Primeiros dias de desenvolvimento físico do bebê

À medida que nosso bebê vai crescendo, ocorrem diversas mudanças em seu desenvolvimento. Quando nasce, tem certas características que são totalmente naturais do processo de crescimento do ser humano e que, pouco a pouco, vão mudando. Mas, como são os primeiros dias do desenvolvimento físico do bebê?

O recém-nascido tem o peito arredondado, a cabeça relativamente grande, as extremidades um tanto curtas e o abdômen proeminente. Costuma medir uns 50 centímetros e o mais comum é que adquira uma postura semi-flexionada. Com relação ao seu peso, ele costuma ter de 3-4 kg, sendo o peso dos meninos em geral maior do que o das meninas.

Áreas do desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento do bebê se divide em diversas áreas:

  • Cognitiva.
  • Linguagem.
  • Física, como motricidade fina e motricidade grossa.
  • Social.

À medida que os dias passam poderemos ver como cada uma delas evolui.

Primeiros dias do desenvolvimento físico do bebê

Como é natural, o bebê experimentará várias mudanças com o passar do tempo. Não só vai descobrindo o mundo que o rodeia, mas também vai conhecendo a si mesmo pouco a pouco. Além disso, o desenvolvimento físico do bebê começa desde a cabeça e daí vai se estendendo a diferentes partes do corpo.

Os sentidos

Nos primeiros dias de nascido, o bebê não conhece seu corpo. De fato, não é capaz de diferenciar onde acaba seu próprio corpo e onde começa o de sua mãe. A visão é borrada e não é possível enxergar com nitidez, por siso só consegue visualizar algumas sombras a uma distância de meio metro.

desenvolvimento físico do bebê

A criança gosta que chamem sua atenção com brinquedos de luzes e sons, devido ao fato de que isso a relaxa e diverte. Se começar a ficar inquieta, você pode falar com ela de forma carinhosa; é muito importante que ela sinta afeto e proteção para que sua segurança aumente.

O sono

Durante o primeiro mês de vida, o bebê passará pouquíssimo tempo acordado. Na maior parte do dia estará dormindo – aproximadamente entre 16 e 20 horas por dia – e acordará quase exclusivamente para comer. Além disso, é normal que enquanto dorme sua respiração seja barulhenta e irregular. Seu sono diurno pode ser interrompido de 2 a 3 horas para as mamadas.

A alimentação

Os pediatras costumam recomendar a lactação materna como único alimento para o bebê em seu primeiro mês de vida. Se, por alguma razão, a mãe não pode dar o peito ao recém nascido, ela pode dar mamadeira com um leite adequado para ele. Não é necessário administrar nenhum suplemento, salvo o que o pediatra indicar.

O vínculo materno

O bebê vai amar quando a mãe pegá-lo no colo. Quando o pegar, tenha muito cuidado e segure bem sua cabeça, já que ela é muito delicada. Você pode passear com ele por diversas áreas da casa para que ele possa ouvir sons diferentes. O bebê poderá reconhecer sua mamãe pelo cheiro e, ao estar em seus braços, escutará os sons de seu coração. Nesta etapa descobrirá que o choro será seu melhor recurso para conseguir atenção.

O peso do bebê

Durante a primeira semana de vida, o mais recomendável é que não demonstre muito crescimento. É normal que o bebê perca peso durante esse período e depois engorde de novo. No final da semana, provavelmente vai alcançar o mesmo peso de seu nascimento.

As marcas do nascimento

É muito normal que a cabeça e o nariz do bebê estejam achatados depois do nascimento, isso é uma das consequências de ter passado pela pelve durante o parto. Por sua vez, os olhos podem estar inchados e vermelhos, isso desaparecerá em questão de alguns dias. Você também vai observar como a cor da pele muda para uma cor mais natural.

desenvolvimento físico do bebê

Como desenvolver a motricidade fina do bebê?

Existe uma série de atividades durante o desenvolvimento físico do bebê que te ajudarão a aperfeiçoar a motricidade fina de seu filho dos 0 aos 4 meses. Isso está diretamente vinculado a sua coordenação braço – boca e olho – ouvido.

  • Permitir que o bebê leve à boca objetos que não representem perigo e os chupe.
  • De frente para a criança, sem cobrir seu campo visual, mova o rosto, falando em tons diferentes e emitindo diversos sons. Se ele parar de seguir o movimento do seu rosto, tente novamente chamar sua atenção.
  • Coloque seu dedo na palma da mão do bebê pra que ele o agarre e pressione.
  • Permita que o bebê toque seu rosto, cabelo, etc.
  • Quando a criança deixar um brinquedo cair de sua mão, lhe dê a oportunidade de recuperá-lo por si mesma.
  • Comece a roçar suavemente o dorso das mãos do bebê; quando as abrir, aproveite para estimular suas palmas com objetos que possa pressionar.

Como desenvolver a motricidade grossa do bebê

Também existem atividades para desenvolver a motricidade grossa da criança dos 0 aos 4 meses. Apresentamos algumas delas:

  • Vista o bebê de maneira confortável. Não o envolva muito para facilitar a liberdade de movimentos.
  • Acaricie suas pernas, braços, pés e mãos. Isso fará com que ele se mexa.
  • Mude a posição do bebê no berço e o balance suavemente.
  • Com uma mão nas panturrilhas e outra nos joelhos do bebê, induza lenta e suavemente que ele estique as perninhas até a posição horizontal. Vigie a posição de sua pelve. Toda a região lombar da criança deve se apoiar na superfície onde ela está deitada.
  • Permita que o bebê leve a mão à boca.

Durante o crescimento e desenvolvimento físico do bebê, ele vai experimentando diversas mudanças. É importante que você esteja atenta a cada uma delas e caso note algo estranho, consulte o pediatra.

Recomendados para você