Por que os bebês têm olhos cinzentos ao nascer?

7 de março de 2019
A cor dos olhos do bebê irá mudar gradualmente à medida que ele for crescendo. Você sabe por que esse fenômeno curioso acontece?

Por que os bebês têm olhos cinzentos ao nascer? Essa é uma pergunta muito comum das mães quando veem seu filho recém-nascido pela primeira vez, principalmente as mães de primeira viagem.

A princípio, acredita-se, e espera-se, que os olhos mantenham essa cor para sempre, sem saber por que isso acontece. Os olhos cinzentos dos bebês são encantadores e atraem a atenção de todos que o visitam.

Conforme os meses passam, os pais notam que a cor vai mudando. Eles podem ter ficado mais escuros ou mais claros, mas a verdade é que o tom acinzentado não está mais lá. E a dúvida ressurge: por que isso acontece? Por que os bebês têm olhos cinzentos ao nascer?

Entendendo por que os bebês têm olhos cinzentos ao nascer

A responsável por essa cor interessante nos olhos do bebê é a melanina, substância que dá pigmentação à íris.

Na realidade, não é que a cor mude, mas ela começa a ser definida. O recém-nascido tem células de melanina imaturas, mas sua produção continua sem parar. À medida em que o bebê cresce, as células amadurecem e isso causa a mudança de cor, a qual poderemos notar a partir dos 6 meses de idade.

Já aos 8 meses, a criança tem uma cor mais definida dos olhos ou, em outras palavras, uma pigmentação definitiva da íris.

A genética e a cor dos olhos

O amadurecimento dos melanócitos e o estímulo solar produzem a melanina que dá cor à íris. Devemos lembrar também que, muitas vezes, a cor dos olhos está ligada à da pele e à raça.

De qualquer forma, ainda não se conhece uma regra específica para saber qual cor de olhos o bebê terá. Isso dependerá da herança genética dos pais. A cor dos olhos é designada por genes: as cores escuras são determinadas pelos genes dominantes e as claras, pelos recessivos.

Quando a cor dos olhos do bebê será definida?

Não se sabe ao certo quando a cor definitiva dos olhos da criança será estabelecida. É um processo individual, muito semelhante ao crescimento do cabelo, por isso acontece de diferentes maneiras e em diferentes velocidades em cada criança.

Pode ser o caso de que, após cinco meses, o bebê já tenha definida a cor que durará por toda a vida. Também pode acontecer de aos 7 meses ter uma pigmentação e com 1 ano de idade isso mude. Tudo dependerá do amadurecimento das células.

Em geral, a partir dos 5 meses você pode dizer que se inicia o processo no qual a cor dos olhos do bebê mudará para a sua versão final. Esse período termina por volta dos 2 anos de idade.

À medida que o bebê cresce, as células da melanina amadurecem e isso causa a mudança de cor, a qual poderemos notar a partir dos 6 meses de idade.

Cuidado com os olhos do recém-nascido

Ao nascer, os bebês são muito delicados. Eles estão expostos a contrair infecções de forma muito rápida, já que seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido.

Nesse sentido, os olhos geralmente são os mais afetados. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para evitar esses tipos de problemas:

Eliminar os resíduos e as secreções

Quando o bebê tem esse tipo de condição, é bom ter sempre soro fisiológico à mão. Se você tiver um conta-gotas, melhor ainda. Coloque o bebê de barriga para cima e pingue duas gotas em cada olho.

Você deve mover a cabeça dele de um lado para o outro, com cuidado, para que o soro cubra toda a superfície dos olhos.

Uso de gaze ou lenço de papel

A gaze e os lenços de papel são muito práticos para limpar as pálpebras. Não custa lembrar de que devem estar esterilizados e úmidos.

Para evitar a propagação de infecções, recomenda-se a utilização de um lenço ou gaze diferente para cada olho. Para limpar o olho com esses materiais, os movimentos serão feitos do interior das pálpebras em direção ao canal lacrimal.

Esse procedimento pode ser feito duas vezes ao dia: ao acordar e depois do banho.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença de caráter bacteriano ou alérgica que forma secreções excessivas, inchaço das pálpebras e olhos vermelhos.

Será difícil para a criança abrir os olhos, já que as secreções se reproduzirão rapidamente. Nesses casos, tentar manter os olhos limpos com soro é o ideal.

Para evitar essa patologia irritante, é necessária uma boa higiene nos olhos. Então, é importante manter as mãos limpas e hidratar constantemente os olhos do seu bebê.

Por outro lado, devemos estar atentos para que o bebê não fique exposto a luzes muito brilhantes ou ao sol forte durante os primeiros dias de vida. É aconselhável deixá-lo em uma sala com pouca luz. Então, quando os olhos dele estiverem bem abertos, será possível fazer sua higiene adequadamente.

Enquanto o seu filho tiver lindos olhos cinzentos, aprecie-os ao máximo. Mas lembre-se: quando eles mudarem para sua cor original, você ficará ainda mais apaixonado por seu bebê.