Por que colecionar é bom para as crianças?

Fazer coleções pode ser um hobby adequado para as crianças aprenderem a ser mais organizadas e a respeitar seus objetos. Esses benefícios se estenderão a outras facetas de sua vida.
Por que colecionar é bom para as crianças?

Última atualização: 13 dezembro, 2021

Colecionar é bom para as crianças por vários motivos. Na verdade, é provável que na nossa infância nós mesmos tenhamos colecionado bonecas, cartões colecionáveis ou os brinquedos que vinham em barras de chocolate ou outros alimentos.

A verdade é que sempre houve uma grande oferta de coleções destinadas às crianças. Além disso, é possível avançar nesse hobby independentemente da moda, de acordo com os próprios interesses. Nesse sentido, há quem tenha um grande estoque de chaveiros, perfumes, porta-copos, vestidos, miniaturas ou bonecos.

A questão é que, quando essa atividade não é levada ao extremo que causa obsessão ou desperta grande ansiedade, colecionar é um bom hobby para as crianças. E a partir desse hábito, alguns bons valores e habilidades também podem ser enriquecidos nas crianças.

Quando surge o interesse por colecionar na infância?

As crianças podem ter paixão por colecionar desde muito novas. Como já dissemos, elas podem sentir vontade de colecionar adesivos, quadrinhos, bolinhas, bonecas ou até Legos.

Esse hobby pode acompanhá-las até a idade adulta e é um benefício que as ajudará em muitas áreas de suas vidas. Na dose certa, pode facilitar o aprendizado da ordem, da organização e do controle dos pertences.

Os pequenos desenvolvem um grande senso de responsabilidade com suas coleções e preocupam-se em mantê-las bem cuidadas. Da mesma forma, eles aprendem a valorizar o que foi conquistado com tanto trabalho e esforço. E o que é melhor, podem interagir com outras crianças e adultos por meio de interesses comuns, seja para compartilhar sentimentos ou para trocar objetos.

Além disso, quando quiserem expandir essa coleção, farão o possível para economizar dinheiro e comprar novas peças. Esse detalhe é muito positivo para o seu bom desenvolvimento.

Criança olhando sua coleção de pedras.

Mais benefícios que revelam por que colecionar é bom para as crianças

Vamos conhecer mais benefícios que as coleções agregam ao desenvolvimento infantil. Essa experiência gratificante traz curiosidade e interesse para a vida dos nossos pequenos.

1. Exercita a paciência

As crianças geralmente têm dificuldade para cultivar a paciência. Quando querem algo, exigem sem titubear e fingem satisfazer seus desejos imediatamente. É por isso que colecionar é tão útil, especialmente quando se trata de coleções em série.

As crianças que colecionam devem aprender a esperar pelo novo livro, pela figurinha com a qual tanto sonham ou pelo próximo acessório que desejam encontrar no mercado à venda. Nesse meio-tempo, elas precisam ser pacientes e não podem ficar oprimidas ou frustradas.

2. Promove a perseverança

Por outro lado, as crianças aprendem a ser persistentes. Se quiserem completar suas coleções favoritas, sejam de selos, canecas ou qualquer outra coisa, elas devem saber que o processo será longo.

Assim, a resiliência é importante para entender que somente com esforço e perseverança será possível alcançar seus objetivos.

3. Desenvolve a organização

Todos os pais sonham com filhos organizados, que arrumam o quarto e guardam os brinquedos em um lugar seguro. Sem dúvida, colecionar é um hobby muito bom nesse sentido.

As crianças têm que ordenar sua coleção, que às vezes precisa ser categorizada, etiquetada e identificada. Tudo isso as torna diretores de seus pequenos museus.

Se elas são capazes de organizar suas coleções, por que não farão o mesmo com seus brinquedos e quartos?

4. Permite adquirir novos conhecimentos

Claro que uma coleção é uma mina de conhecimento. Seja de adesivos, minerais ou fotografias, todas as coleções escondem muita sabedoria que a criança vai estudar e aprender sem se dar conta.

A melhor maneira de descoberta para as crianças é a brincadeira, e colecionar é um passatempo muito divertido e eficaz para a aquisição de conhecimentos de vários tipos.

5. Incentiva certas habilidades acadêmicas

Além do exposto acima, fazer coleções também melhora certas habilidades acadêmicas, como a matemática. As crianças geralmente gostam de contar o número de tesouros que obtiveram com seu hobby. Elas também desenvolvem a alfabetização, pois escrevem para projetar seus pequenos arquivos, listar seus pertences e, assim, melhorar suas habilidades de leitura e compreensão.

Criança deitada no chão com coleção espiral de carros.

Colecionar objetos na infância é um privilégio!

Agora que você viu por que colecionar é bom para as crianças, vale a pena incentivá-las a aproveitar esse hobby para melhorar seu desenvolvimento natural. Depende de você também!

No entanto, se esse hobby não for do seu agrado, existem muitos outros passatempos valiosos que também vale a pena conhecer. Mas esse, sem dúvida, é magnífico.

Pode interessar a você...
4 coleções típicas da infância
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
4 coleções típicas da infância

As coleções da infância têm um valor especial nas mentes dos adultos. A seguir, vamos rever algumas das mais típicas e populares. Qual é a sua favo...



  • Siegel, D.J., Payne, T. (2012). El cerebro del niño: 12 estrategias revolucionarias para cultivar la mente en desarrollo de tu hijo. Barcelona: ALBA.