Por que seu filho adolescente não quer fazer as tarefas de casa

23 Setembro, 2020
Muitos adolescentes se "esquecem" de fazer suas tarefas de casa, e os pais ficam irritados com isso. Por que isso acontece e o que você deve fazer a respeito?

Há crianças e adolescentes que conseguem limpar o quarto sem que os pais tenham que lembrá-los mil vezes do que eles precisam fazer. Também escovam os dentes ou lavam as mãos sem que precisem ser lembrados disso o tempo todo. Um pré-adolescente ou adolescente também pode fazer suas tarefas sem ter ninguém para lembrá-lo delas, embora esse nem sempre seja o caso.

Por que seu filho adolescente não quer fazer as tarefas de casa

Os adolescentes geralmente pensam que, se não quiserem fazer uma tarefa, outra pessoa deveria fazê-las ou que, se eles não quiserem fazê-la, deveriam poder fazer depois, quando tiverem vontade. Mas o que você pode fazer quando seus filhos adolescentes não quiserem fazer as tarefas de casa? Vamos te dar algumas dicas.

Os adolescentes e as tarefas

“Esqueci de fazer minhas tarefas”

Os pré-adolescentes e adolescentes podem distrair os pais ao se esquecer de pendurar as mochilas, levar copos e pratos sujos na cozinha, arrumar os quartos, estudar e fazer tarefas simples.

Se você suspeitar que esse esquecimento das tarefas é um tipo de manipulação, provavelmente vai sentir uma série de emoções perturbadoras: raiva, mais raiva e ainda mais raiva.

Cuidado com os resmungos sobre as tarefas

Resmungar não é uma forma apropriada para o seu filho se comunicar com você. Peça para que ele pare de resmungar e use sua voz normal. Caso contrário, simplesmente se recuse a responder enquanto ele estiver resmungando e, depois, o elogie por falar como uma pessoa responsável.

Recompense-o quando ele fizer as tarefas. Também explique gentilmente porque ele deve fazer as coisas sem reclamar e que, se ele resmungar, você simplesmente não vai ouvi-lo até que ele fale corretamente.

De fato, alguns adolescentes e pré-adolescentes são muito manipuladores, mas a maioria é sincera quando promete limpar “em um minuto” a sujeira que deixaram e estudar mais ortografia “da próxima vez”. Eles tentam usar um “mais tarde”. No entanto, assim que fazem uma promessa, eles se esquecem do assunto.

Parece respeitoso esperar até que o programa de televisão que estão assistindo termine antes de insistir, mas, a menos que o seu filho tenha demonstrado a capacidade para cumprir as promessas que ele faz, permitir que elas sejam adiadas provavelmente vai ser contraproducente para vocês dois.

Você acaba sentindo que ele mentiu para você e o seu filho acaba ficando chateado porque você está brava com ele. Seja porque ele lida com as críticas culpando a si mesmo e se sentindo um fracasso ou te culpando por incomodá-lo, ficar chateado não é saudável nem para ele nem para você.

Não se sinta traída

É fácil se sentir traída quando seu filho promete começar a fazer as tarefas “logo”, mas não cumpre a promessa. Por outro lado, é tolice continuar confiando em um adolescente que quebra essas promessas regularmente.

Os adolescentes e as tarefas

Se continuar a confiar em vez de enfrentar o problema, você vai perpetuar uma dinâmica negativa. A responsabilidade é algo que todo adolescente pode aprender, mas a aprendizagem requer um professor, e esse trabalho compete a você.

Dessa forma, não espere que o seu filho faça as tarefas com responsabilidade se você não fizer o mesmo. Se você não faz suas tarefas, se o seu quarto sempre está bagunçado, se você não tira a mesa ao terminar de comer ou se o seu filho vê como você posterga as coisas para o último minuto no seu trabalho, não espere que o seu filho faça as próprias tarefas rapidamente.

Por esse motivo, se você deseja que o seu filho faça as coisas bem e com responsabilidade, você deve fazê-las em primeiro lugar. Você terá que ser o maior exemplo para que os seus filhos façam as coisas da mesma maneira. Lembre-se de que você sempre será o maior exemplo em tudo, e nisso também.

Tenha paciência

Você também vai precisar ter paciência com os seus filhos, pois a adolescência é uma fase complicada para todos. Eles estão buscando a própria identidade e vão tentar fazer as coisas “do jeito deles”. Vão tentar desafiar regras e limites, e isso é normal, mas a sua atitude é fundamental em todos os momentos.

Se você demonstrar raiva ou desconforto pela maneira como eles fazem as coisas, você estará dando um reforço negativo. Dessa forma, a paciência é essencial. Ser paciente com os seus filhos vai te ajudar a ter um relacionamento melhor com eles, e eles vão se sentir respeitados por você em todos os momentos.

Sobre por que o seu filho adolescente não quer fazer as tarefas de casa

Quando um adolescente se sente respeitado, valorizado e ouvido, é mais fácil para ele fazer as coisas sem ter que ser lembrado a cada momento. Busque a negociação e a flexibilidade, desde que haja consequências previamente combinadas para que o seu filho saiba o que é esperado dele em todos os momentos e quais são as consequências quando ele não cumpre o que deve fazer.