Por que o mundo espacial desperta tanto interesse nas crianças?

Estrelas, foguetes, o céu e os planetas geralmente despertam muito interesse nas crianças. Por que o mundo espacial está despertando tanta curiosidade?
Por que o mundo espacial desperta tanto interesse nas crianças?
Sharon Capeluto

Escrito e verificado por Sharon Capeluto.

Última atualização: 08 maio, 2023

O mundo do espaço desperta um profundo interesse em muitas crianças. Através de filmes, jogos, livros e imagens, os pequenos são apresentados a tudo relacionado ao universo: sistema solar, galáxias e estrelas.

Além disso, algumas delas insistem em se tornar grandes astronautas quando forem adultos. Agora, o que há de especial nesse tema que gera tanta admiração? Por que muitas delas têm o desejo de viajar para o espaço?

O fascinante mundo espacial

O mundo aqui, no planeta Terra, é muito interessante. Coisas maravilhosas acontecem neste lugar e qualquer dia em terra firme pode se tornar uma verdadeira aventura. Dadas as condições simbólicas e econômicas, qualquer pessoa pode visitar cada ponto do globo e desfrutar dos seus atrativos. E sem falar no deslumbrante mundo aquático .

Mas sejamos sinceros, o mundo espacial tem um charme a mais. Será a sua imensidão inexplicável? As suas cores em tons azulados e alaranjados? O seu brilho marcante? Ou talvez o seu acesso restrito?

A questão é que tudo que está relacionado ao espaço desperta muito interesse tanto em crianças quanto em adultos. De fato, um estudo realizado em 2019 pelo LEGO Group, em conjunto com a empresa de pesquisa Harris Poll , constatou que 86% de um grupo de crianças entre 8 e 12 anos se interessam pela exploração espacial, enquanto 90% gostariam de aprender mais sobre o universo. Por sua vez, ser astronauta é uma ocupação que muitas crianças levam em consideração ao vislumbrar seu futuro profissional.

Muitas crianças escolhem o tema do espaço para decorar e mobiliar seu quarto. Assim, elas escolhem paredes com planetas, camas em forma de foguetes e tetos estrelados. Além disso, elas costumam ter seu traje de astronauta.

Muitas perguntas, poucas certezas

Sabemos que as crianças adoram fazer perguntas, a qualquer hora e em qualquer lugar. A curiosidade se expressa com força total entre os três e cinco anos de idade, fase que chamamos de idade dos porquês .

“As perguntas e questões levantadas permitem que as crianças se relacionem e aprendam sobre o universo do qual fazem parte, sendo assim uma fonte inesgotável de aprendizado.”

– Mário Andrés Candelas –

Muitas vezes, os pequenos nos fazem perguntas complexas que nos pegam de surpresa e desconhecemos completamente suas respostas científicas. Alguns adultos ficam sobrecarregados por não conseguirem dar uma resposta precisa ao filho. Mas isso não causa problema, pois não podemos saber tudo, nem suas dúvidas precisam ser esclarecidas imediatamente.

O que as crianças perguntam sobre isso?

Algumas das perguntas mais comuns que as crianças fazem em relação ao mundo espacial são as seguintes:

  • Por que a lua me segue?
  • Onde termina o céu?
  • Onde termina o universo?
  • Por que as estrelas não caem?
  • Por que não caímos se a Terra se move?
  • Há vida em outros planetas?
  • Alienígenas existem?

Embora algumas dessas perguntas tenham respostas científicas, outras são difíceis de explicar. Mas as crianças insistem em repetir continuamente aquelas perguntas que os adultos não estão preparados para responder.

No mundo espacial existem muitas dúvidas sem resposta. Esse é um dos fatores que mais desperta curiosidade e chama a atenção das crianças.

O mundo espacial é, antes de tudo, pouco conhecido

Muitas das informações que os seres humanos têm sobre o mundo espacial, nós as conhecemos graças à NASA , a agência americana de exploração espacial. Essa agência foi criada em 1958, com o objetivo de investigar, planejar e dirigir todas as atividades aeronáuticas e espaciais nos Estados Unidos, com exceção daquelas que tivessem fins militares.

De tempos em tempos, somos surpreendidos com descobertas surpreendentes. Contudo, a verdade é que ainda há muito por descobrir e a sensação de estranheza mantém-se mesmo quando se fazem muitas pesquisas científicas.

O tempero desconhecido gera muita curiosidade nos pequenos . Lembremos que as crianças adoram explorar novos lugares, objetos ou animais. Assim, o desconhecido desperta neles o interesse. Por isso, elas o incluem nas suas brincadeiras, nos seus trabalhos manuais e – porque não? – nas paredes do seu quarto.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Candelas, M, A. (2011). Sobre las preguntas infantiles y su relevancia para el cambio educativo. Revista de Investigación. Vol. 14 (2011): Escuela Abierta, 14
  • Roca Tort, M. (2005). Las preguntas en el proceso de enseñanza aprendizaje de las ciencias. Pla de les Moreres Vilanova del Camí. Didàctica de les Ciències UAB. Educar.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.