Porções recomendadas para crianças de 1 a 4 anos

· 20 de fevereiro de 2017

Frequentemente podemos nos sentir inseguras e preocupadas com a quantidade e variedade de alimentos que estamos dando ao nosso pequeno filho. Para que você fique tranquila, em seguida apresentamos um guia prático e funcional com os tipos de alimentos e as porções recomendadas para crianças de 1 a 4 anos de idade.Cada criança é diferente, de modo que sua alimentação pode variar dependendo da sua altura, gasto calórico (atividade física), etc…

A fim de assegurarmos que estamos oferecendo-lhes uma dieta balanceada com as proporções adequadas, vamos rever alguns aspectos nutricionais que irão nos permitir fazer as correções necessárias.

Como calcular as porções recomendadas dos alimentos de nossos filhos?

“Existem vários métodos para calcular as porções de alimentos de nossas crianças, no entanto, um que ganhou grande popularidade nos últimos tempos é calcular as porções tomando como medida suas mãos”

calcular porções recomendadas de alimentos

Os órgãos de nossos filhos estão em proporção à sua estatura. O tamanho padrão do estômago de uma criança de 1 a 4 anos de idade, corresponde ao punho de sua mão, sendo esta a razão pela qual sua mãozinha é a nossa referência perfeita para calcular as porções adequadas de alimentos.

O guia de porções recomendas então apresentado está organizado de acordo com os quatro grupos alimentares fundamentais que devem estar presentes nas refeições principais de nosso filho:

Porções recomendadas do grupo de alimentos 1: pão, massas, cereais e tubérculos

Pode-se colocar o equivalente a um punho da mão do nosso filho, que corresponde a uma porção de cereais, tubérculos, quinoa, arroz, trigo ou massas.

Uma fatia de pão ou 2 biscoitos são equivalentes a uma porção. Selecione um alimento deste grupo para servir em cada uma das refeições do seu filho.

Porções recomendadas do grupo de alimentos 2: frutas e legumes

Você pode oferecer uma ou duas porções de frutas e legumes em cada uma de suas refeições, o ideal seria uma porção de frutas e outra de vegetais.

A porção deste grupo de alimentos não deve ser maior do que as suas mãos estendidas. Você também pode levar em consideração estas referências: uma maçã ou uma pera, meia xícara de hortaliças ou uma xícara de legumes correspondem a uma porção.

Os alimentos deste grupo fornecem um alto teor de nutrientes, mas são de baixa energia. Se o seu filho lhe pedir mais uma porção deste grupo de alimentos, não hesite em fornecê-lo.

Para que as crianças não se cansem da mesma apresentação você pode variá-la e processar as hortaliças e vegetais em sopas e as frutas em sucos ou compotas.

O equivalente a duas mãos cheias é a porção de referência para este grupo de alimentos.

Porções recomendadas do grupo de alimentos 3: leite, queijo e iogurte

Você deve colocar uma porção desses alimentos 3 vezes por dia, se exceder nas doses diárias recomendadas é bastante provável que a criança não esteja com fome para a próxima refeição.

É aconselhável que você dê o leite semi-desnatado ou iogurte  depois que seu bebê atingir os dois anos de idade em um copo ou xícara. Durante o primeiro ano você pode usar uma mamadeira com formulação recomendada pelo pediatra. No caso dos queijo tome como referência que uma porção pesa 30 g.

Porções recomendadas do grupo de alimentos 4: carne, peixe, ovos, nozes e leguminosas

Os alimentos deste grupo são vitais para o seu crescimento e devem estar presentes 2 ou 3 vezes por dia. Tenha em mente que um ovo, meia xícara de legumes cozidos ou 30 g de frutas secas também equivalem à uma porção.

A palma da mão de seu filho irá lhe indicar a porção perfeita de proteínas de acordo com sua idade e altura. Esta porção poderia ser equivalente a 100 gramas de carne, frango ou peixe.

como saber as porções recomendadas de alimentos

Outros tipos de alimentos

Doces, como bolos, creme e doces devem ser fornecidos em ocasiões especiais, em quantidades reduzidas e com muita moderação. A ponta do dedo polegar de sua mão é a medida para adicionar óleo, maionese e manteiga na sua alimentação.

Se o seu filho lhe pede um pouco mais de comida é importante que você o dê, talvez o seu gasto de energia seja maior e seu corpo esteja pedindo. Após os 4 anos de idade seu filho já estará pronto para que você aumente o tamanho de suas porções.

Para que seu filho seja uma criança saudável você deve fornecer uma alimentação equilibrada com as porções recomendadas segundo sua idade e tipo de atividade.

Alimentar corretamente seu filho é uma das muitas maneiras de expressar o quanto você o ama.