Os bebês choram dormindo?

5 de março de 2019
Você está olhando o seu bebê dormir tranquilamente e, de repente, sem razão aparente, ele começa a chorar inconsolavelmente, embora continue dormindo. Esse é um distúrbio do sono dos bebês que desaparece com o passar do tempo.

Muitas mães se perguntam se os bebês choram dormindo, porque o sono do bebê é uma questão de grande preocupação. O descanso das crianças influencia as alterações de humor e o comportamento delas. Além disso, tem um impacto irreversível no bem-estar da mãe.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que, se o seu bebê quiser se comunicar com você, ele vai fazer isso chorando ou resmungando. Portanto, eles tendem a chorar para que você saiba que algo está acontecendo e que eles precisam da sua atenção.

É possível que, em algum momento, o choro do bebê tenha te acordado no meio da noite e você pensou que ele precisava de atenção.

Para a sua surpresa, este não era o caso, porque seus olhos permaneceram fechados e o bebê continuou dormindo. Essa situação é mais comum do que você imagina, mas muitas mães não sabem o que fazer nesses casos.

Por que os bebês choram dormindo?

Nos primeiros anos do bebê, é comum que ele acorde com frequência durante a noite. Os bebês têm um ciclo de sono diferente dos adultos.

Muitas vezes, os bebês têm dificuldade para adormecer mesmo que se sintam exaustos, e isso faz com que eles chorem enquanto dormem. Alguns até tentam voltar a dormir, mas não conseguem porque não sabem como fazer isso. A razão? Eles precisam de você.

Os pesadelos também são outra razão pela qual os bebês choram dormindo. Assim como os adultos, eles sonham, e a maioria dos seus sonhos está associada às experiências que tiveram.

Distúrbios do sono nos bebês

Distúrbios do sono nos bebês

O bebê passa por várias fases do sono que fazem parte do seu processo de desenvolvimento, tais como o despertar noturno. Ele pode ser leve, como por exemplo quando o bebê dá um soluço ou um gemido suave.

Porém, pode surgir o choro mais angustiante e de maior duração e que, por consequência, causa mais alterações na criança. Ele é conhecido como terror noturno.

Em ambas as circunstâncias, o mesmo comportamento se repete: quando a mãe vai cuidar do bebê, ela confirma que, embora esteja chorando, ele continua dormindo. A razão para esse distúrbio ocorre quando o bebê está na fase de sono lento, também chamado de não-REM.

Na fase não-REM, o bebê está submerso nas profundezas do sono. Por isso, ele não é capaz de acordar completamente e não percebe totalmente o que está acontecendo.

Quando os bebês choram dormindo, podem se sentir agitados, confusos e assustados e são incapazes de reagir a estímulos externos. Os terrores noturnos são de curta duração. Eles duram poucos minutos, após os quais o bebê adormece novamente.

Enquanto isso, quando se trata do despertar confusional, isso pode levar de 5 a 15 minutos. Se você tentar confortar o bebê, a situação piora e o episódio fica ainda mais longo.

O que fazer para acalmar o bebê que está chorando se ele ainda estiver dormindo?

Se seu bebê estiver chorando, mas está com os olhos fechados, o ideal é ter paciência, esperar e observar. O fato de ele chorar ou fazer barulho não significa que queira acordar. Enquanto seus olhos estiverem fechados, é um sinal de que ele ainda está dormindo.

É essencial prestar atenção ao som do choro quando os bebês choram dormindo, pois vai determinar que tipo de necessidade eles têm. Eles podem estar com frio ou com fome e, se suas necessidades básicas não forem atendidas, não vão conseguir adormecer rapidamente. É essencial que você sempre atenda a tempo para que o bebê se sinta melhor.

Quando os bebês choram dormindo, podem se sentir agitados, confusos e assustados e são incapazes de reagir a estímulos externos.

Quando esse despertar acontecer de madrugada, você deve ficar em silêncio e manter a calma para não acordar ainda mais o bebê. Atenda às suas necessidades com uma luz fraca e evite acender luzes brilhantes para que ele entenda que durante a noite deve dormir.

Finalmente, tenha em mente que, se o seu bebê fizer algum ruído durante o sono, isso é absolutamente normal. Por outro lado, se a criança chorar ou reclamar, você deve olhar e verificar se ela está acordada ou não.

Dica para a mãe

O que fazer para acalmar o bebê que está chorando se ele ainda estiver dormindo

A sugestão mais importante é que você não tente acordar a criança durante esses incidentes noturnos. Uma estratégia fundamental é ficar em silêncio junto com o bebê e esperar que ele se acalme.

Em resumo, esses despertares podem ocorrer espontaneamente, mas também podem ser causados por alguns estímulos externos. Por exemplo, podem ser causados por algum ruído persistente ou por uma mudança de posição na cama. Por isso, recomenda-se evitar qualquer tipo de alteração durante as horas de descanso.