Posso comer surimi durante a gravidez?

Existem certos alimentos que devem ser evitados durante a gravidez, pois podem colocar em risco a saúde do feto. Nós vamos contar dizer se o surimi é um deles.
Posso comer surimi durante a gravidez?
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 13 novembro, 2022

Surimi é um alimento feito de proteína de peixe. Dentro do processamento industrial, pode ser considerado um alimento de boa qualidade, principalmente quando não contém aditivos entre seus ingredientes. Contudo, muitas mulheres se perguntam se o surimi pode ser consumido durante a gravidez e hoje vamos tirar essa dúvida.

Antes de começar, é bom ressaltar que a gestante deve fazer algumas modificações alimentares para evitar alterações no desenvolvimento do feto e proteger sua própria saúde. Como regra geral, não devem ser incluídos produtos de origem animal que não tenham passado por um método de cozimento anterior. Vamos contar o que acontece com o surimi.

O que é o surimi?

De acordo com a Food and Drug Administration dos EUA, o surimi é uma proteína de peixe feita de uma ou mais espécies de peixes. É considerado um substituto para o caranguejo, a lagosta, a vieira e outras carnes de peixes e mariscos.

Em seu processo de elaboração é utilizada carne picada, quase sempre de escamudo. Outros ingredientes também são adicionados para melhorar o congelamento, prazo de validade, textura, sabor e aroma. Os mais utilizados são geralmente amidos, claras de ovos, proteínas vegetais, corantes, sal e sabor de frutos do mar.

Uma vez misturado, é processado para obter uma massa fibrosa característica e dar-lhe forma. Em geral, costuma ser encontrado em barra, congelado ou refrigerado, embora algumas marcas comerciais também o apresentem ralado.

Benefícios do surimi

prato kani kama surimi

Como mencionamos, o surimi é uma fonte de proteína de peixe, um nutriente de alto valor biológico. Isso porque contém todos os aminoácidos essenciais que são necessários e tem uma boa pontuação em termos de digestibilidade.

Em particular, as barras de peixe ajudam a atender às necessidades diárias de proteína, estimadas em pelo menos 0,8 gramas por quilo de peso em pessoas sedentárias. Isso é confirmado por um estudo publicado na revista Annals of Nutrition & Metabolism.

Por outro lado, o surimi também contém uma quantidade significativa de ácidos graxos da família ômega 3. Sua ingestão é recomendada durante a gravidez, de acordo com uma revisão sistemática da Colaboração Cochrane.

Segundo especialistas, a presença desse elemento na dieta das gestantes reduz as chances de ter um parto prematuro e também favorece o desenvolvimento cerebral do bebê. Além disso, mostrou uma diminuição no risco de sofrer de doenças autoimunes no futuro.

Como se tudo isso não bastasse, o surimi costuma ser livre de corantes artificiais, aditivos que podem ser prejudiciais. O tom alaranjado geralmente é obtido a partir de um extrato natural de páprica, embora deva ser confirmado na lista de ingredientes do produto.

Então, posso comer surimi durante a gravidez?

Em relação ao consumo de peixes por gestantes, há dois pontos principais de preocupação. Por um lado o possível risco microbiológico e por outro a presença de mercúrio. Levando em conta ambos, pode-se dizer que a ingestão de surimi é segura.

Por um lado, não é feito de peixe cru. A ingestão de peixe cru (e também de peixe defumado) deve ser evitada durante a gravidez. A aplicação de calor (acima de 75 graus dentro do alimento) é um dos métodos mais seguros para eliminar possíveis patógenos.

Mulheres grávidas e fetos são mais vulneráveis a doenças transmitidas por alimentos. Além disso, as consequências podem ser graves e existe o risco de parto prematuro, malformações congênitas ou aborto.

Em relação à presença de metais pesados, deve-se notar que a maioria dos fabricantes utiliza o escamudo como ingrediente para o preparo do surimi. E este é um dos peixes considerados com baixa presença de mercúrio e, portanto, pode ser consumido com segurança sem exceder duas porções semanais.

Ressalta-se que o surimi não contém glúten e pode ser incluído nas orientações para celíacas. Em geral, é um alimento de digestão leve e não costuma causar incômodos a nível intestinal.

grávida comida saudável frutas legumes placas liquidificador cozinha feliz dieta comida natural

O que saber mais sobre o consumo de surimi na gravidez

Além disso, é necessário lembrar que a presença de peixe na dieta da gestante é considerada fundamental. Este alimento contém uma quantidade significativa de nutrientes essenciais para manter uma boa saúde. De fato, muitos especialistas dão prioridade à carne de animais terrestres.

No entanto, você deve sempre observar atentamente o rótulo do surimi antes de incluí-lo no carrinho de compras. Você deve saber que nem todos têm a mesma qualidade e alguns podem conter outros aditivos além do extrato de páprica. O betacaroteno também pode ser aceito como pigmentos saudáveis.

A importância do peixe na dieta de gestantes

Como você viu, você pode comer surimi durante a gravidez e, de fato, é recomendável fazê-lo. Apesar de ser um processado industrial, é um alimento muito nutritivo e seguro.

Por fim, lembre-se de que, se você tiver dúvidas sobre os alimentos que podem ser incluídos na dieta durante a gravidez, é melhor consultar um especialista. Isso poderá otimizar sua dieta para garantir que o desenvolvimento do seu bebê seja ideal e também ensinará como evitar futuros problemas de saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Administración de Alimentos y Medicamentos de Estados Unidos. CGP. Cec. 540.700 Processed and / or blended seafood products. Noviembre 2008.
  • Canal Salut. La seguridad alimentaria durante el embarazo. Agencia Catalana de Salud Pública. Marzo 2021.
  • Food Data Central. Imitation Crab Meat. U. S. Department of Agriculture. Julio 2021.
  • Mayo Clinic. El embarazo y el pescado: ¿qué es seguro comer? Diciembre 2021.
  • Middleton P, Gomersall JC, Gould JF, Shepherd E, Olsen SF, Makrides M. Adición de ácidos grasos omega-3 durante el embarazo. Base de datos Cochrane Syst Rev. 2018 Nov 15;11(11):CD003402. doi: 10.1002/14651858.CD003402.pub3. PMID: 30480773; PMCID: PMC6516961. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30480773/.
  • Ministerio de Sanidad, Consumo y Bienestar Social. Recomendaciones de consumo de pescado por presencia de mercurio.
  • Richter M, Baerlocher K, Bauer JM, Elmadfa I, Heseker H, Leschik-Bonnet E, Stangl G, Volkert D, Stehle P; en nombre de la Sociedad Alemana de Nutrición (DGE). Valores de referencia revisados para la ingesta de proteínas. Ann Nutr Metab. 2019;74(3):242-250. doi: 10.1159/000499374. Epub 2019 Mar 22. PMID: 30904906; PMCID: PMC6492513. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30904906/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.