Para você. Viva, corajosa e vencedora

· 19 de novembro de 2017

Não quero ser mais uma carta de apoio. Não pretendo dizer tudo aquilo que dizem e que não serve para nada. Quero ajudar de verdade. Quero que cada palavra desperte algo em você, que te faça refletir e te convença de que o câncer de mama não é justo, mas que, sem dúvida, você é capaz de enfrentá-lo e superá-lo. Porque sabemos como você é, sabemos que antes de tudo você é uma mulher viva, corajosa e vencedora.

Você se lembra do dia em que o seu corpo te traiu? Sim, sei que você acha que foi uma traição, porque não sabe o motivo disso, porque apareceu um câncer de mama cuja única função é assustar, destruir e acabar com um corpo, uma vida. Sua vida mudou repentinamente. De repente você se vê lutando uma guerra que não procurou, com armas que desconhece e sem saber quando nem como a paz surgirá.

É difícil. É um caminho que ninguém quer percorrer. E você foi a escolhida. Como admitir isso? É um câncer de mama, milhares de mulheres e homens sofrem disso, mas outros milhares não. Existem dias em que você se pergunta se vale a pena tanto esforço, se você será capaz de vencer, se não é melhor deixar que tudo siga o seu caminho…

As pessoas ao teu lado podem te ajudar

Quero dizer o que você é

Não quero que você tenha que enfrentar uma luta, e que tenha que tirar força de onde não existe para conseguir vencê-la. Quero dizer que tudo o que você precisa está em você, e que os outros estão aqui para te lembrar disso. 

Você é corajosa. Claro que sim. Ser corajosa é se perder no caminho, se encontrar com o seu pior medo e saber que de certa forma ele se origina em você, e que, portanto, você pode superá-lo. Você sofreu um golpe de dentro de você, mas ainda está aqui. Teu corpo e você podem enfrentar esse golpe.

Você é forte. Acha que não, pensa que o teu corpo é frágil e está fraco devido aos remédios, e é verdade. Mas você tem muita força dentro de ti. Sabe que cada momento ruim que passou é uma pequena vitória. Você merece reconhecer isso.

Você é capaz. De tudo. As adversidades estão aí, existem, mas não tem problema porque você precisa de tempo para assumir isso. É um câncer de mama. É algo importante. Mas não te define, e você sabe que vai ser parte da sua história, mas não sua história completa. 

“Algo muito importante que você precisa saber é que você segue sendo a mesma pessoa” 

-Kylie Minogue-

Quero dizer o que você tem

Você sabe que estamos aqui ao seu lado. Você sabe os nossos nomes e o motivo de te amarmos tanto. Temos muitas coisas que queremos te dar sem receber nada em troca:

  • Apoio. Somos muitos, muitíssimos, os que querem estender a mão e te acompanhar nesse caminho que assusta. Nós também somos capazes disso, por isso pode confiar. 
  • Refúgio. Queremos te abraçar quando você precisar de conforto. Você tem o direito de ver o lado ruim das coisas e de chorar. Mas nós estamos no nosso direito de te consolar. Somos teu pequeno confessionário, aproveite. Você precisa de um refúgio emocional e nós sabemos como construí-lo.
Casal enfrentando o câncer de mama juntos

  • Ferramenta. Somos espada e escudo. Somos uma poção mágica e armadura. Sabemos que não podemos sofrer por você, mas, pelo menos, podemos estar ao seu lado. 
  • Exército. Milhares de pessoas enfrentam essa situação como você. Não queremos que você tome a dianteira, queremos te rodear como o exército que protege o seu capitão. 
  • Memória. Você não é um câncer de mama. Não. Você é mãe, pai, médico, economista, irmão, filha. E além disso gosta de filmes de terror e dos almoços de domingo. Queremos te lembrar que tudo o que você foi, continua aí. O câncer de mama não define você, e estamos aqui para impedir isso. 

Quero te dizer o que o câncer de mama não tirou de você

Você não é menos homem ou mulher. Para ser um homem ou uma mulher não basta ter um corpo. Você precisa de mais. Tanto faz se você é homem ou mulher, o câncer de mama não reconhece gêneros.

Não tirou a sua beleza. É um corpo que precisa enfrentar um ataque vindo de dentro. Seu corpo mudou e pode ser que não volte a ser igual ao que era, mas saiba que quem não vê a beleza que perdura em você é quem tem o problema.

Não tirou o seu sorriso. Em cada momento da sua vida algo pode te fazer sorrir. Aproveite. As pequenas coisas que você tem ao lado podem te surpreender. Muitas vezes são os detalhes que nos fazem rir quando menos esperamos.

Volte a nos procurar sempre que precisar se lembrar do quão corajosa você é e tudo o que você tem, te ajudaremos a lembrar que você é muito mais do que perdeu.