8 sinais que indicam irregularidade menstrual

A irregularidade menstrual pode corresponder a muitos problemas ginecológicos. Aprenda a detectar essa condição o mais cedo possível.
8 sinais que indicam irregularidade menstrual

Última atualização: 14 Setembro, 2021

Diante da irregularidade menstrual, é melhor parar e pensar nos possíveis sinais que podemos ter recebido do nosso corpo. Aquela dor de cabeça, o aumento da dor na região da barriga, alterações no corrimento vaginal e assim por diante.

Muitos problemas relacionados à pré-concepção e à gravidez são causados por irregularidades menstruais. Ou seja, se nosso ciclo menstrual for regular, teremos mais oportunidades de planejar uma gravidez ou, por outro lado, evitá-la. No entanto, nem sempre sabemos até que ponto nosso ciclo menstrual é regular ou não.

Aqui estão alguns sinais para saber se você tem irregularidade menstrual.

Irregularidade menstrual

Embora pensemos que sabemos muito bem como nosso corpo funciona, sempre temos dúvidas sobre até que ponto determinado acontecimento é normal. Por isso, ficamos perturbadas com as mudanças que ocorrem em nosso corpo.

Alterações no corpo feminino podem causar irregularidades que acabam se tornando normais. Não existem linhas retas na natureza, então às vezes nosso período fértil pode ser mais curto ou mais longo do que outro, mas nunca “perfeito” como desejamos.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o corpo feminino se prepara todos os meses para a gravidez, mesmo quando não estamos planejando. Esse é o ritmo biológico do nosso corpo. Na verdade, quase tudo na vida é feito de ciclos. No caso das mulheres, o mais popular (e óbvio) é o ciclo menstrual.

Variações de um ciclo menstrual para outro ocorrem com frequência. Porém, em termos gerais, a mulher mantém sua “regularidade” quando o ciclo ocorre dentro do esperado. Ou seja, uma experiência anterior o orienta. Quando o ciclo não ocorre mais da mesma forma, e também continua a variar muitas outras vezes, entende-se como uma irregularidade menstrual.

Qualquer irregularidade identificada, deve ser informada ao médico.

É normal que todas as mulheres tenham ciclos menstruais irregulares

Você conhece bem o seu ciclo menstrual?

À medida que o corpo muda e outros fatores influenciam, podem começar a aparecer irregularidades. Em condições normais, a mulher começa a apresentar ciclo menstrual entre 11 e 14 anos e, na maioria dos casos, costuma ser regular.

Os pesquisadores da NorthShore University HealthSystem explicam que o ciclo menstrual é medido a partir do primeiro dia da menstruação. Esse ciclo termina um dia antes do próximo período. Para considerar que o ciclo é regular, é necessário levar em consideração as diferentes características de cada mulher.

O monitoramento do nosso ciclo menstrual é muito útil tanto para evitar a gravidez quanto para consegui-la.

As variações são comuns entre as mulheres e até na mesma mulher. Um período pode ser considerado normal mesmo quando as datas não correspondem ou quando existem sintomas intensos.

Em condições normais, a mulher é capaz de antecipar a chegada de sua próxima menstruação, o que lhe permite prever e acompanhar os ciclos seguintes.

Quais são as características de um ciclo menstrual regular?

Sabemos que às vezes recebemos surpresas em relação à nossa saúde. Podemos acreditar que está tudo bem quando na verdade não está, ou podemos negar o que parece errado para nós. No entanto, existe uma maneira de conhecer nosso ciclo e verificar se ele é regular.

Aqui estão oito sinais normais de um ciclo:

  • A duração média do ciclo é de 28 dias. Ele é considerado normal mesmo quando a duração fica entre 21 e 36 dias.
  • O período é de no máximo 7 dias e no mínimo 2.
  • As secreções vaginais durante o período de ovulação são elásticas e leves.
  • Dor abdominal, nas pernas e/ou nas costas alguns dias antes da menstruação.
  • Sensibilidade mamária.
  • Dificuldade para dormir.
  • Mau humor, tensão ou depressão.
  • Inchaço e retenção de líquidos.

Como podemos ver, embora certos sintomas pareçam anormais, eles fazem parte da regularidade do ciclo. Especialmente a duração do período e o ciclo em geral são fatores que nos permitem determinar com mais precisão a nossa fase de fertilidade.

Como identificamos um período irregular?

 

Mulher anotando seu ciclo menstrual

Quando o ciclo é irregular é fácil perceber, mesmo assim muitas mulheres conseguem conviver com essa situação sem se preocupar. Os especialistas da Mayo Clinic recomendam que as mulheres aprendam como funciona a menstruação para cuidar da saúde feminina.

Da mesma forma, é preciso estar atenta às mudanças que podem ocorrer de um momento para o outro. Por exemplo, podemos avaliar se a duração do ciclo está mais curta ou mais longa do que o normal. Outros aspectos a levar em consideração são os seguintes:

  • Verifique a quantidade e a textura do seu fluxo. Ele pode ficar mais intenso ou mais leve do que antes. Pergunte a si mesma se você teve que trocar de absorvente com mais frequência
  • Observe e registre se houve sangramento entre um ciclo e outro.
  • Você sente uma dor mais intensa quando está menstruada.
  • Você associa algumas mudanças ao seu período. Por exemplo, seu comportamento é diferente ou algo em particular acontece durante essa fase.

Em alguns casos, é fácil ver se as coisas não estão bem. No entanto, é muito importante não nos descuidarmos. Para isso, é conveniente manter um registro dos nossos ciclos, mesmo quando correrem regularmente.

Pode interessar a você...
Por que a minha menstruação não vem?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Por que a minha menstruação não vem?

Diante da dúvida "Por que a minha menstruação não vem?", recomendamos que você consulte um especialista, pois apenas um médico pode fornecer um dia...