Para que serve a consulta anual com o pediatra?

· 13 de agosto de 2018
A consulta anual com o pediatra oferece a chance de observar e avaliar a saúde e o desenvolvimento da criança. Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essas consultas médicas.

A consulta anual com o pediatra é uma consulta de checagem do bem-estar na qual a criança é examinada a fim de garantir que está se desenvolvendo de maneira adequada e de acordo com o esperado. Normalmente, as consultas anuais têm início assim que a criança nasce e continuam até, pelo menos, os dezoito anos de idade.

As consultas com o médico ajudam a prevenir doenças e evitar que possíveis pequenos problemas de saúde se transformem em problemas graves em médio e longo prazo. Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre elas!

Para que serve a consulta anual com o pediatra?

As consultas anuais são essenciais para ajudar a criança a ter uma vida saudável e feliz, já que incluem um exame físico completo. Durante a consulta, a altura e o peso da criança serão medidos e monitorados, assim como comparados com as médias das crianças da mesma idade.

Ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade para tomar as vacinas adequadas, as quais vão proteger a criança de determinadas doenças e garantir que não haja deficiências no desenvolvimento.

Por outro lado, as consultas regulares ajudam os médicos a compreender o que é o normal para a criança. Dessa forma, as doenças podem ser diagnosticadas mais facilmente e com antecedência.

Além do exame físico, no qual o médico examina o corpo da criança, cada consulta anual com o pediatra deve incluir:

Exame dos sinais vitais

Antes da consulta com o pediatra, uma enfermeira vai medir os sinais vitais para determinar se a criança está bem. Esses dados auxiliam o médico a diagnosticar possíveis problemas durante a consulta.

Análise das medidas

O médico vai medir a altura e analisar o peso da criança para determinar seu índice de massa corporal. Em seguida, essas análises são usadas para determinar se a criança tem estatura e peso saudáveis para sua idade. Além disso, também verificam se ela mantém uma curva de crescimento normal.

consulta anual com o pediatra

Exame físico dos pés à cabeça

O pediatra vai realizar um exame exaustivo para verificar se existe algum tipo de problema físico. Nesse exame, ele vai checar os ouvidos, o coração, os pulmões, a pele e os olhos da criança.

Vacinas

Como mencionamos anteriormente, uma das ações preventivas mais importantes que são realizadas durante a consulta são as vacinas.

“Uma boa saúde é um dever para consigo mesmo, com seus contemporâneos, seus descendentes e para o progresso do mundo”
–Gwendolyn Brooks–

As vacinas são essenciais para proteger a criança de uma longa lista de doenças infantis graves. Incluindo a caxumba, o sarampo e muitas outras. Se você tiver alguma dúvida sobre as vacinas, esse também é o momento ideal para conversar com o pediatra.

Análises do comportamento

Na infância, o cérebro e o corpo da criança estão em constante mudança. Por isso, durante a consulta anual com o pediatra também será analisado se a saúde mental da criança se mantém adequada.

Exames de audição

Os exames de audição são básicos nesse tipo de consulta. O médico vai emitir sons e analisar como o cérebro e os ouvidos da criança respondem.

Exames de visão

O pediatra também vai aproveitar a consulta para detectar se a criança tem problemas de visão. Ao longo de todo o crescimento, a criança deverá reconhecer letras em um quadro a fim de avaliar sua acuidade visual.

consulta anual com o pediatra

A consulta anual com o pediatra: um bom momento para tirar dúvidas

Todas as crianças devem realizar consultas anuais com o pediatra. Além de tudo que já explicitamos, esse também é o momento no qual as mães podem tirar suas dúvidas. Como você pode observar, essas consultas incluem a vacinação e o acompanhamento do crescimento a fim de garantir que a criança não desenvolva nenhuma doença.

Certamente, a consulta anual com o pediatra é um bom momento para que as mães tirem todas as suas dúvidas, atualizem o histórico médico familiar e recebam informações de segurança adequadas à idade dos filhos.

Se seu filho estiver se desenvolvendo com algum atraso, o pediatra poderá identificar qualquer possível problema com antecedência a fim de prevenir complicações futuras. Você deve ter consciência de que alguns transtornos não têm sintomas claros e só podem ser detectados por um médico.

Por fim, as consultas anuais servem para que os pais tenham melhores recursos para cuidar de seus filhos, além de poderem receber as orientações necessárias para garantir o bem-estar dos pequenos. Lembrem-se de que esse é o momento ideal para que os pais possam discutir o crescimento e o desenvolvimento da criança com um profissional capacitado.