Por que os cursos de informática para crianças são importantes?

7 de julho de 2019
A criança que tem a oportunidade de aprender informática estará pronta para enfrentar um mundo tecnológico onde quase tudo está sistematizado. Esta é a principal razão pela qual você deve matricular o seu filho em cursos de informática para crianças.

Muitas crianças acreditam que os computadores são apenas aparelhos eletrônicos para jogos e diversão infinita. Mas, na verdade, são equipamentos que servem para muito mais. Os cursos de informática para crianças têm como objetivo orientá-las para que aprendam a usar os computadores de maneira inteligente.

Com o conhecimento apropriado, as crianças não usarão os computadores apenas como um instrumento de jogo, mas sim como uma ferramenta útil para os estudos. Assim, elas poderão aproveitar ao máximo todos os seus componentes.

Atualmente, muitas crianças têm o privilégio de crescer cercadas pelas tecnologias. Desde a mais tenra idade, elas já sabem como interagir com tablets e consoles de jogos, de tal forma que esses eletrônicos são muito comuns para elas. É nessa etapa que elas têm a capacidade de absorver muito conhecimento rapidamente.

A informática está se tornando cada vez mais popular

A informática para crianças é uma atividade extracurricular que busca a incorporação das novas tecnologias no currículo escolar desde cedo. O mundo moderno se destaca pelo uso permanente da tecnologia.

Já é praticamente inimaginável que exista algo no qual a tecnologia não esteja envolvida ou para o qual não seja necessário saber um pouco de informática. O conhecimento mínimo neste campo é essencial para poder executar atividades através dessas ferramentas.

Por tudo isso, se as crianças frequentarem cursos de informática, isso vai contribuir para que elas saibam como se desenvolver e como se defender na época atual.

A informática está se tornando cada vez mais popular

Qualidades que a criança deve desenvolver

A criança deve ser incentivada a aprender habilidades de informática. Além disso, devemos ensiná-la a usar este recurso com responsabilidade, principalmente alertando sobre os perigos da Internet. Para aprender informática, é necessário ter algumas noções básicas como, por exemplo, as seguintes:

Saber escrever bem

As crianças podem aprender a digitar de forma eficaz através de jogos interativos. Existe uma grande variedade deles, que inclusive são classificados por idade.

Atalhos de teclado

Ensine para a criança os comandos básicos para executar ações. Esses atalhos economizam tempo e facilitam as coisas. Os mais utilizados são copiar, recortar ou colar textos selecionados, bem como desfazer ou refazer ações.

Backups na nuvem

A criança precisa aprender a armazenar informações na nuvem ou em dispositivos de armazenamento, tais como pen drives ou HDs.

Isso é algo fundamental, principalmente para as crianças que estão desenvolvendo atividades escolares. Esse conhecimento garantirá a proteção e a segurança dos trabalhos que ela fizer, bem como de arquivos pessoais.

“O mundo moderno se destaca pelo uso permanente da tecnologia. Já é praticamente inimaginável que exista algo no qual a tecnologia não esteja envolvida ou para o qual não seja necessário saber um pouco de informática.”

Programas para segurança e proteção

Um grande número de computadores exige que sejam instalados antivírus ou algum outro programa que proteja os dados do computador. Além disso, é bom que a criança aprenda a usá-los, pois assim ela sempre estará protegida.

Da mesma forma, os pais também podem se beneficiar desses programas, pois eles permitem controlar as informações que as crianças acessam através da Internet.

O que as crianças podem aprender nesses cursos?

Assim como qualquer outra disciplina que seja aprendida, a informática também deve ser ensinada à medida que a criança for assimilando cada lição. Entre os tópicos que elas podem aprender, estão:

  • Reconhecer as partes de um computador e seus componentes.
  • Aprender a conectar e ligar um computador.
  • Distinguir entre os sistemas operacionais e interagir com eles. Por exemplo, o mais popular, que é o Windows.
  • Aprender a usar as ferramentas de automação de escritório mais necessárias. Entre elas, temos o processador de texto, Word; o de cálculos, Excel; e o programa para preparar apresentações, chamado PowerPoint.
  • Navegar na internet com segurança.
  • Instalar programas ou aplicativos.
  • Criar e usar e-mails ou contas de usuário nas diferentes redes sociais.
Vantagens dos cursos de informática para crianças

Vantagens dos cursos de informática para crianças

A seguir, você verá algumas das vantagens que ter conhecimentos de informática proporciona para as crianças. A informática é tanto um recurso para a educação quanto uma fonte para procurar informações. Saber disso ajuda a:

  • Incentivar a capacidade de fazer pesquisas. As crianças podem pesquisar dados sobre assuntos que despertam o seu interesse e, assim, investigar as questões que estimulem a sua curiosidade.
  • Promover a comunicação e dar mais independência ao aprender.
  • Existem jogos que estimulam o sistema cognitivo e promovem o crescimento de certas funções cerebrais.
  • Estimular a capacidade de raciocínio da criança.
  • Promover a criatividade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos que forem adquirindo.
  • Ensinar a criança a ter o controle dos seus estudos acadêmicos. Dessa forma, ela vai se preparar para atender às suas necessidades ou às exigências do mundo tecnológico à sua volta.
  • Estimular a relação com diferentes culturas do ambiente.

Em suma, para uma criança deixar de ver o computador ou outros equipamentos tecnológicos como simples máquinas de jogos, é recomendável que você a matricule em cursos de informática para crianças. Através dessas aulas, você fornecerá ferramentas que não apenas servirão para os estudos escolares, mas também para a vida delas em geral.