Por que meu filho de um ano acorda com frequência durante a noite?

20 Setembro, 2018
Achar que seu filho tem um problema de insônia quando acorda frequentemente durante a noite é normal. Mas é importante ter consciência de alguns aspectos importantes. Descubra quais são aqui!

É importante que você leve em consideração que, geralmente, o sono das crianças pequenas é dividido em intervalos. Consequentemente, é normal que acordem até a cada 90 minutos. No caso desses períodos serem mais curtos e prolongados, será necessário consultar o pediatra para identificar as causas.

Durante o primeiro aninho do bebê, é possível que suas noites tenham mudado completamente. Sua rotina de descanso tem se adaptado com a do seu pequeno. Agora, você acorda sempre que ele acorda. Assim, suas horas de vigília têm se duplicado e você fica atenta a qualquer movimento realizado por seu pequeno. Mas o que acontece quando ele acorda pelo menos duas vezes durante a madrugada?

A maioria dos bebês de 0 a 12 meses acorda uma ou duas vezes durante a noite. Outros, talvez muito inquietos, até três vezes. Algumas crianças dormem facilmente e descansam durante a noite toda, sem interrupções. Contudo é importante saber que a quantidade de horas de sono durante o primeiro ano das crianças é, em média, de 12 até 13 horas.

Nessa idade, as crianças começam a ficar levemente conscientes do ambiente ao redor, reconhecendo, inclusive, a presença da mãe no quarto. Além disso, a imaginação delas está evoluindo, e são capazes de sonhar. Às vezes, podem acordar por causa de um sonho perturbador, assim como pode acontecer com um adulto.

Por que meu bebê acorda frequentemente?

durante a noite

Durante o primeiro aninho, seu bebê passa muito tempo no seu colo ou perto de você. À medida que ele cresce, com certeza você tem a sua rotina antes de colocá-lo para dormir e, em seguida, você vai para a cama.

A ausência da mãe

Ao estar mais consciente da sua realidade, a criança percebe a separação da mamãe. Ao não ter você por perto, ela pode sentir um tipo de ansiedade. Por isso, talvez, acorde e, ao perceber que você não está presente ou por perto, vai chorar ou gritar. O melhor é tentar acalmar seu pequeno até que ele queira descansar profundamente de novo.

Terrores noturnos

Esses desagradáveis terrores noturnos são diferentes dos pesadelos, que aparecem entre os 3 e 4 anos de idade. Uma das diferenças é que enquanto os pesadelos podem ser lembrados, os terrores noturnos não.

Esses terrores ocorrem durante a etapa de sono profundo do seu bebê. Por isso, é provável que subitamente solte um choro e grite descontroladamente. Mas isso é comum na maioria das crianças de 0 a 12 meses. Talvez, no começo, pode ser que você se assuste um pouco e queira pegá-lo no colo, acalmá-lo, etc.

Contudo, algo que muitas mães desconhece, é que essas ações podem ser as que precisamente façam com que o pequeno não consiga dormir rapidamente durante os minutos seguintes.

Observe se seu filho chora constantemente ou em vezes específicas, mesmo com os olhinhos fechados. Nesse caso, é muito provável que esteja tendo um sonho ou terror noturno. Lembre-se de que isto acontece quando ele está completamente adormecido, pois seu filho está num sono profundo.

Quando isso acontece, você deve evitar pegar seu filho no colo para acalmá-lo, pois ele pode acordar. O melhor que você pode fazer é verificar se efetivamente continua com os olhos fechados. Mesmo que ele esteja incomodado, é preferível que você apenas faça carinho suavemente, mas com cuidado. Se o choro se prolongar por mais de 5 minutos, então devemos procurar quais são as razões e tentar acalmar nosso pequeno.

durante a noite

Ajude seu bebê

Sabemos que, como mãe, você deseja que seu pequeno tenha um sono longo e prazeroso. Contudo, se ele acordar várias vezes durante a noite, isso não deve ser motivo de preocupação. À medida que as crianças crescem, observe que suas horas de sono irão aumentar.  Mesmo assim, você poderá notar um sono de qualidade: ameno e prazeroso.

Para que seu filho durma tranquilamente durante a noite, também é recomendável que, durante o dia, você brinque com ele e o distraia. É propicio incluir na rotina atividades relaxantes antes de ir para a cama: tomar ducha com água morna, uma massagem corporal, uma canção e o cuidado doce da mamãe. Implementando todas essas recomendações, é bastante provável que seu filho concilie um sono profundo e reparador.