Por que o meu bebê sempre acorda chorando?

· 29 de março de 2019
Se levantar da cama durante a noite para acudir o seu bebê que acordou chorando for algo costumeiro, você deve identificar as causas e fazer as correções a tempo antes que a noite mal dormida de todos traga complicações para o dia a dia da família.

São muitas as mães de primeira viagem que acordam durante a noite para acudir ao seu inquieto bebê. Então, surge a questão: “Por que o meu bebê sempre acorda chorando?” É muito comum isso acontecer, e há várias repostas para essa questão.

Os bebês têm um estado de sono profundo, denominado REM, que é curto. Por isso, passam a maioria do tempo de sono nas fases superficiais, chamadas de não-REM, um mecanismo primitivo de sobrevivência diante de qualquer mudança perigosa.

O temperamento do bebê e seus hábitos também podem influenciar a sua forma de dormir. Embora com o passar do tempo se torne mais previsível o horário de descanso de alguns bebês, outros não têm a mesma sorte.

Embora os bebês acordem várias vezes porque precisam se alimentar, de maneira geral após os três meses de vida estarão preparados para aguentar várias horas seguidas de sono sem chorar por causa de fome.

Se isso não acontecer, talvez seu pequeno esteja com algum transtorno, seja com relação ao ambiente, seja por conta de sua condição física.

As causas pelas quais os bebês acordam durante a noite podem ser muito variadas. Os pais aprenderão com o tempo a reconhecer as necessidades por trás do choro do seu bebê. No entanto, podemos nos informar sobre as causas mais comuns para chegarmos perto das razões da falta de sono dos nossos bebês.

Por que o meu bebê sempre acorda chorando?

O choro é a forma que os bebês têm de chamar a atenção dos pais. Diante de qualquer desejo ou necessidade, essa é a reação natural para buscar contato com a mamãe ou o papai e se sentir seguros.

Se a frase “meu bebê sempre acorda chorando” soa familiar para você, preste atenção nos motivos mais comuns disso para que você encontre uma solução prática e rápida.

bebê chorando à noite

A separação

Os bebês não sabem que estão em um lugar seguro. Acordar afastados do calor materno faz com que fiquem em alerta e busquem desesperadamente a proteção da mamãe. É por isso que, quando por alguma razão se dão conta de que estão longe dos pais, imediatamente acordam e choram por esse motivo.

Horários com períodos de sono prolongados

Se as crianças passarem muito tempo dormindo durante o dia, sentirão menos cansaço à noite. Isso as manterá ativas quando deveriam estar mais relaxadas para conciliar o sono. No final do dia, vão querer receber a atenção dos pais e, ao não conseguirem isso, vão chorar.

O bebê come toda vez que chora

Durante o dia, o estômago dele vai se habituando a receber alimento constantemente e em pequenas porções sem que haja um horário fixo para isso. Dessa forma, à noite vai chorar para pedir comida, já que espera continuar com a sua rotina de alimentação.

Certifique-se de que as porções de comida no final do dia sejam suficientes para que ele possa descansar plenamente sem sentir fome. Além disso, altere pouco a pouco os intervalos de tempo entre uma ingestão de comida e outra.

Acordar afastados do calor materno faz com que entrem em estado de alerta e busquem desesperadamente a proteção da mamãe.

Troca de fralda durante a noite

Se o bebê estiver acostumado a trocar de fralda durante a noite diante do menor sinal de umidade, essa noite não será exceção. Ao sentir um pouco de desconforto por causa disso, sem deixar que o material absorvente faça a sua parte, a criança vai acordar e chorar para que restabeleçam sua sensação de conforto.

mãe abraça bebê chorando

O que devo fazer se o meu bebê sempre acorda chorando?

A primeira coisa que você deve lembrar é que se ele acorda chorando, devemos proporcionar-lhe um ambiente tranquilo para que possa conciliar o sono. É um erro procurar brinquedos ou outros objetos para entretê-lo. À noite, devemos concentrar nossos esforços em criar corretamente o hábito de sono .

É importante não pegá-lo no colo nem fazer brincadeiras quando ver seu pequeno sorrir de felicidade ao perceber que está com você, isso o acordaria totalmente. Entre devagar no quarto, fale com ele em voz baixa e faça um carinho na sua cabeça de maneira suave. Tente relaxá-lo e ajudá-lo a dormir novamente.

Depois de verificar que não há nada grave por trás do choro, devemos ir embora do quarto. Não cometa o erro de dormir lá ou levar o bebê para a sua cama. Se por acaso ele começar a chorar de novo, não o acuda imediatamente. Espere um pouco, quando ele compreender que você não vai voltar, vai começar a cair no sono.

A principal causa de os bebês sempre acordarem chorando tem a ver com o fato de não terem hábitos de sono corretos. Por isso, você deve analisar sua prática em torno desse tema e corrigir o que for necessário para que tanto você quanto seu filho possam ter um bom descanso. Lembre-se de que boa parte do seu crescimento depende disso.

  • Douglas, P. S., & Hill, P. S. (2011). The crying baby: What approach? Current Opinion in Pediatrics. https://doi.org/10.1097/MOP.0b013e32834a1b78