Por que a leitura durante a quarentena é importante

20 Maio, 2020
Em tempos de quarentena por causa do coronavírus, a leitura pode ser uma grande aliada. Neste artigo, explicamos os motivos.
 

Já passamos algumas semanas em confinamento, sem poder sair de casa, como consequência do coronavírus, o vírus que causa a COVID-19. E entre as muitas atividades e tarefas que procuramos fazer para afastar o tédio, ter alguma distração e evitar a ansiedade, a leitura durante a quarentena pode ser uma excelente opção, além de ser saudável.

Os benefícios da leitura

Partimos do pressuposto de que ler e cultivar o hábito da leitura é extremamente importante sempre, desde cedo e, nesses tempos de quarentena é ainda mais, pois é uma atividade que traz muitos benefícios. Além disso, a leitura pode nos ajudar a deixar os dias de confinamento mais toleráveis.

Assim, entre os muitos benefícios da leitura, podemos citar:

  • Aumenta nosso conhecimento, as informações que temos e nosso nível de cultura.
  • Exercita o cérebro e previne a degeneração cognitiva, prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
  • Favorece a capacidade de raciocínio, concentração e memória.
  • Estimula a imaginação.
Leitura durante a quarentena: atividades para as crianças

  • Desenvolve habilidades comunicativas, porque melhora a sintaxe e a gramática, ampliando o vocabulário.
  • Estimula a percepção.
 
  • Aumenta a curiosidade.
  • Desenvolve as emoções e as habilidades sociais, como a empatia

A importância da leitura durante a quarentena

A leitura é muito saudável em termos cognitivos, mas também nos âmbitos psicológico e emocional. Em relação ao psicológico, nos ajuda a moldar nossa personalidade a partir do conhecimento e da identificação com outras pessoas, além de permitir conhecer como elas agem em outros contextos ou realidades.

Além disso, ainda no aspecto psicológico, a leitura é uma grande ajuda contra a solidão, pois se torna uma verdadeira companhia para pessoas que estão ou se sentem sozinhas.

No plano emocional, a leitura nos permite simular e, portanto, experimentar situações de vida de outras pessoas e, com isso, conhecer, entender e simpatizar com outros sentimentos e sensações. Isso é muito útil para fazer com que nossos pontos de vista e nossas opiniões sobre as emoções e os humores sejam mais complexos, tanto os nossos quanto os dos outros.

Com isso, no que se refere ao desenvolvimento do nosso cérebro e da nossa capacidade de aprendizagem, os benefícios da leitura são inegáveis. Mas, além disso, não podemos esquecer os outros benefícios da leitura no desenvolvimento do nosso caráter e em relação às nossas emoções e ao nosso humor.

Assim, dedicar algumas horas por dia à leitura, em um espaço tranquilo e com boa luz, é uma atitude positiva durante essa quarentena. Com certeza, deixar-se levar por uma boa leitura é divertido, relaxante, tranquilizador e, principalmente nesses tempos difíceis, é uma atividade que nos permite escapar.

 
Menino lendo em casa durante a quarentena

A leitura na quarentena como uma companhia e um passatempo para desenvolver nosso pensamento crítico

Encontrar um bom livro para ler, seja físico ou on-line, é encontrar uma excelente companhia em tempos de confinamento. Deixar-se levar pela leitura de um livro é um passatempo ideal que vai nos levar a diferentes mundos, pessoas e experiências diferentes. Assim, podemos viajar para longe da vida cotidiana, desses dias difíceis e complicados que estamos vivendo.

Com isso, como já dissemos, o objetivo da leitura em tempos de quarentena pode ser nos ajudar a fugir do tema “coronavírus”. Mas, pelo contrário, o objetivo também pode ser ler para nos aprofundar e aprender mais sobre esse vírus que nos assombra. E, nesse caso, a leitura também é muito bem-vinda.

Nesse sentido, podemos dedicar algum tempo de leitura para ampliar nosso conhecimento sobre a temática do coronavírus. Podemos ler textos, pesquisas e links, desde que sejam de fontes confiáveis e, assim, conseguiremos evitar repetir apenas as manchetes e notícias falsas que circulam nas redes sociais que, em vez de nos informar e ensinar sobre a COVID-19, nos confundem e desinformam.

 

Portanto, nesses tempos de quarentena, e sempre, devemos gritar aos quatro ventos: “Obrigada, querida leitura!”. Vamos agradecer à leitura porque ela nos traz benefícios cerebrais e cognitivos, além de ser uma companhia agradável e leal para passar o tempo. E porque, acima de tudo, a leitura nos ajuda a pensar e desenvolver um pensamento crítico.