Por que as crianças mordem?

08 Maio, 2018
Muitas vezes nos perguntamos por que as crianças mordem. Este é um costume habitual que ocorre por várias razões em crianças entre 1 e 3 anos. Os bebês usam a boca para explorar, aprender e se relacionar.

A boca é uma das partes mais desenvolvidas do corpo do bebê. Com a dentição, é necessário aliviar o incômodo nas gengivas, então muitas vezes os bebês mordem porque não têm autocontrole.

Quando são crianças entre 1 e 3 anos, começam a se socializar através desse comportamento. Mas, por que as crianças mordem? Normalmente fazem isso para chamar atenção ou para conseguir um brinquedo.

Eles também tendam a morder quando se sentem nervosas ou frustradas, diante de situações novas ou quando há uma mudança radical em suas vidas. Quando as crianças estão na educação infantil, esse hábito geralmente desaparece porque começam a desenvolver novas habilidades de comunicação.

É importante destacar que existem outras razões, como o bebê pode estar passando por problemas emocionais, por isso devemos ficar muito atentas às suas atitudes para determinar a causa desse comportamento. Para saber mais sobre por que as crianças mordem, vamos analisar algumas das principais causas.

5 razões que explicam por que as crianças mordem

De acordo com estudos realizados pela Associação Nacional Estadunidense para a Educação das Crianças, existem principalmente 5 razões que indicam por que as crianças mordem:

Exploração

Quando os bebês são pequenos, tendem a adquirir esse hábito por curiosidade com o objetivo de conhecer os objetos. Como comentamos anteriormente, esta é a parte do corpo que está mais desenvolvida e os ajuda a aprender. As crianças usam os sentidos para conhecer o mundo. Assim, pode acontecer de o bebê pegar a mão de outra criança e morder. Se essa situação ocorrer, é suficiente indicar para a criança que ela não deve mais fazer isso.

Chamar atenção

Uma das formas que as crianças usam para chamar a atenção dos adultos e de seus companheiros é morder. Neste caso, é muito importante explicar que isso é errado e que ela não deve mais agir assim porque com isso está machucando os outros. Com firmeza, lhe ensine que é preciso se expressar através das palavras e sem machucar outras pessoas.

Se defender

Se a criança está começando a conhecer outras crianças e está em ambientes que não são usuais para ela, pode ser que tente morder outra criança em defesa própria, pensando que talvez seja uma ameaça. Neste caso, você pode tranquilizá-la, fazê-la se sentir protegida e lhe dizer que ninguém irá machucá-la.

Controle da situação

A criança terá uma grande necessidade de autonomia e controle. Quando comprovar o efeito da mordida nos outros, pode começar a se sentir mais forte e mais poderosa. Para corrigir sua atitude, devemos lhe ensinar comportamentos corretos como compartilhar brinquedos, agradecer e ser gentil. É essencial explicar que é possível ter o respeito dos outros sem a necessidade de se impor através da violência.

Mudanças

Outra razão pela qual uma criança pode morder é a presença de uma grande mudança ou de algum problema emocional. Isso pode acontecer, por exemplo, quando chega um novo irmãozinho na família, quando é realizada uma mudança ou quando a criança começa a interagir com outras crianças na creche. Ela pode fazer com o objetivo de chamar a atenção e expressar sua insatisfação com a situação.

Como agir diante desse comportamento?

Proibir um comportamento não significa que a criança entenda o que é certo. Elas copiam padrões durante seu crescimento; por isso, é importante lhes servir de exemplo, mostrando que existem outras formas de relacionamento, como usar a linguagem, aguardar a vez, emprestar, acariciar seus amigos, ser amável, respeitar os demais e outros comportamentos positivos.

Quando a criança exibe comportamentos positivos, devemos elogiá-la, de modo que ela entenda que está agindo bem. Por exemplo, valorizar e parabenizar quando estiverem brincando pacificamente com outra criança.

“As crianças devem aprender que nunca devem responder do mesmo modo a um ato negativo. Morder uma criança que morde é um grande erro”

O que  podemos fazer para a criança parar de morder?

A primeira coisa que devemos fazer é observar a criança para determinar a causa das mordidas. É fundamental ter muita paciência e entender que os resultados chegam em longo prazo, já que se trata de um comportamento que devemos corrigir pouco a pouco. O que podemos fazer para que a criança pare de morder?

  • Pense em quando e porquê seu filho morde.
  • Não devemos perdê-lo de vista quando estiver com outras crianças. Nossa presença lhe dará segurança.
  • Se morder alguém, aja de forma tranquila e explique que não é certo fazer isso. Diga que não se deve morder outras crianças, apenas os alimentos.
  • Pergunte para outras pessoas as estratégias que elas usam com seus filhos. Talvez seja útil para você também.
  • Você não deve gritar nem castigar seu filho. O ideal é agir de forma compreensiva.

Lembre-se de que as crianças em pleno crescimento tendem a adotar certos hábitos de aprendizagem que devemos ajudá-las a corrigir. O mais importante é compreender o porquê de suas atitudes e apoiá-las em todos os momentos. Se você tiver dúvidas, pode consultar outros pais e passar a aplicar novos métodos que você talvez não tenha pensado.