Como organizar as férias dos seus filhos se você estiver trabalhando

11 de novembro de 2019
As férias devem quebrar a rotina. As atividades de convívio voltadas ao lazer, à cultura e à atividade física são as melhores opções para organizar as férias dos seus filhos se você estiver trabalhando.

As férias do seus filhos estão chegando e, mesmo que você queira, não é possível dar a eles todo o tempo de que precisam por causa do seu trabalho. Essa situação é um problema com o qual muitas famílias têm que lidar quando não têm ninguém com quem deixar os filhos. Continue lendo e descubra como organizar as férias dos seus filhos se você estiver trabalhando.

Sabemos que a televisão e outras mídias eletrônicas são não apenas atraentes para as crianças, como também educam, além de entreter. No entanto, também sabemos que abusar delas para manter as crianças ocupadas pode ser bastante negativo.

As férias devem servir para fugir da rotina do ano letivo e, em última instância, da vida cotidiana. Ou seja, crianças e adolescentes precisam fazer atividades diferentes e únicas nas suas férias, que sejam dignas de serem lembradas.

Certamente, as férias das crianças são muito longas e é lógico que os pais queiram que os seus filhos aproveitem o tempo para fazer atividades produtivas, como melhorar em alguma matéria na qual tenham mais dificuldade, por exemplo.

“Férias são uma necessidade, não um luxo.”

-Linda Bloom-

No entanto, as crianças precisam de um tempo de ócio e descanso, pois durante o ano letivo elas têm uma rotina completa de responsabilidades: aulas durante a manhã inteira e lições de casa à tarde, além de possíveis atividades extracurriculares.

Como organizar as férias dos seus filhos se você estiver trabalhando?

Acampamentos urbanos

Os acampamentos urbanos são uma excelente opção que a sua cidade pode oferecer para as férias dos seus filhos. À primeira vista, pode parecer menos completo e interessante do que os acampamentos longe da cidade, mas essa ideia não poderia estar mais longe da realidade.

Férias: uma oportunidade para aprender

Os acampamentos urbanos são uma opção confortável e econômica que oferece uma série de atividades de todos os tipos: educacionais, culturais e de lazer.

As atividades que serão oferecidas vão desde oficinas de artesanato e leitura até excursões, jogos populares e gincanas. Além disso, são uma aposta segura para que os seus filhos estabeleçam novas amizades na própria cidade.

Acampamentos na natureza

Os acampamentos na natureza podem se tornar o evento favorito do ano para as crianças. Acontece que, para as crianças, pode resultar em uma experiência única que elas vão lembrar para sempre. Para muitas delas, essa é a primeira vez que estarão longe dos pais por um longo período de tempo.

O contato com a natureza, a convivência constante com tantas pessoas e a atividade física contínua tornam o acampamento a melhor opção para deixar de lado a rotina do ano letivo.

Organizar as férias dos seus filhos para cursos de idiomas no exterior

É possível que, para algumas crianças ou adolescentes, essa opção não seja totalmente atraente se tiverem problemas com os idiomas. Eles podem até mesmo considerar isso como uma punição.

No entanto, organizar as férias dos seus filhos voltadas a cursos de idiomas no exterior tem muitas vantagens. Eles não apenas aprenderão ou aperfeiçoarão um idioma, mas também viverão uma experiência cultural e de convívio.

Eles vão conhecer e viver uma nova cultura, fazer novos amigos e adquirir habilidades de responsabilidade e independência.

Esportes

Os esportes são uma excelente maneira de investir parte do tempo livre. É uma atividade benéfica em qualquer idade que influencia positivamente o desenvolvimento. De fato, um bom desenvolvimento psicomotor garante facilidade na aquisição de novos aprendizados.

Segundo o professor Pablo Garrido, as crianças que possuem boas habilidades motoras também têm maior confiança em si mesmas e agem com maior segurança diante dos outros, melhorando, assim, a sua capacidade de relacionamento social.

Acampamentos urbanos

Férias: uma oportunidade para aprender

As férias podem ser uma boa oportunidade para despertar novos hobbies em crianças e adolescentes. Pablo Garrido aponta a importância de incentivar que os nossos filhos tenham hobbies, tais como a fotografia ou a pintura. Neles, é possível encontrar a semente de um futuro hobby para o resto da vida ou até mesmo uma profissão.

Sem dúvida, os acampamentos, os esportes e os eventos de convivência promoverão uma sensação de adaptação em crianças e adolescentes. O simples fato de que haja mudanças na rotina faz com que surjam novas situações e, como consequência, novos desafios.

O que a princípio parecia ser um problema – isto é, o fato de os seus filhos estarem de férias enquanto você está trabalhando – na verdade é uma oportunidade para eles aprenderem a socializar e desenvolver qualidades tão valiosas quanto a responsabilidade e a autonomia. 

  • Garrido, P. (2010). Educar en el ocio y el tiempo libre. Ediciones Palabra. España: Madrid.