Os benefícios dos brinquedos de montar para crianças

Se seu filho gosta de brincar com os brinquedos de montar, esse artigo será do seu interesse. Vamos rever quais são os benefícios desse tipo de brinquedo e os diferentes conjuntos que o mercado nos oferece.
Os benefícios dos brinquedos de montar para crianças
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 24 fevereiro, 2018

Criar paredes, casas, edifícios, pontes ou qualquer outra obra arquitetônica é tão desafiador quanto divertido para as crianças. Dependendo da idade, os brinquedos de montar para crianças vão variar de tamanho e dificuldade. Mas sempre vão trazer muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.

Todo mundo se lembra de ter usado um objeto qualquer que estava no seu caminho quando criança para montar uma casa, um forte ou até um castelo. Embora pareça um simples passatempo, a construção representa uma atividade extremamente enriquecedora para as crianças, do plano intelectual ao motor.

Esse tipo de brinquedo pode ser usado a partir do primeiro ano de idade, quando a criança já é capaz de coordenar melhor os movimentos. No começo, logicamente, ela mal vai conseguir encaixar as peças, mas pouco a pouco vai aprendendo.

Após algum tempo, no entanto, as crianças se tornam verdadeiras profissionais da construção, seja com os clássicos Lego ou com algum outro dentre os vários brinquedos similares disponíveis nas lojas hoje em dia.

Benefícios dos brinquedos de montar para crianças

Entre os principais efeitos positivos que esses brinquedos provocam nas crianças, podemos enumerar:

  • Desenvolvem a coordenação e a motricidade fina. Por meio dos jogos de construção, as crianças adquirem maior destreza com as mãos, especialmente as mulheres, que normalmente desenvolvem melhor essas funções.
  • Ajudam a compreender as formas geométricas, as cores, os tamanhos e os conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto.
  • Estimula aptidões, como a concentração, a atenção, a criatividade e a imaginação.
  • Requer planejamento, um esquema ou um modelo a seguir e, quando a brincadeira acontece em grupo, requer diálogo, cooperação e trabalho em equipe.
brinquedos de montar
  • Estimulam a compreensão da realidade e a representação de papéis e funções. Ao brincar com outras crianças, é possível simular que estão trabalhando em um construção.
  • Ajudam a se familiarizar com as leis da física, como a gravidade e o equilíbrio, além das ações possíveis: a alavanca, o uso de um plano inclinados ou, em níveis mais avançados, o uso de polias.
  • Colaboram com o aumento da autoestima e da confiança das crianças. A realização de objetivos e a valorização do esforço e dos resultados por parte dos pais (uma coisa fundamental) vão fazer as crianças se sentirem orgulhosas e motivadas para sempre tentar se superar.
  • Criam o hábito de organização, sempre que as crianças forem ensinadas a guardar os materiais após as brincadeiras.

 “Embora pareça um simples passatempo, a construção representa uma atividade extremamente enriquecedora para as crianças, do plano intelectual ao motor.”

Onde e quando os brinquedos de montar são ideais

O espaço de brincadeira das crianças, por natureza, é em casa. É importante, então, que as crianças tenham esse tipo de material à disposição. Além das vantagens já citadas, representam uma boa opção para os dias de chuva ou para quando a criança está doente.

As possibilidades são extremamente variadas. Inclusive, é possível assistir vídeos online para descobrir novas técnicas e tentar reproduzi-las.

Por outro lado, os brinquedos de montar para crianças também são uma atividade ideal para a sala de aula. Principalmente nos primeiros anos de escola. Nesse sentido, a presença de um educador que oriente o processo através de instruções e conselhos pode ser de grande ajuda.

Segundo um relatório elaborado pela UNICEF e a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), a participação de um educador pode enriquecer a brincadeira e as dinâmicas de aprendizagem por meio da introdução de papéis, modelos a elaborar e materiais a selecionar.

brinquedos de montar

Brinquedos de montar para crianças: dicas

Como mencionamos anteriormente, hoje não existe apenas o Lego. Há uma grande variedade de modelos à nossa disposição. Alguns deles são:

  • Blocos para construir personagens e cenários. Esse tipo de brinquedo de montar oferece componentes para a criação de robôs, castelos de princesa com muros e portas, além de qualquer tipo de mundo da fantasia.
  • Blocos para construir animais. Vêm com as peças necessárias para criar granjas, estábulos e currais. Além de também permitir montar os animais que vão viver nesses lugares.
  • Construção de elementos de trabalho. Ideal para a simulação de profissões. Podemos encontrar peças para montar policiais, caminhões de bombeiro, helicópteros e máquinas para qualquer tipo de trabalho.
  • Construção de pistas de corrida. Esse tipo combina duas grandes paixões das crianças: a construção e os carros de corrida. Além dos carros, podemos construir pistas, garagens e oficinas mecânicas.

Por fim, vale a pena reiterar que a quantidade de peças, assim como o tamanho e a dificuldade dos modelos para construir variam de acordo com a idade da criança. Portanto, praticamente todas as crianças poderão garantir horas e horas de diversão com esses brinquedos que nunca saem de moda.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rodríguez, G., & Patricia, C. (2016). Juegos de construcción en el desarrollo lógico matemático de los niños y niñas de 4 y 5 años de la Escuela Pablo Muñoz Vega, del Distrito Metropolitano de Quito, periodo 2015-2016 (Bachelor’s thesis, Quito: UCE). http://200.12.169.19/handle/25000/12043
  • Piedra Japón, C. A. (2016). Utilización de los juegos de construcción para potenciar la creatividad de las niñas y niños de 4 a 5 años de edad del nivel inicial II de la escuela José Miguel Burneo Burneo de la ciudad de Loja periodo 2014-2015(Bachelor’s thesis). https://dspace.unl.edu.ec/handle/123456789/11091
  • López Mendez, J. S. (2015). Juegos de construcción para reforzar la coordinación viso-motriz de los niños y niñas de nivel inicial 1 de la escuela de educación básica los Ositos Graciosos del Cantón La Libertad, provincia de Santa Elena, año lectivo 2015-2016 (Bachelor’s thesis, La Libertad: Universidad Estatal Península de Santa Elena, 2015.). https://repositorio.upse.edu.ec/xmlui/handle/46000/3674

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.