emoções.

E por quê? Porque a mente delas analisa rapidamente cada situação e, graças a isso, não perdem a segurança em si mesmas e entendem rapidamente como devem agir.

O bom autocontrole pode ser encarado como timidez. No entanto, não tem que ser assim em todos os casos. O importante é não colocar rótulos.

8. A distração

As crianças superdotadas podem parecer distraídas na maior parte do tempo. Mas, na verdade, estão imersas em profundas reflexões. Elas apenas estão muito atentas, do jeito delas, a todas as questões que lhes interessam a fim de assimilar completamente e, assim, compreender. Esse modo de agir lhes traz grande satisfação pessoal.

9. O senso de humor

Uma característica simplesmente maravilhosa no temperamento das crianças superdotadas é o excelente senso de humor. Aparece com frequência, é extremamente inteligente, lógico e permite interagir com as pessoas de forma casual e divertida.

10. Pensamento crítico

As crianças superdotadas dispõem de grande capacidade crítica (e geralmente costumam dar sua opinião desde um ponto de vista objetivo e construtivo), identificando rapidamente todas as questões. Por exemplo, percebem todos os prós e os contras das situações e identificam facilmente cada tipo de personalidade e suas respectivas intenções.