Por que os super-heróis são importantes para as crianças?

Os super-heróis tornam-se modelos que as crianças admiram e, em muitos casos, imitam. É a partir deles que podem surgir suas primeiras inclinações científicas e tecnológicas.
Por que os super-heróis são importantes para as crianças?
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 13 abril, 2023

Os super-heróis têm um papel importante na vida das crianças, principalmente das mais novas, pois podem influenciar muito no processo de desenvolvimento. Cada criança tem um ídolo favorito com habilidades sobrenaturais cujo principal objetivo é salvar o mundo dos vilões ao seu redor.

Desenvolvimento infantil e super-heróis

Esses personagens e suas histórias podem ordenar a imaginação, a identidade e promover um comportamento pró-social em uma criança. A Associação Nacional para a Educação de Crianças Pequenas explica como as brincadeiras de super-heróis ajudam as crianças a desenvolver habilidades de linguagem e resolução de problemas.

Os super-heróis ajudam a fomentar o gosto por Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Para as crianças, seus super-heróis podem ser um grande motivador para despertar interesse em tópicos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e fazer com que as crianças se interessem em explorar os conceitos do mundo real relacionados a esses tópicos.

Alguns dos super-heróis que conhecemos não têm superpoderes, mas usam suas habilidades e engenhosidade para criar e, em parte, apoiar o super-herói que caracterizam. Vejamos alguns exemplos:

  • Batman. Usou a ciência, a engenharia e a tecnologia para criar seu Batmóvel, seu traje especial e seus acessórios que o ajudam a combater os vilões de Gotham City.
  • Homem de Ferro. Tony Stark não seria um Vingador sem seu traje de Homem de Ferro, que ele criou usando tecnologia de ponta, equações matemáticas e sua engenhosidade. Não esqueçamos que Tony também cria robôs que o ajudam a realizar algumas tarefas em seu laboratório.
  • Capitão América. Passou de um homem “fraco” a um supersoldado após receber a injeção de um soro desenvolvido por um cientista. Ele também usa um escudo projetado a partir de uma fórmula avançada de metal.

Leitura e arte são mais divertidas com super-heróis

Quadrinhos e livros com histórias de super-heróis sempre chamam a atenção das crianças. Ao usar super-heróis para desenvolver o interesse pela leitura, as crianças desenvolverão habilidades de alfabetização enquanto se divertem.

Além disso, as ilustrações de super-heróis nesses livros podem desenvolver a apreciação da criança pela arte, habilidades motoras finas e caligrafia.

Jogo imaginativo com super-heróis

Qual criança não adora se vestir de seu super-herói favorito? Alguns estudos mostram que esse tipo de brincadeira não estruturada promove o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, estimula a criatividade e melhora as habilidades de linguagem.

Aprendendo valores morais

Os super-heróis agem com gentileza e sempre ajudam os outros. Eles são ótimos exemplos de que você não precisa ser rico ou famoso para se tornar uma grande pessoa.

Boas influências são essenciais para ajudar uma criança a se tornar uma pessoa positiva para a sociedade e os super-heróis podem fornecer isso.

Vejamos exemplos de alguns super-heróis:

  • Hulk. A dualidade de Bruce Banner e Hulk prova que mesmo que as coisas não sejam perfeitas, as pessoas ainda podem fazer o seu melhor. Sua luta diária para controlar seu temperamento é uma característica especialmente boa para mostrar às crianças pequenas que elas podem se relacionar com isso.
  • Homem-Aranha. Apesar de seus superpoderes, Peter Parker é um adolescente comum. Não busca fama nem riqueza, pois vive com o básico. O que realmente importa para este super-herói é ajudar outras pessoas.
  • Super-Homem. É outra pessoa comum com um trabalho normal e um grande coração e amor por seus pais adotivos. O Super-Homem não está interessado em fama ou reconhecimento, apenas ajuda o planeta que o adotou e seus habitantes.
  • Thor. Este super-herói ensina uma grande lição através de sua humilde história, que reflete a importância de reconhecer seus erros. Aprenda com a humildade e seja empático.

Ao se identificar com seus heróis, as crianças estão se fortalecendo, descobrindo sentimentos como a compaixão e ajudando os necessitados, mas também captando a diferença entre o bem e o mal.

Conselho aos pais

Embora os super-heróis possam fornecer modelos importantes e ajudar a reforçar a criatividade, eles também podem representar um nível de perigo para as crianças que levam a ideia da fantasia do super-herói longe demais.

É importante que você ajude seu filho a manter o apreço pelos super-heróis sem se envolver em comportamentos irrealistas ou perigosos.

Certifique-se de que seu filho entenda a diferença entre habilidades humanas e sobre-humanas e que vestir uma fantasia de super-herói não lhe confere poderes sobre-humanos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Castellanos-Sotelo, L. S., Coy-Pineda, G. M., & Ramírez-Riaño, D. M. (2019). “Inteligencia emocional”, una estrategia pedagógica para mejorar la convivencia escolar. Educación Y Ciencia, (23), 237-250.
  • Córdova Rodríguez, A. L., & Sánchez Sánchez, M. N. (2020). Análisis semiótico del superhéroe Iron-Man y la construcción del bien y el mal desde Nietzsche (Bachelor’s thesis).
  • Sastre de Blas, M. (2017). El proceso simbólico y la construcción del sujeto, a partir de la relación adulto-niño. Desarrollo como revolución. Obtenido de Repositorio. Universidad Complutense de Madrid:
  • https://eprints.ucm.es/43278/1/T38924.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.