Benefícios da música clássica para crianças

Apresentar a música clássica como uma companhia para as crianças pode fazer a diferença.
Benefícios da música clássica para crianças

Última atualização: 14 Novembro, 2021

Aproximar a arte das crianças favorece o seu desenvolvimento integral e, nesse sentido, a música é uma das disciplinas mais versáteis para isso. Embora existam muitos estilos e ritmos, hoje vamos nos concentrar nos benefícios da música clássica para as crianças.

Por que a música clássica?

O estilo clássico oferece múltiplas vantagens para as crianças, graças ao ritmo e à periodicidade de suas composições.

Em relação ao tempos ou à velocidade, expressa em BPM ou beat per minute, a da música clássica que varia entre 60 e 80 BPM. Isso é significativamente menos do que os 80 a 100 batimentos por minuto do coração, e é por isso que nos sentimos confortáveis com esse tipo de produção artística.

Além disso, as repetições das ondas sonoras em um determinado espaço de tempo (ou periodicidade) são ideais para que as crianças adquiram melhor raciocínio espacial e temporal.

De acordo com alguns estudos científicos, isso pode ser alcançado com algumas obras de Mozart e Bach, por terem um alto nível de periodicidade de longo prazo (10 a 60 segundos). Várias investigações provaram que essas características do gênero clássico têm efeitos positivos na saúde, nas emoções e na mente das crianças.

Bebê com fones de ouvido

6 razões pelas quais a música clássica é boa para as crianças

Fazer da música clássica uma boa companhia desde a gravidez é uma ótima ideia, pois relaxa a mãe e essa sensação de bem-estar também afeta o bebê. Se essa prática for continuada após o nascimento, os benefícios se multiplicam. Confira alguns deles abaixo.

1. Acalma a ansiedade e causa bem-estar

Ouvir música clássica reduz a pressão arterial, acalma a ansiedade e produz relaxamento nas crianças. Da mesma forma, o ambiente descontraído criado melhora as habilidades de comunicação e socialização entre as pessoas.

2. Reduz o estresse

Hoje em dia, o dia das crianças é repleto de atividades, e isso pode levar a um certo nível de estresse. Em consonância com isso, ouvir música clássica ajuda a reduzir os níveis de cortisol e a perceber uma bela sensação de bem-estar.

3. Ajuda a adormecer

Os padrões rítmicos de certas obras de música clássica, juntamente com o estado de relaxamento, contribuem para um bom descanso. Além disso, essas melodias ajudam as crianças a adormecer com muito mais rapidez e tranquilidade.

4. Melhora as habilidades de aprendizagem

Embora ouvir música clássica não melhore diretamente a capacidade de aprender, o ambiente relaxado predispõe o cérebro a criar mais conexões neurais, melhorar a concentração e potencializar a memória.

Além disso, os pequenos que estudam música e aprendem a tocar instrumentos cultivam a perseverança e a disciplina, questões que também os favorecem na atividade escolar.

Os aspectos mais influenciados pela música clássica são o raciocínio lógico, as operações com números, o processamento da fala e a aprendizagem de línguas.

5. Ativa as emoções

As crianças que ouvem música clássica desenvolvem uma maior sensibilidade. Isso permite que elas detectem rapidamente seus diferentes estados de espírito e gerenciem melhor suas relações sociais.

6. Aumenta a criatividade

Como todas as disciplinas artísticas, a música clássica promove a atividade do hemisfério direito do cérebro e aumenta as ideias criativas e a imaginação.

Como escolher a música clássica certa para o seu filho?

“Qual tipo de música os bebês devem ouvir antes de nascer? Música clássica e sons suaves que lembram canções de ninar.”

-Dr. Ibrahim Baltagi-

A escolha da música clássica para crianças é um desafio, pois as possibilidades são inúmeras. Hoje em dia, temos a vantagem de procurar uma playlist na internet e usá-la com nossos filhos.

Para os bebês, algumas das obras mais recomendadas pelo seu ritmo tranquilo e suave são as seguintes:

  • Adágio em Sol menor, de Tomasso Albinoni.
  • Canção de Nincar, de Johannes Brahms.
  • Para Elisa e Sonata ao Luar, de Ludwig van Beethoven.
  • Sonata para dois pianos K 448 e Concerto para Piano nº 23, de Mozart.

Por outro lado, se você procura algo com um ritmo mais alegre para as crianças brincarem, fazerem trabalhos manuais ou desenharem com fundo musical, experimente estas opções:

  • Primavera, de Vivaldi.
  • Danças Húngaras, de Johannes Brahms.
  • Sonata nº 12 em Fá maior, de Mozart.
  • Concerto de Brandenburg, de Johann Sebastian Bach.
Partituras de artistas famosos.

Os efeitos da música no corpo e na mente: um mistério em estudo

Embora haja muitas pesquisas sobre os benefícios da música, a ciência ainda está se aprofundando nesse tema.

Do estudo do Efeito Mozart realizado em 1993 à iniciativa Sound Health dos Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos, o objetivo é desvendar o mistério nas relações entre a música e a mente humana.

Enquanto isso não acontece, encontre uma playlist que você goste e colha os benefícios da música clássica para crianças — algumas comprovadas, outras ainda inexplicáveis, mas todas igualmente eficazes!

Pode interessar a você...
Como o treinamento musical influencia a memória e a atenção das crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como o treinamento musical influencia a memória e a atenção das crianças

O treinamento musical pode melhorar o funcionamento executivo das crianças e ter benefícios para a aprendizagem? Descubra tudo aqui!