Os benefícios de colorir para as crianças

9 de abril de 2019
O hábito de colorir vai muito além do simples entretenimento para as crianças. Há muitos benefícios para os pequenos, do ponto de vista psicológico e mental. É uma interação positiva com o mundo ao seu redor.

Colorir sempre foi uma atividade fundamental no desenvolvimento infantil. Essa dinâmica significa muito mais do que se divertir. Na verdade, os benefícios de colorir para as crianças são inúmeros.

No entanto, na era da tecnologia, muitas vezes essa atividade é substituída por tablets e smartphones. Por isso, é muito importante incentivar as crianças a fazerem atividades de colorir durante o tempo livre. Além de prazeroso, é muito benéfico para o seu desenvolvimento mental.

Benefícios de colorir para as crianças

O hábito de colorir ou pintar é, sem dúvida, uma atividade extremamente enriquecedora para as crianças. É uma forma de compreender o mundo ao seu redor, ao mesmo tempo que também é um meio de se comunicar livremente.

Como se não bastasse, é uma atividade lúdica que contribui muito para essa fase da infância. Entre os principais benefícios de colorir para as crianças, encontramos:

Melhora as habilidades motoras

O ato de pintar é um excelente exercício para as crianças praticarem as habilidades motoras finas. É uma maneira de melhorar os circuitos cerebrais relacionados a essa habilidade. Além disso, permite que elas desenvolvam a coordenação entre o olho e a mão.

Estimula a autoestima

Colorir é uma fonte de felicidade e satisfação para a criança quando ela se desenvolve em um ambiente não competitivo. Isso ajuda a aumentar a autoestima.

A maioria das crianças vê os trabalhos artísticos como um objetivo alcançado, elas se sentem capazes e orgulhosas dos seus trabalhos. Esse sentimento é ainda maior quando recebem um elogio das pessoas que amam.

São muitos benefícios de colorir para as crianças, portanto os pais devem incentivar.

Desenvolve a criatividade e a comunicação com o ambiente

Entre os benefícios de colorir para as crianças, é importante mencionar o estímulo e o desenvolvimento da criatividade. Em geral, as crianças não possuem padrões ou referências estabelecidas. Portanto, ao pintar, elas se sentem livres para criar, sem ter parâmetros que as condicionem.

Essa atividade também é uma ferramenta através da qual as crianças aprendem a se expressar e se comunicar com os seus colegas. Por meio dos desenhos, os adultos podem aprender sobre o que as crianças pensam e sobre as experiências que elas vivenciam.

Melhora o desenvolvimento da aprendizagem

As crianças que colorem desenvolvem um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Ou seja, não apenas aprendem mais e com mais eficácia, mas também compreendem melhor o mundo e se sentem mais motivadas para aprender.

A dinâmica de desenhar e pintar é especialmente importante durante a fase inicial da infância. É a fase que precede os modelos visuais e diagramas. Posteriormente, esses modelos ajudarão a criança a representar a sua realidade no contexto educacional.

“Colorir é uma maneira de estimular os circuitos cerebrais relacionados a essa habilidade. Além disso, permite que as crianças desenvolvam a coordenação entre o olho e a mão.”

Incentiva o autocontrole e a concentração

Colorir é uma estratégia muito prática para estimular a concentração da criança. É um grande estímulo de atenção seletiva se for realizado desde cedo.

Da mesma forma, esse método ajuda a melhorar o autocontrole emocional. É o meio pelo qual as crianças canalizam as emoções quando estão alegres, tristes ou excitadas.

Que as crianças aprendam a colorir oferece muitos benefícios.

Como incentivar as crianças a colorir

Nestes tempos em que os avanços tecnológicos estão presentes no dia a dia, muitas vezes as crianças deixam de lado atividades vitais para o seu crescimento, como desenhar ou pintar. Portanto, incentivar e ensinar as crianças a colorir é um passo fundamental no seu desenvolvimento.

Há muitas maneiras de incentivar as crianças. Porém, uma das mais importantes é quando os pais dedicam um tempo e espaço para compartilhar esse momento de lazer com elas. Transformar esse momento em uma oportunidade de criar livremente em conjunto, faz com que seja ainda mais significativo para elas.

Outra maneira de incentivar os pequenos é ter um espaço artístico dentro de casa. Separe um canto onde eles podem contar com materiais variados e muitas cores. Deixe à sua disposição diferentes papéis, lápis de cor, tintas e pincéis.

Lembre-se de que ter uma variedade de materiais disponíveis ajuda a estimular a criatividade de forma ilimitada.

Por fim, também é uma ótima ideia levar as crianças para cursos de pintura infantil ou visitar diferentes exposições de artistas de diferentes estilos. Visitar exposições é uma proposta muito interessante para as crianças, inclusive muitos museus oferecem visitas guiadas, que incluem oficinas e jogos, para os pequenos.