Como tratar a conjuntivite em crianças?

8 de setembro de 2018
A conjuntivite é uma doença ocular bastante comum em bebês e crianças de diferentes idades. Uma das razões é porque o canal lacrimal das crianças é mais estreito do que o dos adultos. Isso faz com que infecções se proliferem.

Quando a conjuntiva está inflamada, pode incomodar muito. A inflamação leva ao aumento da produção de lágrimas e, por vezes, de secreções.

A maioria dos sintomas podem ser tratados em casa, por exemplo, limpando bem os olhos e pingando um colírio. No entanto, se a criança não melhorar dentro de dois dias, é recomendável levá-la ao pediatra.

Essa doença é tão comum que, geralmente, não costumamos procurar o médico. Na verdade, são conhecidas várias alternativas naturais para que seja tratada em casa. Tudo se resume a manter a área limpa e, às vezes, os pediatras recomendam antibiótico em gotas ou pomada.

Por que a conjuntivite ocorre?

A conjuntivite é produzida devido à inflamação da conjuntiva. A conjuntiva é uma membrana que envolve o olho e o protege. Às vezes, essa área pode inflamar ou ficar irritada devido a vírus ou bactérias.

A inflamação também pode ser provocada por outros fatores como contaminação, fumaça, alergia ou contato com substâncias nocivas.

conjuntivite

Chamamos de conjuntivite todos os tipos de inflamação da conjuntiva, independentemente da causa. No entanto, quando essa inflamação é produzida por vírus, pode ser um pouco mais difícil de controlar, além de ser bem mais duradoura.

O ducto lacrimal é muito estreito em crianças. Portanto, elas estão mais propensas a desenvolver esse tipo de problema.

Quando esse tipo de inflamação acontece, o olho fica com uma cor avermelhada e podem ser vistos algumas veias vermelhas na parte branca. As pálpebras ficam muito vermelhas, agravando quando tocamos ou coçamos demais.

Esse tipo de condição pode causar coceira e dor. Por isso, as crianças tendem a esfregar muito os olhos. A luz também costuma incomodar e causar ainda mais irritação.

Essa inflamação também produz muita lágrima e secreção. Portanto, podemos observar que as crianças sempre ficam com os olhos cheios de lágrimas. Quando se trata de uma infecção bacteriana, são comuns secreções de cores diferentes, assim como a formação de crostas.

Como tratar a conjuntivite?

A menos que tenha passado muito tempo com a doença, ela pode ser tratada em casa. A principal recomendação é limpar os olhos. É recomendável utilizar soro fisiológico ou água fervida, mas pode haver outros procedimentos.

conjuntivite

Para tratar casos simples de conjuntivite, você pode os seguintes conselhos:

  • Os olhos devem ser limpos com gaze embebida em soro fisiológico ou água fervida.
  • Use uma gaze estéril para limpar os olhos. É aconselhável que cada olho seja limpo com uma gaze diferente para não passar a contaminação de um olho ao outro.
  • Cada olho deve ser limpo de dentro para fora. Ou seja, a partir do centro do rosto em direção às têmporas
  • Massagear suavemente a área próxima ao nariz contribuirá para a extração de secreções, o que ajuda a curar a infecção mais rapidamente
  • Após a limpeza, você pode pingar algumas gotas de colírio, desde que tenha sido indicado pelo médico. Por vezes, também é indicado uma pomada antibiótica
  • Lembre-se de que as ferramentas para limpar e cuidar dos olhos devem estar esterilizadas. No caso do uso de colírios, a ponta do dispensador não deve tocar o olho.
  • Você pode precisar de um par de mãos extras para limpar e pingar o colírio sem que a criança se mova. É provável que ela não resista e pisque, mas devemos garantir que o processo seja completado. Peça ajuda a alguém para não perder a conta da dose e não fazer a criança sofrer sem necessidade.
  • É muito importante lavar as mãos antes e após a limpeza dos olhos da criança. Manter as mãos limpas evita que a irritemos mais ou contaminemos nossos próprios olhos.
  • Não é recomendado usar chá de camomila para limpar os olhos das crianças porque elas podem ser alérgicas ao pólen.