Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos

27 Outubro, 2020
A estimulação precoce da linguagem é importante desde cedo. Neste artigo, você vai encontrar alguns exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos.

É importante estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos para o bom desenvolvimento da fala. Para começar a ver quais atividades podem ser aplicadas, é preciso ter em mente que a linguagem compreende dois subtipos: a linguagem expressiva e a compreensiva.

Neste artigo, você vai encontrar diferentes tipos de exercícios para estimular a linguagem, tanto expressiva quanto compreensiva, em crianças de 1 a 2 anos. Quer saber quais são? Vamos começar!

Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos: linguagem compreensiva

Podemos comparar a linguagem a um depósito de ideias, conceitos e significados que, desde o momento em que nascemos, vamos organizando e classificando como se fosse uma biblioteca. Assim, quando ouvimos, organizamos e adicionamos essas ideias nesse depósito (linguagem compreensiva), da mesma forma que fazemos quando nos expressamos e nos comunicamos (linguagem expressiva).

Para começar a compreender os contos e histórias, podemos trabalhar com os pequenos a partir de diferentes exercícios. Você quer saber quais são eles?

Apontar para as imagens

Para esse exercício, podemos utilizar folhas com desenhos ou imagens e pedir à criança para apontar para as gravuras nas folhas. Podemos usar desenhos de cores, animais, objetos do cotidiano, etc. Dessa forma, poderemos descobrir o vocabulário que ela já adquiriu ou não.

Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos

Onomatopeias para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos

Quando a criança ainda é pequena e tem dificuldade para lembrar as palavras, podemos usar os diferentes sons para nos referir, por exemplo, aos animais. “au-au” para o cachorro, “miau” para o gato, “cocoricó” para o galo e assim por diante.

Escolher

Devemos apresentar duas fotos, uma de uma palavra que a criança já conhece e outra de uma palavra que ela ainda não conhece. Por exemplo, uma motocicleta e um carro. Então, perguntamos qual é o carro, já que carro é o termo que ela conhece, e motocicleta ainda não. Dessa forma, podemos incorporar ao seu vocabulário a palavra que a criança ainda não conhecia.

Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos: linguagem expressiva

Antes de apresentar a fala em si, há muitos exemplos desse tipo de linguagem. O olhar, os gestos, os sons… Por isso, antes que as crianças comecem a falar, podemos trabalhar por meio desse tipo de exercício. Aqui estão algumas opções para você colocar em prática:

Simular uma ligação

As primeiras tentativas de falar geralmente são difíceis de entender, mas as crianças devem ser encorajadas a tentar, mesmo que não sejam compreendidas. Uma maneira de fazer isso é simular uma ligação com elas.

Imitar sons

Se o pequeno, a princípio, ainda tiver dificuldade para imitar e repetir palavras, podemos brincar de imitar sons que podem ser iniciados por ele ou por nós. Por exemplo, um pum, o ”ba-ba-ba”, etc.

Gesticular

Quando explicarmos algo, é importante também utilizar gestos, como, por exemplo, expressões faciais ou gestos com as mãos. Dessa forma, as crianças também vão utilizá-los para se expressar.

Olhar nos olhos

Toda vez que falarmos ou nos comunicarmos com o nosso filho, sempre devemos olhá-lo nos olhos. É aconselhável abaixar à sua altura, para que haja contato visual entre os dois. Esse é o primeiro passo para uma comunicação adequada.

Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos

Soprar

Podemos brincar de fazer barquinhos de papel e, na hora do banho, pedir que a criança sopre o barco para que ele se movimente, ou então que ela sopre para fazer bolhas. Assim, podemos exercitar os músculos envolvidos na produção da fala.

Brincar com o microfone

Existem microfones que, quando falamos perto deles, a voz é ouvida como um eco, o que as crianças acham muito divertido. Podemos usar essa ferramenta para que e, ao mesmo tempo em que brincamos, a criança também possa se escutar.

Estou vendo…

Para crianças mais velhas, por volta dos 2 anos, esse jogo pode ser muito divertido e também muito benéfico para expandir o vocabulário. Consiste em dizer “Estou vendo…” e a criança responde: “O quê?” Em seguida, escolhemos um objeto que esteja visível e vamos dando pistas, como, por exemplo, sua cor, onde está, com que letra começa, etc.

Sobre os exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos

Assim, como você pode ver, esses exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos, além de benéficos, também podem ser muito divertidos, preparando a criança para a produção da linguagem em um futuro próximo. Isso serve para estimulá-la e para que a aquisição de vocabulário e a sua posterior produção não seja tão complicada. Por isso, não deixe de experimentar essas atividades e jogos.