Por que é importante transmitir mensagens positivas sobre o corpo na frente das crianças

10 Julho, 2020
Como pais e mães, temos a obrigação de transmitir mensagens positivas aos nossos filhos, incluindo em relação ao corpo.

As crianças são como esponjas: aprendem tudo o que veem nos pais, escutam tudo o que eles dizem e imitam tudo o que fazem. Dessa forma, os pais têm uma grande responsabilidade, não apenas na educação dos filhos, mas também no seu desenvolvimento emocional e crescimento pessoal. Por isso, as mensagens sobre o corpo devem ser positivas.

Os pais também precisam estar muito conscientes de que criticar a própria aparência na frente dos filhos, especialmente se eles forem pequenos, pode ser um erro grave. Se você não quiser que os seus filhos tenham problemas com o corpo, é importante ajudá-los a amar o próprio corpo da maneira mais saudável possível.

O corpo e os filhos

Não é necessário que seus filhos cresçam conscientes demais da sua aparência, mas é importante que eles tenham consciência quanto à sua saúde, sem dúvida. Dessa forma, você deve ser um bom modelo para que seus filhos possam ver em você um exemplo a ser seguido, independentemente de sua aparência física atualmente.

Como pais, sempre queremos dar exemplos de comportamentos saudáveis ​​para as crianças. Se uma mãe (ou um pai) se mostra obcecada com o peso na frente do filho, isso pode enviar para a criança a mensagem de que alguém é tão adorável e atraente quanto a imagem no espelho.

Isso pode fazer com que seja mais difícil para a criança crescer com ideias saudáveis ​​sobre a beleza, o peso e o que é saudável.

transmitir mensagens positivas sobre o corpo

Pais que se menosprezam fisicamente

Pais que criticam o peso e a aparência um do outro podem pensar que esse tipo de interação é normal, mas é algo quase abusivo e que definitivamente desvaloriza o outro verbalmente. Uma criança que vê esse tipo de interação pode internalizar esse tipo de interação verbal como algo totalmente normal.

Os pequenos também podem adotar esse estilo verbal nos seus próprios relacionamentos ou se sentirem atraídos por relacionamentos nos quais esse tipo de troca verbal pareça comum, familiar e, portanto, desejável, seja como iniciador ou receptor.

Mensagens positivas sobre o corpo

O melhor tipo de mensagem que os pais podem transmitir aos filhos é que a beleza existe de muitas formas diferentes. Um dos objetivos mais importantes quando se trata do corpo é ser saudável.

É necessário se concentrar na beleza interior de uma criança e indicar modelos que tenham um aspecto semelhante ao do seu filho como modelos de referência válidos. Isso pode servir como uma motivação positiva para a criança abraçar e amar sua própria aparência única.

A imagem corporal afeta mais as meninas do que os meninos?

Tanto meninas quanto meninos são afetados por ideias culturais sobre o que é desejável quando se trata da imagem corporal. Entretanto, os olhares sempre foram menos importantes para o sucesso geral de um homem na vida e parece que essa mensagem foi enviada de forma consciente e inconsciente a cada gênero conforme cresciam.

Os problemas de imagem corporal e os distúrbios alimentares acontecem tanto com meninos quanto com meninas. Às vezes, a obsessão pelo corpo assume uma forma diferente chamada de dismorfia corporal, que é a obsessão pelo aumento do volume, ou seja, uma anorexia inversa.

Alguns desses problemas de imagem corporal passam despercebidos ou não são diagnosticados em crianças, o que poderia explicar algumas das estatísticas variáveis ​​que observamos.

transmitir mensagens positivas sobre o corpo

Mensagens positivas sobre o corpo: os pais devem lidar com seus próprios problemas de imagem corporal

Os pais devem saber o que fazem e dizem e também como agem, incluindo a forma como se tratam, porque isso transmite uma poderosa mensagem para os filhos. Portanto, eles devem pensar nos tipos de mensagens que desejam transmitir às crianças.

Também é benéfico para as mães que elas se eduquem sobre o corpo pós-parto. Leva tempo para voltar à forma. Compreender isso pode ser muito útil e pode ajudar a minimizar a tendência de detestar e atacar a si mesma.

O melhor antídoto para a insatisfação com o corpo é tomar as medidas adequadas e saudáveis. Portanto, se você não estiver satisfeito com algo a seu respeito, transforme a sua insatisfação em um novo objetivo.

Todos nós precisamos estar cientes dos diferentes tipos de beleza quando se trata de tipos de corpo. Portanto, se você quer se sentir bem com a sua aparência, trabalhe para ser o melhor possível. Esteja disposta a superar os problemas de imagem corporal com os seus filhos. Sempre, é claro, a partir de uma perspectiva positiva e de um estilo parental de apoio.