Por que as crianças amam ficar descalças?

17 Julho, 2018
As crianças adoram tirar os sapatos assim como tirar a roupa. Mas, qual é o motivo dessa vontade? Descubra seus benefícios.

Provavelmente seu filho está nesse grande grupo de crianças que amam tirar os sapatos para poder ficar descalças em casa. Apesar de qualquer perigo, por mínimo que seja, as crianças gostam de deixar seus pés expostos porque se sentem mais confortáveis ao experimentar a liberdade de movimento.

Mas por que as crianças adoram tanto andar descalças o tempo todo? É melhor deixar ou será que estamos encorajando um mau hábito? Não se preocupe porque neste artigo você vai descobrir muitos aspectos que você não sabia ou pode ter esquecido sobre o mito de doenças causadas por andar sem sapatos.

As crianças amam ficar descalças, por quê?

Certamente, além de tirar os sapatos, a criança imediatamente também tira as meias. Não é para menos. Não diz respeito apenas ao conforto e liberdade dos pés, mas também à observação dos seus dedos e das suas habilidades motoras.

Da mesma forma, embora muitas vezes o desejo de ficar descalço possa parecer uma mania, capricho ou apenas a intenção de “estar contra os pais” a fim de chamar atenção, se trata de uma necessidade mais importante do que você pensa.

Andar descalço é extremamente benéfico para as crianças. Isso porque promove a formação do seu arco plantar, já que como sabemos, os bebês nascem com os pés chatos. Assim, tirar o calçado ajuda a criança a ter uma melhor aderência ao chão, ganhando equilíbrio e evitando tropeções e quedas.

Além disso, quando uma criança começa a tirar o calçado sozinha assim como as suas peças de roupa, tem início também um processo de prática e teste de suas novas habilidades e capacidades que são desenvolvidos na infância. Assim, as habilidades motoras da criança vão se aperfeiçoando gradualmente.

Não fique preocupado se o seu filho ignora regras tão simples e claras como “não fique descalço” ou “não tire os sapatos.” Quanto mais a criança insiste em testar a paciência dos pais desafiando as regras impostas, mais podem ir afirmando a sua própria personalidade.

ficar descalças

Por essa razão, especialistas recomendam que se permita que as crianças andem descalças quando estiverem dentro de casa, bem como na praia ou no campo. No entanto, quando estiverem dentro de casa uma boa opção é que usem meias antiderrapantes para que não peguem um resfriado e para evitar que escorreguem.

Benefícios andar descalça para as crianças

Acredite ou não, os pés dos bebês e das crianças têm maior sensibilidade tátil do que as mãos até os 9 meses de vida. Por isso eles tem uma importância tão grande no desenvolvimento neurológico do bebê ao proporcionarem informações sobre o mundo exterior.

Além disso, estar com os pés descalços permite que as crianças aumentem sua percepção do espaço uma vez que seus pés se encontram em movimento contínuo. Isso significa que deixar os pés livres implica um maior desenvolvimento do sistema nervoso, o que resulta em um amadurecimento adequado das habilidades motoras da criança.

Ao mesmo tempo, a criança que anda descalça terá uma melhor ideia melhor de como realmente é o seu próprio corpo, fator conseguido pela informação tátil oferecida pelo pé. Isso é algo que parece bem bobo, mas é muito difícil de formar.

Outras vantagens de ficar descalço:

  • Evita frieiras e sudorese nos pés da criança.
  • Ajuda o pé a ficar em uma posição correta preparando a criança para andar.
  • Ao ficar descalços, os joelhos sofrem menos impacto e as pernas são fortalecidas.
  • Promove a musculatura do pé e do tornozelo.
  • Andar descalço ajuda na fluidez da circulação sanguínea e produz maior oxigenação.
  • O contato direto com o chão favorece o relaxamento ao mesmo tempo em que proporciona uma saudável massagem nos pés.
  • A espessa camada de gordura que cobre o pé do bebê impede que ele fique doente por andar descalço.
ficar descalças

Dicas para mamães de crianças que amam andar descalças

  • Nunca permita que seu filho ande sem calçados em superfícies molhadas já que ele poderá escorregar e cair.
  • Verifique se não há objetos no chão de sua casa que possam machucar os pés das crianças.
  • Certifique-se de que a sua casa esteja quentinha. Ligue os aquecedores no inverno e coloque tapetes para evitar que o bebê caminhe em um chão frio.
  • Não se esqueça de fazer pequenas modificações na sua casa para que seja um ambiente seguro e adaptado a esse estágio de desenvolvimento do seu filho. É nessa fase em que as crianças gostam de se mover e explorar todo o seu mundo.

Os seus filhos têm este hábito de andar descalço? Se assim for, o que você está esperando para dizer adeus aos sapatos? Não se esqueça de compartilhar sua experiência com a gente porque, sem dúvida, cada criança é um mundo diferente.