11 histórias ideais para crianças de acordo com a idade

11 histórias ideais para crianças de acordo com a idade

Última atualização: 02 Abril, 2021

Penelope Leach disse que “nunca é cedo para compartilhar um livro com as crianças. Se esperamos que elas saibam ler para fazer isso, é como se esperássemos que soubesse falar para conversar com elas”. É por isso que queremos mostrar hoje uma série de histórias ideais de acordo com a idade da criança.

Neste artigo, vamos mostrar os pontos principais que devem ter as histórias que você vai ler para o seu filho. Oferecemos também uma série de títulos para crianças de 0 a 3 anos. Porém, lembre-se de que se você fizer isso com amor e bom gosto, todas as histórias irão encantar seu filho, desde que você as conte.

Para que servem as histórias ideais para crianças?

De acordo com especialistas, não há melhor maneira de estimular o amor das crianças pela leitura do que com as histórias. Claro, como já mencionamos, elas devem ser adequadas à faixa etária em que seu filho se encontra.

Lembre-se de que, independentemente do que disserem os especialistas, você pode contar histórias para seu filho em qualquer idade. Alguns vão dizer para começar a ler desde o dia do nascimento, outros a partir dos 6 meses. O importante é que, quando começar, você faça essa atividade com todo o amor do mundo.

Quando seu bebê já está no seu colo, você não canta para ele desde o primeiro dia? Então, por que não contar histórias ideais para a idade dele? Afinal, uma música ou uma canção de ninar ainda é uma pequena história em si.

Além disso, conversar muito com o bebê, contar histórias, ler ou cantar, são atividades que ajudam a criança a se familiarizar com a nossa voz logo e aprender que nossa voz a ajuda a se consolar nos momentos difíceis e a se acalmar quando sente dores ou está com problemas.

livros 2

Como contar a história ideal para o bebê

O contato físico com a criança é necessário desde o primeiro minuto de vida. Assim, a melhor forma de contar a história ideal para o bebê é segurando-o no colo. É assim que as histórias chegarão a ele de uma forma mais íntima.

Além disso, se você está lendo a história em um livro, é bom deixar a criança tocá-la, brincar com ele, familiarizar-se e enxergá-lo perto o suficiente para que possa acompanhar os desenhos e as ilustrações. Dessa forma, ela descobrirá melhor o ambiente ao seu redor, como as imagens, os sons, o toque, etc.

Lembre-se de ler em voz alta e claramente. É importante que o pequeno ouça bem a história. Além disso, é necessário manter um comportamento calmo para moldar o tom de acordo com as necessidades da história. É bom interpretar para provocar emoções e reações na criança.

É importante que a duração da história não ultrapasse 10 minutos, principalmente no estágio entre 0 e 3 anos. As crianças têm dificuldade em prestar atenção e manter o foco por longos períodos de tempo. Além disso, se você perceber que seu filho não presta muita atenção, não se desespere, é normal. Você não tem que desistir. É hora de ser muito persistente.

Como o livro de histórias deveria ser

Se você vai ler a história para a criança, lembre-se de alguns detalhes. Primeiro, o material deve ser resistente para que o pequeno possa manipulá-lo. Além disso, as ilustrações devem ser grandes e brilhantes para atrair sua atenção.

Também é importante que a história tenha frases curtas, onomatopeias, rimas, etc. É necessário que o texto seja curto, simples e claro, com linguagem simples. Se a fonte for grande, melhor, e se tiver fotos reais ou texturas diferentes, será ótimo.

Quais são as histórias ideais para crianças de 0 a 3 anos?

Ao selecionar a história ideal para um bebê de 0 a 3 anos, pense sempre primeiro nos clássicos. Qualquer texto como “O Príncipe Sapo”, “Cinderela”, “Branca de Neve”, “João e Maria”, “Pinóquio”, “Rapunzel” etc. são perfeitos.

crianças curtindo um livro

Você pode optar por contar à criança a versão Disney, a mais conhecida. Mas também pode pesquisar as versões originais. Ou seja, a verdadeira versão original de grandes contos como os dos Grimms, de Collodi, etc. São as histórias que uma vez viram a luz antes de serem amaciadas com o tempo. Suas morais são muito úteis.

Além disso, você pode escolher muitas opções que existem atualmente. “A lagarta comilona” é apenas um dos exemplos que você vai encontrar.

Qualquer uma dessas histórias será perfeita para o seu bebê se entreter, se divertir e aprender a tocar texturas, ver desenhos e fotografias, aprender costumes do dia a dia, internalizar valores e dar boas risadas com você.

Pode interessar a você...
10 sagas de livros para crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
10 sagas de livros para crianças

Desde Harry Potter até o Capitão Cueca, as sagas de livros para crianças promovem diferentes valores para os pequenos. Confira a seguir, as melhores