Posso fazer depilação a laser durante a gravidez?

· 27 de março de 2019
Neste artigo, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre depilação a laser e gravidez. Será que são compatíveis?

Durante a gravidez, muitas mulheres sentem a necessidade de parecer mais atraentes. Às vezes, essa condição dificulta alguns tratamentos, como, por exemplo, a eliminação dos pelos corporais. A curiosidade nos leva a pensar se a depilação a laser pode ser feita durante a gravidez. Você já se perguntou sobre isso alguma vez?

O que é a depilação a laser?

A depilação a laser é um método no qual, por meio de aplicações diretas na pele, o folículo piloso fica enfraquecido, causando a queda dos pelos corporais.

Não foi comprovado que o tratamento de depilação a laser em si possa causar qualquer dano à formação e ao posterior desenvolvimento do feto. Ele age apenas na superfície externa da pele, sem interferir no desenvolvimento fetal.

 O que é a depilação a laser

O que dizem os especialistas?

De qualquer forma, os especialistas não recomendam que as mulheres se submetam a tratamentos a laser durante a gravidez. Durante este período, não é aconselhável se expor a qualquer tipo de luz, radiação ou descarga elétrica.

Nesse caso, todas as alterações hormonais presentes no organismo são levadas em conta. Por isso, a pele poderia produzir uma rejeição ao laser, causando várias reações em termos cutâneos.

Nesse sentido, no período da gravidez, o tratamento de depilação a laser favorece a formação de varizes. Isso ocorre devido ao rompimento de vasos e às irritações na pele.

Da mesma forma, como a pele das gestantes é muito sensível, há uma tendência a sofrer queimaduras que mais tarde se tornam cicatrizes, por exemplo. Além disso, somadas à alteração hormonal, provocam um aumento da pigmentação, causando manchas escuras na pele.

A depilação a laser não é o único método que não é recomendado durante a gravidez. A cera ou os cremes depilatórios também não são recomendados ao longo do período de gestação. Isso se deve ao fato de que os produtos químicos presentes em suas fórmulas podem causar reações adversas na pele sensível das gestantes, além de queimaduras e cicatrizes difíceis de eliminar posteriormente.

Qual método utilizar durante a gravidez?

Por essas razões, o método mais recomendado é a lâmina tradicional. Este é o método menos invasivo para o corpo durante a fase de gestação da mulher. Isto se deve ao fato de que não requer nada mais do que uma simples ação externa sobre a pele.

Quando posso fazer a depilação a laser?

Certamente, isso não significa que você não possa mais fazer um tratamento a laser. Depois de ter o bebê, você pode iniciar o tratamento com tranquilidade, sempre tendo em mente que, no período de lactação, é aconselhável não fazer a depilação a laser na parte superior do corpo.

De fato, essa recomendação se aplica, principalmente, à área próxima aos seios, como por exemplo a pele das axilas e, naturalmente, do peito. Para o restante do corpo, não há nenhum problema.

Qual método utilizar durante a gravidez

Caso o seu bebê seja exclusivamente alimentado com fórmula, então você pode fazer a depilação a laser após um período de dois a seis meses depois do parto. Dessa forma, seu corpo vai ter retornado aos níveis adequados de hormônios e, assim, você vai evitar reações na pele, por exemplo.

Além disso, os pelos geralmente são mais abundantes durante a gravidez, com uma tendência a desaparecer após o nascimento do bebê.

Então, agora você já sabe que existem diferentes maneiras de se depilar completamente sem recorrer ao laser e aos riscos que ele pode trazer quando você está esperando um bebê.

  • Ismail, S. A. (2012). Long-pulsed Nd:YAG laser vs. intense pulsed light for hair removal in dark skin: A randomized controlled trial. British Journal of Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1365-2133.2011.10695.x
  • Lanigan, S. W. (2003). Incidence of side effects after laser hair removal. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/S0190-9622(03)02106-6
  • V.M., V., & B.M., A. (1997). Hair removal with the ruby laser (694 nm). Plast Surg Nurs.