Problemas comuns de casais: 5 deles!

6 de maio de 2019
Qualquer relacionamento de casal traz inconformidades. Portanto, neste artigo mostramos quais são os problemas mais comuns de casais e como você pode resolvê-los. 

Os problemas comuns de casais são frequentemente repetidos na maioria das casas. Se você tem um relacionamento de alguns meses ou anos, é provável que chegue a um ponto em que discutirá mais e que começará a questionar seu relacionamento.

Certamente, a vida em comum traz consigo alguns problemas. Há muitas questões que incomodam mais do que outras, como ciúme, dinheiro, rotina, infidelidade, família, declínio do desejo, etc. Mas você não deve se preocupar muito, já que todos os casais passam por isso e, consequentemente, é algo normal.

Pelo contrário, você deve ter em mente que em um relacionamento saudável, ambas as partes assumem a responsabilidade por suas ações e quaisquer problemas que surgirem, sem encontrar razões constantes para jogar a toalha.

Se houver um problema, deve haver também um desejo de ambos os lados de fazer o que for necessário para melhorar as coisas.

5 problemas comuns de casais

Aqui está uma lista de problemas comuns de relacionamento de curto e longo prazo. Tome nota e mantenha-os em mente para saber como lidar com eles quando necessário.

1. Divisão das tarefas

Nem sempre é fácil para os casais decidirem quem tira o lixo, limpa os pratos ou cuida de alguma outra tarefa. Mesmo pessoas que não estão em um relacionamento, mas compartilham uma propriedade, têm discordâncias sobre a distribuição de certas obrigações.

Da mesma forma, para evitar qualquer tipo de discussão ou mal-entendido, recomenda-se fazer uma lista de tarefas em que cada pessoa irá atribuir algumas responsabilidades que devem ser assumidas.

briga de casal

2. Problemas com dinheiro

Um dos problemas mais comuns para gerenciar em um relacionamento é o dinheiro. Ou seja, como gastá-lo e como economizar para as coisas que realmente importam. Portanto, conflitos sobre o uso correto ou incorreto do dinheiro são garantidos; já que é simbólico, o que mostra nossas necessidades emocionais.

Da mesma forma, equilibrar as realidades emocionais do dinheiro pode ser trabalhoso para qualquer casal, já que nossos sentimentos em relação ao dinheiro são muito pessoais.

Certamente, a maioria dos argumentos sobre dinheiro não é realmente financeiro. Portanto, recomendamos que você reserve algum tempo para ter uma conversa construtiva sobre esse assunto e discuta quaisquer problemas econômicos com seu parceiro.

Essa conversa permitirá que vocês priorizem as despesas e, em seguida, criem um plano de ação.

“O relacionamento entre marido e mulher deve ser o de dois melhores amigos.”

-BR Ambedkar-

3. Mal-entendido por ambas as partes

comunicação é uma via de mão dupla. Para quem se sente perdido no limbo toda vez que precisa falar com seu parceiro sobre algo pessoal, saiba que há mais de uma maneira de abordar um mesmo assunto.

Na maioria das discussões, uma das partes se sente incompreendida. Assimsugerimos que você diga ao seu parceiro como você realmente se sente. Se necessário, use metáforas e não se preocupe muito com o que acontecerá depois. Aprenda a se expressar, o resto virá automaticamente.

4. Muito tempo juntos

Se o seu parceiro é seu melhor amigo, então você está com sorte. É uma coisa maravilhosa compartilhar esse sentimento com seu parceiro e gostar de fazer muitas atividades juntos.

No entanto, nem tudo que reluz é ouro. As pessoas precisam de seus momentos de individualidade para crescer e se desenvolver, e o fato de estar em um relacionamento não significa parar de praticar hobbies ou perder amizades.

Se isso acontecer no seu relacionamento e você quiser resolver, recomendamos que reserve um tempo na sua agenda para ter o seu momento de desconexão. 

Por exemplo, você pode passear pela natureza, visitar velhos amigos, ir a um museu, etc. Estamos convencidos de que o fato de estar sozinho fará com que você tenha mais vontade de passar mais tempo com seu parceiro.

problemas sexuais no casamento

5. Problemas sexuais

A intimidade física é essencial em um relacionamento, mas também é a principal causa de um dos problemas conjugais mais comuns de todos os tempos: problemas sexuais.

De fato, problemas sexuais podem ocorrer em um relacionamento por várias razões. O problema sexual mais comum dentro de um casamento é a perda da libido.

Embora muitas pessoas tenham a impressão de que apenas mulheres têm problemas com a libido, os homens também podem passar pela mesma coisa. Em outros casos, problemas sexuais podem ocorrer devido às preferências sexuais de cada membro do casal.

Por fim, lembre-se de que as discussões têm uma solução através do diálogo, da paciência e da vontade de encontrar uma solução de ambos os lados. Não desanime! Com essas dicas simples, você será capaz de resolver os problemas comuns de casais.

  • Beck, A. T. (2009). Con el amor no basta: cómo superar malentendidos, resolver conflictos y enfrentarse a los problemas de pareja. Barcelona [etc]: Paidós, 2003 Barcelona [etc.]: Paidós, 2003.
  • Morfa, J. D. (2003). Prevención de los conflictos de pareja. Desclée de Brouwer.
  • Vargas, J., & Ibáñez, J. (2007). Solucionando los problemas de pareja y familia: fundamentos teóricos y alternativas de solución a los conflictos desde la perspectiva del vínculo. Editorial Pax México.
  • Willi, J. (1985). La pareja humana: relación y conflicto. Ediciones Morata.