O pós-operatório da fimose ou circuncisão: cuidados e recuperação

Embora os cuidados pós-operatórios devam ser adaptados ao tipo de pessoa em questão após a circuncisão, existem alguns cuidados básicos e orientações de higiene a seguir.
O pós-operatório da fimose ou circuncisão: cuidados e recuperação
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 15 agosto, 2023

A fimose é uma das condições comuns na população pediátrica e bons resultados podem ser obtidos por meio da circuncisão. Com base em cada paciente, serão dadas as recomendações para cuidados pós-operatórios. No entanto, algumas das orientações de higiene e autocuidado são gerais.

Operação da fimose ou circuncisão

Fimose refere-se à dificuldade em retrair o prepúcio do pênis. O prepúcio não retrátil é frequentemente a consulta médica de um paciente ou de seu pai, o que requer estabelecer se o processo é fisiológico ou patológico.

Na fimose fisiológica, o inchaço do prepúcio é uma apresentação bastante comum na infância, quando ainda não é retrátil. Na maioria dos casos, ocorre entre os 2 e 4 anos de idade e é um processo autolimitado.

A circuncisão é o tratamento de primeira linha para a fimose patológica e representa a única indicação absoluta para essa prática na infância. Nela, o prepúcio fimótico é removido completa e circularmente. De acordo com uma publicação da Pediatrics, os benefícios para a saúde da circuncisão masculina em recém-nascidos superam os riscos.

Cuidados após a operação da fimose ou circuncisão

A circuncisão traz benefícios para a higiene e prevenção do câncer. Além disso, cura a fimose e previne sua recorrência. Dor, sangramento, dificuldade de recuperação, infecção, trauma psicológico e formação de queloide são complicações comuns.

Manter a ferida limpa

O tempo de cicatrização da ferida leva geralmente em torno de uma ou duas semanas. É até normal que o pênis fique inflamado e vermelho nos dias após a intervenção. A ferida é suturada com um fio absorvível que pode demorar cerca de 3 semanas para desaparecer. Entretanto, durante esse período, o curativo com iodopovidona deve ser realizado para manter a lesão seca e limpa.

Durante o tempo de recuperação, após a circuncisão, não é recomendado usar banheiros públicos até que a ferida esteja cicatrizada.

Evite banheiros em áreas públicas

Na maioria dos casos, você pode retornar ao seu trabalho e à vida diária quando se sentir confortável. Contudo, exercícios extenuantes não são recomendados nas primeiras 4 semanas. Durante o período de recuperação é recomendado não ir a piscinas e praias e não usar banheiros públicos. Após a reabsorção dos pontos ou a cicatrização da ferida, essa rotina pode ser retomada.

Além disso, no caso de adultos, a atividade sexual deve ser evitada por 6 semanas após a intervenção. Isso ajuda a manter a área limpa e seca.

Use produtos neutros

Não é recomendado o uso de nenhum creme antisséptico ou que não tenha sido prescrito pelo médico. Isso porque o uso de um produto inadequado pode interferir no processo de cicatrização. Consequentemente, pode aumentar as chances de desenvolver cicatrizes indesejadas ou uma infecção do trato urinário.

24 ou 48 horas após a intervenção, a ferida deve ser limpa várias vezes ao dia com sabão neutro e água morna.

Secar cuidadosamente

Você deve secar com cuidado para não machucar a área, usando uma toalha diferente do resto do corpo. A área não deve ser seca com secador ou esfregada, pois isso pode levar a complicações. De acordo com as recomendações da The American Academy of Pediatrics, caso observe algum dos seguintes sintomas, você deve procurar o médico:

  • Irritabilidade contínua em bebês.
  • Dificuldade para urinar.
  • Aumento da dor em crianças.
  • Secreção fétida.
  • Sangramento persistente.
  • Sinais de infecção: aumento do edema, eritema e febre.

Proteger com gaze

Terminada a circuncisão, o pênis é coberto por uma gaze estéril, de forma compressiva, para evitar que fique inflamado e sangre. Nas horas iniciais, o curativo deve ser mantido por cerca de 24 a 48 horas devido à grande probabilidade de hematomas e inchaços.

Além disso, o pênis deve ser lavado e os curativos trocados várias vezes ao dia. No caso dos bebês, é conveniente aproveitar cada troca de fralda para realizar a higiene, deixando-a levemente solta para facilitar a cicatrização da incisão.

Após a circuncisão, roupas íntimas justas são recomendadas devido à sensibilidade da área.

Use roupas íntimas apertadas

Nos primeiros dias após a cirurgia, recomenda-se o curativo da glande com gaze estéril. Além disso, algumas das recomendações para o período de recuperação pós-circuncisão incluem o uso de roupas íntimas que mantêm o pênis no lugar, em vez de cuecas largas.

Dói para ir ao banheiro?

Além da área ficar inchada e vermelha por várias semanas, a micção também pode ser dolorosa por um dia ou algumas semanas. Na maioria dos casos, há algum desconforto após a intervenção, mas a dor geralmente não é tão intensa por se tratar de uma pequena cirurgia. Na verdade, os analgésicos podem ajudar a atenuar esse desconforto.

Por sua vez, é proibido colocar gelo na ferida em contato direto com a superfície da pele. Além disso, recomenda-se beber muito líquido para diluir a acidez da urina e reduzir a dor.

O risco de complicações é baixo

Embora a circuncisão seja geralmente um procedimento simples, com um risco relativamente baixo de complicações, nem sempre é uma decisão fácil de tomar. Em crianças, essa decisão não deve ser considerada uma cirurgia de rotina, mas regida por indicações de saúde e higiene e por motivos religiosos ou culturais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kaplan GW. Complications of circumcision. Urol Clin North Am. 1983 Aug;10(3):543-9. PMID: 6623741.
  • American Academy of Pediatrics Task Force on Circumcision. Male circumcision. Pediatrics. 2012 Sep;130(3):e756-85. doi: 10.1542/peds.2012-1990. Epub 2012 Aug 27. PMID: 22926175.
  • OSMOND TE. Is routine circumcision advisable? J R Army Med Corps. 1953 Oct;99(5):254. PMID: 13097540.
  • Friedman B, Khoury J, Petersiel N, Yahalomi T, Paul M, Neuberger A. Pros and cons of circumcision: an evidence-based overview. Clin Microbiol Infect. 2016 Sep;22(9):768-774. doi: 10.1016/j.cmi.2016.07.030. Epub 2016 Aug 4. PMID: 27497811.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.