Os benefícios de aprender poemas

· 20 de outubro de 2018
Como mãe, você deve levar em consideração que a poesia é um tesouro educativo para seu filho. Por isso, vamos contar neste artigo tudo sobre os benefícios de aprender poemas para crianças.

A poesia ajuda as crianças a perceberem que elas também podem se divertir e se comover com as palavras.

Nesse sentido, você deve ficar à vontade para ler com seu filho, já que os benefícios de aprender poemas são incontáveis.

Entre outros pontos fortes, aprender poemas permite que as crianças descubram toda a riqueza e a liberdade da linguagem.

Além disso, elas podem entender como palavras e sentenças são construídas.

Na mesma direção, é uma ótima maneira de incentivar jovens leitores por meio de textos curtos que contêm toda a riqueza e a liberdade da linguagem.

Na verdade, os profissionais da saúde confirmam que se uma criança é capaz de memorizar pelo menos oito rimas ou poemas curtos aos 4 anos de idade, ela se tornará uma das melhores leitoras de sua turma quando tiver oito.

Benefícios de aprender poemas

Aprender poemas traz muitos benefícios para as crianças. Os principais são:

1. Facilita a aprendizagem da leitura

O primeiro benefício de aprender poemas que vamos listar aqui é o fato de que facilita a aprendizagem da leitura.

Portanto, se você quer incentivar o desenvolvimento da linguagem da criança, a poesia é uma ótima solução.

Você deve ter em mente que se trata de uma ferramenta maravilhosa para promover o desenvolvimento da linguagem.

Através das rimas, as crianças podem aprender novas palavras com facilidade.

Além disso, é muito benéfico que as crianças leiam poemas em voz alta, pois isso as ajuda na compreensão da leitura e na prática do tom de voz.

aprender poemas

2. Habilidades de memória

A poesia é uma excelente maneira de fortalecer a memória de uma criança. Isso significa que permite adquirir habilidades extremamente úteis para o aprendizado futuro em matemática e em outros idiomas.

De maneira geral, os poemas costumam ser curtos e ágeis. Quando lidos algumas vezes, o ritmo repetido pode tornar mais fácil para as crianças se lembrarem deles.

Ao contrário dos romances, um poema dividido em pequenas estrofes pode ajudar a se lembrar de uma ideia diferente em cada estrofe.

“Os profissionais da saúde confirmam que se uma criança é capaz de memorizar pelo menos oito rimas ou poemas curtos aos 4 anos de idade, ela se tornará uma das melhores leitoras de sua turma quando tiver oito”

3. Desenvolvimento cognitivo

Essa atividade é ideal para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Isso torna a leitura de poesia e rimas capaz de fazer com que as crianças aprendam como palavras que são parecidas podem ter significados muito diferentes.

Possibilita, ademais, que sejam mais capazes de ver os padrões na fala e na literatura.

Aprender como esses padrões podem ser utilizados ajuda a melhorar suas habilidades de aprendizagem cognitiva e ensina a analisar o significado das palavras através do contexto.

4. Aumento do vocabulário

Considerando que a construção do vocabulário de uma criança parece ser prioridade para os pais,  é possível que este seja o melhor de todos os benefícios de aprender poemas.

Embora a leitura de modo geral seja uma ótima maneira de desenvolver o vocabulário, podemos garantir que a poesia tem o potencial de dobrar ou até mesmo triplicar a exposição da criança a novas palavras.

Uma boa compreensão da linguagem e um vocabulário completo são qualidades altamente respeitadas nas pessoas. Principalmente em contextos profissionais e acadêmicos.

5. Capacidade de relaxamento

A capacidade de relaxamento é outro benefício incrível da leitura de poesia para crianças.

É incrível como poemas simples ajudam as crianças a se relacionar com os outros e estabelecer amizades através da poesia.

Ao ler poemas, as crianças aprendem várias perspectivas do mundo em que vivemos.

A partir disso, elas podem ver diferentes pontos de vista e entender as variações em diferentes culturas e crenças.

Além disso, podem desenvolver gosto pela boa literatura e até mesmo ter mais empatia pelos outros.

aprender poemas

6. Imaginação

A poesia pode ser um complemento perfeito para desenvolver a imaginação de uma criança. De fato, alimenta a imaginação independentemente da idade.

Nesse sentido, a imaginação da criança é estimulada pela linguagem poética.

Isso acontece porque, nos poemas, o aprendizado da palavra contém rimas no discurso, o que faz com que isso seja percebido no nível do significado e que a imaginação seja usada para obter uma interpretação correta.

Em suma, certamente, os benefícios de aprender poemas te encorajarão a começar a ler essas belas histórias com seus filhos.

Recomendamos começar com poemas curtos e simples para que, com o tempo, você aumente o nível. Temos certeza de que você não se arrependerá!