Formas de estimular a matemática nas crianças

· 16 de janeiro de 2018
A competência matemática combina a matemática com a resolução de problemas do mundo real. Possibilitar que as crianças estimulem sua aptidão matemática vai lhes trazer muitos benefícios.

A matemática tem uma profunda relação com o ambiente que nos rodeia. Por isso, acaba sendo importante estimular a aptidão matemática nas crianças. Quais benefícios são obtidos ao se fazer isso? E como podemos conseguir?

O que é a matemática?

Diz-se que a matemática estuda as propriedades dos números, além das relações que podem existir entre eles. Pois bem, no caso da aptidão matemática a definição é diferente. Essa expressão faz referência a quê?

Conceito de competência em matemática

A competência em matemática combina a habilidade de empregar números e realizar as operações básicas que podem ser realizadas entre eles com a finalidade de interpretar a informação de diferentes tipos. A habilidade de se empregar os números acontece nos constantes problemas do mundo atual que exigem uma solução.

menino estudando

Em poucas palavras, a competência em matemática combina a matemática com a resolução de problemas do mundo real. Dito de outro modo:

“A essência da matemática não é transformar coisas simples em coisas complicadas, mas sim transformar as coisas complicadas em coisas simples”.

– Stan Gudder-

Dede o começo da humanidade, manifestou-se a necessidade de medir ou contar tudo aquilo que nos rodeia. Na verdade, o progresso da competência em matemática e da civilização humana andaram de mãos dadas. Por isso, acaba sendo fundamental estimular a competência em matemática nas crianças.

Aspectos que fazem parte da competência em matemática

  • Habilidade de interpretar a informação ou os dados referentes aos elementos que nos rodeiam.
  • Emprego dos elementos matemáticos básicos (medidas, elementos geométricos, etc.) em situações da vida quotidiana.
  • Processos de raciocínio que levam à solução dos problemas em diferentes contextos.

Importância do estímulo da competência em matemática nas crianças

Em si, o pensamento lógico-matemático é fundamental, já que envolve a compreensão de conceitos abstratos. Além disso, ajuda na compreensão de diversas relações. Essas habilidades contribuem para que uma pessoa, no caso uma criança, manifeste um desenvolvimento saudável. Isso faz com que alcance de forma bem-sucedida as metas e conquistas pessoais.

Além disso, na hora de resolver os problemas, a inteligência é desenvolvida. Isso também lhes proporciona a noção de sentido e ordem nas decisões ou ações que precisam tomar. Por último, estabelece relações entre diversos conceitos e promove o planejamento com relação às metas que têm que ser alcançadas.

Maneiras de estimular a competência em matemática nas crianças

Cabe destacar que na hora de estimular a competência em matemática nas crianças, deve-se levar em consideração que tal estímulo deve estar de acordo com a idade de cada uma delas, respeitando seu próprio ritmo. A seguir, apresentamos algumas maneiras de estimular a competência em matemáticas nas crianças:

1.- Experiência própria

Permitir que as crianças sejam capazes de experimentar com diferentes objetos. Dessa maneira, elas vão perceber as características de cada um, estabelecendo diferenças e semelhanças. Com isso, estimula-se o raciocínio.

2.- Conceber atividades lógicas

Projetar várias atividades para as crianças envolvendo classificar, comparar ou identificar diferentes objetos. Com isso, estimula-se a associação entre os objetos.

3.- Mostras as causas e as consequências das ações e utilizar a observação

É preciso mostrar às crianças as consequências das decisões tomadas na vida cotidiana. Com isso, estimula-se o raciocínio dedutivo na hora de resolver problemas. Deve-se empregar a observação em diferentes cenários com o propósito de obter uma melhor compreensão do ambiente que nos rodeia ao associá-lo com as operações matemáticas.

4.- Uso de jogos e a concepção de problemas

Pode-se tirar proveito de jogos que estimulem o desenvolvimento do pensamento, por exemplo: jogos de adivinhação, Sudokus e jogos de cartas. Conceber problemas que exijam das crianças esforço mental. Isso deve ser feito levando-se em consideração a idade delas, já que se o problema concebido for complexo demais, elas vão se sentir desmotivadas e vão abandonar o desafio.

5.- Motivá-las a refletir e a fazer perguntas

Deve-se estimular as crianças a refletir sobre determinadas coisas da vida cotidiana, talvez certos aspectos que pareçam inexplicáveis, para então jogar com elas em busca de uma explicação lógica para isso. Fazer perguntas que as incentivem a imaginar hipóteses. Por exemplo, podem ser feitas perguntas do tipo: “o que você faria se…?”

6.- Deixar que lidem sozinhas com os problemas matemáticos

Diante de um problema matemático, pode-se dar às crianças uma orientação ou uma pista para resolvê-lo, mas deve-se deixar que elas mesmas encontrem a solução para o problema. Além disso, pode-se incentivá-las a empregar e manipular as quantidades. Exemplo: pode-se incentivá-las a comparar preços de produtos.

menino estudando

Benefícios do estímulo da competência em matemática nas crianças

Quais benefícios são obtidos quando estimulamos a competência em matemática nas crianças?

1. O fato de realizarem operações matemáticas sem fazer uso de lápis e papel estimula a capacidade de atenção e concentração.

2- De acordo com especialistas, proporciona versatilidade e independência para a resolução de problemas.

3. Ajuda na reflexão antes da tomada de decisões.

Contribui no desenvolvimento do pensamento analítico e fomenta a sabedoria

O pensamento analítico abrange decompor diversos argumentos, analisá-los e chegar a uma conclusão. Dessa maneira, a compreensão sobre um assunto ou tema é amplamente melhorada.

Graças ao pensamento analítico, desenvolve-se, também, a habilidade de pesquisar com o objetivo de descobrir a verdade dos fatos. Isso faz com que no futuro as crianças não se deixem manipular ou não sejam enganadas. Além disso, desenvolve-se a sabedoria, isto é, saber aplicar o conhecimento adquirido, já que a competência em matemática se relaciona com outras ciências, como a tecnologia.

A mente fica mais ágil

A competência em matemática contribui para uma maior compreensão de vários assuntos porque a matemática em si explica como as coisas funcionam. Isso facilita a comunicação graças ao fato de que ao compreender melhor, possibilita-se a expressão de pensamentos coerentes, claros e exatos.

Além disso, a competência em matemática agiliza a mente, já que a vida cotidiana é composta por confrontos com situações que exigem fazer escolhas, um fato do qual as crianças não podem escapar. E muitas vezes, existe mais de um caminho para resolver um problema. Por todos esses motivos, acaba sendo necessário e muito benéfico estimular a competência em matemática nas crianças.