Posições para o bebê recém-nascido dormir

8 de agosto de 2018
Uma das preocupações mais comuns das mães de primeira viagem é qual é a maneira correta para o bebê dormir durante as primeiras semanas de vida. Leia aqui tudo o que temos para te contar e ajudar a esclarecer todas suas dúvidas.

A primeira coisa que queremos deixar claro é que não existe uma única maneira perfeita para nossos bebês dormirem.

Lembre-se de que cada criança é diferente. Também é preciso levar em conta alguns fatores como o clima, se está frio ou calor, se a criança sofre de refluxo gástrico, se ela é saudável ou tem algum problema. Ou ainda se ela está dormindo na cama dos pais ou num berço.

Os especialistas da Associação Espanhola de Pediatria de Atenção Primária afirmam que, durante os primeiros seis meses de vida, o ideal é colocar a criança para dormir de barriga para cima.

A posição “de barriga para cima” é mais segura do que a de barriga para baixo ou a posição lateral.

Seu médico irá ajudá-la a decidir qual é a melhor maneira para colocar seu bebê na cama. No entanto, as circunstâncias em que um recém-nascido dorme são variadas.

O pediatra irá fazer algumas perguntas para decidir qual é a posição mais adequada para garantir que seu bebê durma bem.

Para sanar as dúvidas mais frequentes, decidimos listar as alternativas mais comuns para que as mães possam decidir, junto com os médicos, o que é o melhor para seus filhos.

Posição supina ou decúbito dorsal

Essa é a posição de dormir de barriga para cima. É a posição mais recomendada pelos pediatras. Essa recomendação se baseia em estudos científicos que revelam que essa é a maneira mais segura para o bebê dormir.

Caso o recém-nascido sofra de refluxo gástrico, alguns médicos recomendam para as mães adquirir um colchão especial com uma inclinação de 45 graus. Assim, é possível evitar complicações com o bebê durante o sono.

Posição prona ou decúbito ventral

Essa posição é colocar a criança de barriga para baixo. Embora algumas mães acreditem que dessa forma os bebês dormem mais confortáveis, há alguns pediatras que questionam esse método.

Dadas as controvérsias em torno dessa posição para recém-nascidos, recomenda-se implementá-la apenas na hora do cochilo do bebê. Porque, durante o dia, as mães, os pais ou os cuidadores podem supervisionar continuamente o sono do pequeno.

Posição decúbito lateral

A maioria das mães acredita que a melhor opção para colocar seus bebês deitados na cama é a posição lateral porque proporciona maior conforto e segurança.

Os especialistas apontam que, se optar por essa posição, as mamães devem levantar e esticar o braço do bebê que fica apertando o colchão. Dessa forma, impede-se que ele gire sobre si mesmo e fique de barriga para baixo.

Sobre dormir na mesma cama, agasalhos e travesseiros

bebê dormir

Se você é daquelas mamães que colocam o bebê para dormir na mesma cama, então você deve falar com seu parceiro sobre as medidas a tomar para garantir a segurança do bebê quando os três estão dormindo.

Nesse caso, é habitual que o bebê durma no meio da cama, entre a mãe e o pai. É por isso que recomendamos só puxar os cobertores até a metade do corpo. Dessa forma, não há o risco de o bebê ficar embaixo dele.

Os pais também devem tentar dormir em posição lateral e sempre de frente para o centro da cama. Não é recomendável que nem a mãe nem o pai fiquem de costas para o bebê.

Outra pergunta frequente das mães de primeira viagem é se os bebês devem dormir com travesseiros.

Os pediatras concordam que o ideal é esperar até a idade de dois anos. Até essa idade, o melhor é que o berço fique livre de qualquer travesseiro ou ursinho de pelúcia na hora de dormir.

Qual é a maneira correta de cobrir os bebês ao dormir?

bebê dormir

Essa resposta depende da estação do ano. Se for inverno, convém ter muito cuidado e vesti-los com macaquinhos de mangas longas especiais para resistir às baixas temperaturas.

Quando se trata de crianças tão pequenas, essa opção é melhor do que mantas ou cobertores. Se for verão, então convém vesti-lo com roupas de algodão que são mais leves e confortáveis para o bebê.

Com estas informações, certamente você vai conseguir ajudar seu bebezinho a ter um descanso maravilhoso.