Por que a leitura durante a quarentena é importante
Já passamos algumas semanas em confinamento, sem poder sair de casa, como consequência do coronavírus, o vírus que causa a COVID-19. E entre as muitas atividades e tarefas que procuramos fazer para afastar o tédio, ter alguma distração e evitar a ansiedade, a leitura durante a quarentena pode ser uma excelente opção, além de ser saudável.
Os benefícios da leitura
Partimos do pressuposto de que ler e cultivar o hábito da leitura é extremamente importante sempre, desde cedo e, nesses tempos de quarentena é ainda mais, pois é uma atividade que traz muitos benefícios. Além disso, a leitura pode nos ajudar a deixar os dias de confinamento mais toleráveis.
Assim, entre os muitos benefícios da leitura, podemos citar:
- Aumenta nosso conhecimento, as informações que temos e nosso nível de cultura.
- Exercita o cérebro e previne a degeneração cognitiva, prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
- Favorece a capacidade de raciocínio, concentração e memória.
- Estimula a imaginação.
- Desenvolve habilidades comunicativas, porque melhora a sintaxe e a gramática, ampliando o vocabulário.
- Estimula a percepção.
- Aumenta a curiosidade.
- Desenvolve as emoções e as habilidades sociais, como a empatia
A importância da leitura durante a quarentena
A leitura é muito saudável em termos cognitivos, mas também nos âmbitos psicológico e emocional. Em relação ao psicológico, nos ajuda a moldar nossa personalidade a partir do conhecimento e da identificação com outras pessoas, além de permitir conhecer como elas agem em outros contextos ou realidades.
Além disso, ainda no aspecto psicológico, a leitura é uma grande ajuda contra a solidão, pois se torna uma verdadeira companhia para pessoas que estão ou se sentem sozinhas.
No plano emocional, a leitura nos permite simular e, portanto, experimentar situações de vida de outras pessoas e, com isso, conhecer, entender e simpatizar com outros sentimentos e sensações. Isso é muito útil para fazer com que nossos pontos de vista e nossas opiniões sobre as emoções e os humores sejam mais complexos, tanto os nossos quanto os dos outros.
Com isso, no que se refere ao desenvolvimento do nosso cérebro e da nossa capacidade de aprendizagem, os benefícios da leitura são inegáveis. Mas, além disso, não podemos esquecer os outros benefícios da leitura no desenvolvimento do nosso caráter e em relação às nossas emoções e ao nosso humor.
Assim, dedicar algumas horas por dia à leitura, em um espaço tranquilo e com boa luz, é uma atitude positiva durante essa quarentena. Com certeza, deixar-se levar por uma boa leitura é divertido, relaxante, tranquilizador e, principalmente nesses tempos difíceis, é uma atividade que nos permite escapar.
A leitura na quarentena como uma companhia e um passatempo para desenvolver nosso pensamento crítico
Encontrar um bom livro para ler, seja físico ou on-line, é encontrar uma excelente companhia em tempos de confinamento. Deixar-se levar pela leitura de um livro é um passatempo ideal que vai nos levar a diferentes mundos, pessoas e experiências diferentes. Assim, podemos viajar para longe da vida cotidiana, desses dias difíceis e complicados que estamos vivendo.
Com isso, como já dissemos, o objetivo da leitura em tempos de quarentena pode ser nos ajudar a fugir do tema “coronavírus”. Mas, pelo contrário, o objetivo também pode ser ler para nos aprofundar e aprender mais sobre esse vírus que nos assombra. E, nesse caso, a leitura também é muito bem-vinda.
Nesse sentido, podemos dedicar algum tempo de leitura para ampliar nosso conhecimento sobre a temática do coronavírus. Podemos ler textos, pesquisas e links, desde que sejam de fontes confiáveis e, assim, conseguiremos evitar repetir apenas as manchetes e notícias falsas que circulam nas redes sociais que, em vez de nos informar e ensinar sobre a COVID-19, nos confundem e desinformam.
Portanto, nesses tempos de quarentena, e sempre, devemos gritar aos quatro ventos: “Obrigada, querida leitura!”. Vamos agradecer à leitura porque ela nos traz benefícios cerebrais e cognitivos, além de ser uma companhia agradável e leal para passar o tempo. E porque, acima de tudo, a leitura nos ajuda a pensar e desenvolver um pensamento crítico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Columbus, C., Brust, K. B., & Arroliga, A. C. (2020). 2019 novel coronavirus: an emerging global threat. Baylor University Medical Center Proceedings, pp. 1–4. Recuperado de https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08998280.2020.1731272
- Flores Guerrero, D. (2016). La importancia e impacto de la lectura, redacción y pensamiento crítico en la educación superior. Zona próxima, (24), pp. 128-135. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/zop/n24/n24a10.pdf
- Gil Flores, J. (2009). Hábitos y actitudes de las familias hacia la lectura y competencias básicas del alumnado. Recuperado de https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/77870/H%c3%81BITOS%20Y%20ACTITUDES%20DE%20LAS%20FAMILIAS%20HACIA%20LA%20LECTURA%20Y%20COMPETENCIAS%20B%c3%81SICAS%20DEL%20ALUMNADO.pdf?sequence=1&isAllowed=y