Permita-se! Isso é o que diz a ciência

· 4 de janeiro de 2018

Permita-se! Não hesite mais. Fique à vontade e dê todo esse amor que transborda do seu coração. Não perca seu tempo, não ouça os ‘opinólogos’ de plantão. A ciência dá o seu aval. Temos uma coisa para contar que vai te surpreender.

Pegue no colo, abrace, encha de beijos e carinhos, nine seu bebê. Cante músicas doces e conte bonitas histórias infantis. Não deixe passar esse maravilhoso tempo de cuidar e “mimar” esse pequeno pedaço do seu ser.  De acordo com estudos recentes, é de extrema importância expressar todo nosso amor e nosso carinho aos bebês.

Você quer saber quais são todos os benefícios e as vantagens de mimar seu filho? Então preste atenção nesse interessante artigo de Sou Mamãe.

Os braços de uma mãe estão cheios de ternura e as crianças dormem profundamente neles

-Victor Hugo-

 Permita-se! Não faltam motivos

permita-se

O bebê começa a chorar. Imediatamente, mãe, tias e avós correm para o berço. De um lado, aquelas que querem pegar no colo. De outro, aquelas que afirmam com insistência: “Não o pegue, se não vai ficar mal acostumado”. “O bebê está te controlando e, se você consentir, vai criar um bebê manhoso”, argumentam.

A mãe fica entre a espada e a parede. Será que é muito ruim pegar meu bebê no colo agora? Parece horrível a ideia de deixá-lo chorar, de simplesmente ignorar seu choro. Parece absurdo também pensar em manipulação com tão pouco tempo de vida. O mais lógico é pensar o bebê como um ser co-dependente da mãe, com necessidades para satisfazer. O que será que é melhor para esse bebê?

Vários especialistas em psicologia e em primeiras infâncias concordam. Não responder ao choro é prejudicial para o desenvolvimento psicológico e emocional do bebê. De fato, foi comprovado que o déficit de contato físico em recém-nascidos se traduz em efeitos negativos na sua criação.

Então, o vínculo emocional entre pais e filhos proporciona segurança ao pequeno. Algo fundamental para o seu desenvolvimento pessoal. Mesmo que alguém negue, o bebê precisa estar perto da sua mãe. Sentir seu calor e ficar no seu colo equivale a se sentir protegido e cuidado.

Benefícios de consentir ao bebê que tanto precisa de você

Os benefícios e as vantagens que algo tão simples quanto cuidar e proteger seu bebê trazem são infinitas. A criança pede apenas amor e atenção. Se você simplesmente der aquilo que ela pede, e certamente necessita, tanto mãe quanto bebê sairão ganhando. Você não acredita? Veja o que os especialistas perceberam:

  • Os carinhos ajudam a regular o sistema nervoso do bebê
  • Com os mimos, o cérebro da criança recebe mais energia
  • Os recém-nascidos se desenvolvem mais rápido
  • Assim, os pequenos crescem melhor e de uma maneira mais saudável
  • O contato físico estabelece fortes vínculos entre pais e filhos
  • Tem início a formação da personalidade individual
  • Com o que a criança recebe do ambiente, ela desenvolve sua percepção do mundo

Seguindo com o foco nas crianças, foi demonstrado que os bebês mais “mimados” crescem mais equilibrados, atentos e sensíveis. Claro, é tudo o que receberam durante os dias mais plásticos da sua vida e da sua infância. É tudo o que você transmitiu atendendo aos seus chamados.

Por outro lado, os bebês que não foram “mimados” pelos seus pais crescem com um sentimento de estresse constante. O que acaba sendo muito difícil de lidar. A angústia, a ansiedade, a frustração, o medo e a introspecção são as características que definem essas crianças carentes de afeto.

Posso estar exausta, mas nunca me canso de abraçar, beijar e acariciar meu bebê. Sempre tenho energia para encher de amor meu outro coração

-Anônimo-

Permita-se! As mães também ganham

 

permita-se

No caso das mães, também há muitos aspectos positivos. Mais do que ver um filho se desenvolver plenamente, saudável de corpo e alma. Independentemente da alegria e da satisfação sentidas ao ver as crianças crescerem felizes e tranquilas, há outro motivo pelo qual você deve ser mais flexível com esse bebê que precisa de você mais que tudo nesse mundo.

Depois de tudo que já foi dito, o contato com seu bebê é realmente essencial para você também. Pois seu organismo começa a produzir mais hormônios capazes de estimular a amamentação. A amamentação não é somente o melhor alimento para o seu filho, ela significa uma saúde melhor para você também.

E existe um dado que não é insignificante quando se trata de inaugurar a maternidade. Essa série de hormônios que são liberados ao cuidar do seu filho tendem a deixar você mais tranquila. Tanto, ou talvez mais, que o fato de saber que você está fazendo o melhor para esse pequeno sol que ilumina seus dias e suas noites.

Assim, não ouça quem diz que “carinhos demais deixam seu bebê mimado”. A ciência nunca comprovou isso e, na verdade, indica o contrário. Uma prova disso, dentre outras, é o método canguru. Permita-se! É a coisa mais importante que você vai fazer pelos seus filhos na sua vida.