Posso dar iogurte para o meu bebê?

· 29 de novembro de 2017

A resposta é sim, você pode dar iogurte a um bebê, no entanto, a questão é em qual idade.

Alguns pediatras dizem que a partir dos 6 meses de nascido, outros a partir dos 9 meses. Há também aqueles que dizem a partir do primeiro ano de vida. Dar iogurte para seu bebê é uma boa ideia, já que é um alimento rico em cálcio, vitaminas e proteínas.

Além das papinhas, dar iogurte é a melhor opção a partir dos 6 meses de idade. Pois esse é o momento em que o bebê começa a comer alimentos sólidos.

Definitivamente, o iogurte natural, que é conhecido como regular ou grego – e que é feito com leite integral e culturas ativas – é a melhor escolha para o seu bebê. Principalmente porque é um alimento que contém as calorias e gorduras do leite integral que ele precisa.

O iogurte pode ser dado para um bebê de 6 meses. Ao contrário do leite, desnatado ou semidesnatado, que é preferível que os bebês não consumam antes dos 2 anos de idade, a menos que o médico indique.

Você pode achar contraditório que poder dar iogurte para o seu bebê, mas não o leite. No entanto, há pediatras que recomendam que você dê iogurte ao bebê quando ele já tiver completado 9 meses de idade. Eles consideram que é um alimento difícil de digerir porque pode irritar as mucosas do estômago.

Os pediatras dizem que a irritação acontece com menos frequência a partir dos 9 meses. Embora se comer aos 6 meses também não aconteceria nada com o bebê.

dar iogurte na alimentação dos pequenos

Certamente, o que influencia é a quantidade de leite que uma porção de iogurte contém, a qual é tão baixa que não prejudicaria o bebê. Esta porção tem um efeito muito diferente das quantidades envolvidas na substituição do leite materno pelo leite formulado ou leite de vaca integral. O iogurte, por ser leite fermentado, é mais fácil de digerir do que o leite de vaca integral.

Basicamente, o problema com o leite de vaca é que ele não contém a quantidade adequada de gorduras e nutrientes que seu bebê precisa para se desenvolver saudável. Tais nutrientes são obtidos quando se toma o leite formulado ou o leite materno.

O melhor iogurte é o mais saudável

Se você já decidiu dar iogurte para seu bebê – e consultou seu pediatra sobre isso – então é hora de decidir que tipo de iogurte você vai dar. A melhor opção, mesmo quando há iogurtes feitos especialmente para bebês, é escolher um iogurte natural. Com isso, o pequeno não corre o risco de ingerir a quantidade de açúcar que praticamente todos os iogurtes que têm frutas processadas contêm.

dar iogurte para o bebê

Se você quiser dar mais sabor ao iogurte natural do seu bebê – e evitar as consequências de dar açúcar ao bebê enquanto ele ainda é tão pequeno – você pode adicionar frutas naturais ou vegetais.

Se o seu bebê está apenas começando a comer alimentos sólidos, aconselhamos a tentar primeiro dar um purê de frutas ou de legumes cozidos, além do iogurte.

A partir dos 9 meses, você também pode dar frutas macias ou legumes cozidos e picados em pedaços pequenos. Você também pode tentar dar um abacate amassado, purê de maçãs, algo de aveia cozida ou gérmen de trigo.

É muito importante que você evite adoçar o iogurte do seu bebê com mel. Pois não é aconselhável dar mel ao bebê antes dos 12 meses de idade. Este produto – embora seja natural – pode conter uma bactéria que causa botulismo em crianças dessa idade.

Atenção aos intolerantes

Também é aconselhável que, sempre que você introduzir um novo ingrediente na dieta do seu bebê, observe a reação dele por cerca de três dias. O objetivo é ver se o bebê desenvolve alguma intolerância ou reação alérgica. É bom acompanhar a dieta do seu filho para poder distinguir mais facilmente qual alimento causou a reação.

Se o seu bebê tiver intolerância à lactose, temos boas notícias para você. Até as crianças com intolerância podem comer iogurte. Grande parte da lactose que o iogurte contém se decompõe no processo de elaboração, fazendo com que o organismo tolere melhor o iogurte do que outros produtos lácteos.

  • Sharon M Donovan, Goutham Rao, Health benefits of yogurt among infants and toddlers aged 4 to 24 months: a systematic review, Nutrition Reviews, , nuz009, https://doi.org/10.1093/nutrit/nuz009
  • Denney, L; Afeiche, M; Eldridge, A; Villalpando-Carrión, S. Food Sources of Energy and Nutrients in Infants, Toddlers, and Young Children from the Mexican National Health and Nutrition Survey 2012. Nutrients 2017, 9, 494; doi:10.3390/nu9050494
  • Pérez-Escamilla R, Segura-Pérez S, Lott M, on behalf of the RWJF HER Expert Panel on Best Practices for Promoting Healthy Nutrition, Feeding Patterns, and Weight Status for Infants and Toddlers from Birth to 24 Months. Feeding Guidelines for Infants and Young Toddlers: A Responsive Parenting Approach. Guidelines for Health Professionals. Durham, NC: Healthy Eating Research, 2017. Available at http://healthyeatingresearch.org