Por que choramos quando estamos menstruadas?

7 de abril de 2019
O período do ciclo menstrual não afeta todas as mulheres da mesma maneira. Em alguns casos, não passa de uma rotina. Para outras mulheres, no entanto, é um verdadeiro suplício. De qualquer forma, há algumas coisas que você precisa saber.

O ciclo menstrual ocorre desde a puberdade ou adolescência até após os 40 anos da mulher. Durante a duração desse ciclo, os hormônios femininos parecem estar em uma montanha-russa. Portanto, não devemos nos assustar se choramos quando estamos menstruadas. A seguir, vamos te contar o que causa esse impulso.

O ciclo menstrual é, para muitas mulheres, uma rotina. Para outras, no entanto, é um suplício. Na escola, recebemos pouca informação que nos permita entender por que choramos quando estamos menstruadas. Atualmente, porém, isso está mudando.

Nessa mesma linha, também não é comum falar sobre ciclos regulares e irregulares, ovários policísticos, endometriose ou síndrome pré-menstrual.

Esses últimos quatro fatore são as circunstâncias que devemos ter em mente se quisermos saber por que choramos quando estamos menstruadas. De qualquer forma, mesmo em um ciclo regular e sem alterações, as oscilações emocionais podem ocorrer.

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual consiste em três fases: folicular, ovulatória e lútea. O início é marcado pelo primeiro dia do sangramento menstrual. A menstruação geralmente dura entre cinco e sete dias, embora possa se estender até mesmo a doze dias em alguns casos excepcionais.

Na primeira fase folicular, o cérebro produz uma maior quantidade de hormônio folículo-estimulante (FSH). Este é o começo de todo o processo.

O FSH favorece a maturação dos óvulos nos ovários, que começam a liberar estrogênio a fim de preparar o endométrio ou a parede do útero para a possível gestação de um embrião.

Posteriormente, inicia-se a fase ovulatória, na qual os níveis de estrogênio aumentam, com o objetivo de produzir o hormônio luteinizante (LH), responsável por selecionar e liberar o mais maduro dos óvulos. Isso ocorre aproximadamente no meio do ciclo.

O óvulo liberado sai das trompas uterinas com destino ao útero e permanece ativo durante 24 horas. Se os espermatozoides se aproximarem, ele selecionará o mais adequado para ser fertilizado. Caso contrário, ele se dissolverá.

Fases do ciclo menstrual

A terceira é a fase lútea, que ocorre nos últimos doze dias do ciclo. Dentro do ovário, o folículo do óvulo produz altos níveis de progesterona para ser enviada ao útero em caso de fertilização.

E o excesso de estrogênio é um dos fatores que podem responder à questão do motivo pelo qual choramos quando estamos menstruadas.

Nessa fase, o corpo incha, os seios ficam extremamente sensíveis e uma mudança de humor é experimentada. Como na maioria das vezes não há fertilização, o folículo se contrai e os níveis de progesterona e estrogênio diminuem.

Uma das questões a se ter em mente é que o revestimento do útero não será necessário, por isso o corpo o descarta através do sangramento menstrual.

Por que choramos quando estamos menstruadas?

Conforme observado nas fases do ciclo ovulatório, durante o estágio fértil as mulheres experimentam mudanças constantes nos níveis hormonais.

Acima de tudo, é na fase lútea que aparecem as mudanças de humor, a euforia e a irritabilidade. Mais tarde, na fase folicular, é comum sofrer com intensas dores abdominais, fadiga e suscetibilidade.

Sentir-se agitada, angustiada, triste ou esgotada de um dia para o outro são sintomas que, mês após mês, três em cada quatro mulheres experimentam. Essas mudanças estão diretamente associadas à relação entre o estrogênio e a atividade cerebral. Simples assim.

Na prática, há uma conexão entre o estrogênio, a progesterona e o cérebro. Durante a fase pré-menstrual, a flutuação de ambos os hormônios quebra o equilíbrio que mantém o cérebro em ‘estado de alerta’.

Assim, a mente fica submersa em uma espécie de nebulosa, que pode piorar em casos de estresse severo. Dessa forma, sentimentos de melancolia, tristeza e momentos de choro aparecem.

Por sua vez, certas condições, tais como a endometriose ou o ovário policístico, podem causar uma depressão profunda durante essa fase.

A fase do sangramento

“O excesso de estrogênio é um dos fatores que podem responder à questão do motivo pelo qual choramos quando estamos menstruadas”

A fase do sangramento

Esses sintomas desaparecem na fase do sangramento menstrual, uma vez que o estrogênio aumenta a liberação de endorfinas, o que produz um bem-estar emocional imediato. De fato, a sensação experimentada durante o sangramento muitas vezes é fonte de inspiração para muitas mulheres.

Em conclusão, se você não sabia por que choramos quando estamos menstruadas, agora talvez as suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

De fato, a fase de maior tristeza ocorre antes da menstruação, isto é, como uma síndrome pré-menstrual. Quando essa síndrome a impede de ter uma rotina adequada, você pode precisar consultar um especialista.

Para que esses dias complexos não te peguem de surpresa, você pode ajudar o seu cérebro com uma alimentação saudável. Da mesma forma, atividades como o yoga ou a meditação vão te manter alerta.

  • Ussher, J. M. (2014). Premenstrual syndrome. In Cambridge Handbook of Psychology, Health and Medicine, Second Edition. https://doi.org/10.1017/CBO9780511543579.217
  • Bancroft, J., Cook, A., & Williamson, L. (1988). Food craving, mood and the menstrual cycle. Psychological Medicine. https://doi.org/10.1017/S003329170000979X