Por que é importante a família colaborar nas tarefas de casa

· 20 de agosto de 2018
Cara mamãe, sabemos que você se encarrega do lar porque adora proteger sua família. Mas você deve saber que todos devem colaborar nessa tarefa, não só para aliviar sua carga, mas também para que aprendam esse bom hábito.

É muito importante que a família colabore em casa já que os bons hábitos e valores são aprendidos na infância. Assim, se você deseja ter filhos responsáveis e colaboradores, comece por atribuir-lhes tarefas desde pequeninhos.

Claro que você não pode exigir de seu filho tarefas típicas de um adulto, como lavar, passar roupa, cozinhar. Principalmente porque ele poderia sofrer um acidente. Dessa forma, você deve deixar que seu filho tente fazer atividades simples para que desenvolva as próprias habilidades em casa.

Uma boa ideia para fazer com que eles participem nos afazeres domésticos é explicar que a família deve formar uma equipe em que todos ajudam e colaboram. Dessa maneira, a criança se sentirá importante e participante de cada decisão.

Quando as crianças observam que as tarefas do lar são realizadas em equipe, elas se sentem motivadas a colaborar. Ao mesmo tempo, ajudamos os pequenos a compreender que o mundo não gira em torno deles, entendendo que todos são iguais e devem ajudar igualmente.

Fazer com que as crianças colaborem em casa ajuda no desenvolvimento pessoal

família toda deve colaborar

Talvez algumas mães pensem que dar atribuir responsabilidades às crianças em casa não seja tão importante. Mas o que essas mães não sabem é que ensinar esse hábito aos pequenos os ajuda no desenvolvimento pessoal mais do que podemos pensar.

A seguir, apresentamos a você algumas habilidades que as crianças desenvolvem ajudando em casa:

  • Adaptação social. Ensinar aos seus filhos o compromisso com as tarefas do lar quando são pequenos, os ajudará mais adiante a se incorporar com maior facilidade em uma sociedade que exige deles trabalho e cooperação.
  • Independência. Ao aprenderem certas tarefas e ao entenderem que são compatíveis com elas, as crianças amadurecem e aprendem a ser mais independentes.
  • Ajudar em casa faz com que todos os membros da família se sintam bem. Consequentemente, o ambiente e a relação entre pais e filhos serão muito mais gratificantes e amorosos.

Como motivar seu filho a colaborar em casa?

O fato de o restante da família colaborar com a mamãe em casa é importante para uma convivência saudável e equilibrada. Mas, às vezes, você não sabe com exatidão como motivar, estimular ou ensinar seus filhos. Por isso, apresentamos a você algumas dicas muito valiosas para que você possa criar filhos respeitosos e organizados:

  • Comece com o mais simples. Você pode começar desde o mais essencial, como, por exemplo, o cuidado próprio. Assim, você poderá dar ao seu filho a responsabilidade de arrumar a própria cama, organizar o quarto (recolhendo a roupa e os brinquedos), entre outras atividades.
  • Reforce positivamente. Não há nada mais estimulante para uma criança do que ser premiada pelos pais quando se esforça e faz as coisas bem feitas.
  • Não obrigue a fazer algo que ultrapasse a capacidade da criança. As crianças não têm o mesmo discernimento e habilidade que um adulto. Assim, não seria correto pedir para fazer algo que ultrapasse a capacidade dela. O ideal é que você ensine outra forma mais fácil de fazer aquilo.

Conselhos para ensinar ao seu filho a importância de ajudar em casa

família toda deve colaborar

A casa é o primeiro lugar onde se aprendem os estereótipos sociais. Como, por exemplo,o estereótipo de que às meninas são atribuídas tarefas domésticas e aos meninos são ensinados outros tipos de tarefas. Para não contribuir com esse conceito equivocado, o ideal é mostrar às crianças a importância da igualdade.

Outro fator que você deve levar em consideração é que as tarefas de casa costumam se tornar entediantes, já que são repetitivas. Uma boa ideia de torná-las mais divertidas é colocar uma música para tocar e dançar com a criança enquanto limpam.

Além disso, vocês podem brincar, enquanto fazem a tarefa. Vocês podem, por exemplo, fazer uma competição para ver quem recolhe o maior número de brinquedos mais rápido ou estabelecer que quem terminar de fazer sua tarefa por último, será responsável por lavar a louça de toda a família.

Uma boa motivação cheia de elementos positivos e a demonstração de apoio ao seu filho vai encorajá-lo a colaborar em casa e a se esforçar para fazer bem suas tarefas todos os dias.