4 problemas de disciplina em crianças e como solucioná-los

05 Novembro, 2020
Os problemas de disciplina em crianças enlouquecem muitos pais. Às vezes, os pequenos têm comportamentos que podem acabar com a sua paciência.

Os problemas de disciplina em crianças geralmente são muito frequentes. Às vezes, os pais se deparam comportamentos inadequados que podem acabar com a paciência. Nas linhas a seguir, veremos alguns desses problemas e como solucioná-los.

Saber lidar com o mau comportamento das crianças é essencial. A boa disciplina ajuda as crianças a administrar melhor a vida, atingir os seus objetivos e conviver adequadamente com as outras pessoas.

Problemas de disciplina em crianças e como solucioná-los

Muitos pais frequentemente vão a consultas ou pedem ajuda diante de certos comportamentos apresentados pelos seus filhos. Nas linhas a seguir, veremos alguns dos problemas de disciplina em crianças que ocorrem com mais frequência e o que pode ser feito diante deles.

problemas de disciplina em crianças e como solucioná-los

Meu filho não escuta e demora muito pelas manhãs para sair de casa e ir para a escola

Você tem que dizer milhares de vezes ao seu filho para se vestir e escovar os dentes para ir à escola ou a qualquer outro lugar, mas ele se distrai e não te ouve? Esse comportamento geralmente é comum em crianças em idade escolar, mas o que pode ser feito?

  • Juntos, vocês podem preparar, na noite anterior, a roupa para o dia seguinte e o que mais for necessário, para não perder tempo.
  • Vocês podem fazer uma lista juntos contendo tudo o que ele tem que fazer pela manhã antes de sair. Se ele for pequeno e ainda não souber ler, você pode usar desenhos para mostrar os passos a serem seguidos para que ele não se esqueça de nada.
  • Não o repreenda. Deixe que as consequências surjam naturalmente. Se ele não tiver terminado de se vestir, diga que ele terá que se vestir no carro então. Assim, ele vai perceber que terá que se apressar, caso contrário terá que ir para a aula de pijama.
  • Programe um alarme para indicar quanto tempo ele tem para fazer as tarefas e se certifique de que tenha tempo para fazê-las.

Meu filho está me desafiando constantemente

Seu filho é desafiador e, por mais que você peça a ele para não fazer uma determinada coisa, ele continua fazendo. Por exemplo, ele pega um brinquedo e o atira contra os móveis, mesmo que você peça a ele, ativa e passivamente, para não fazer isso. Além disso, se você o impedir, ele começa a fazer birra. Quais são as soluções nesse caso?

  • Dê a ele opções sobre o que ele pode fazer. Por exemplo, se ele quiser jogar alguma coisa, diga que vocês podem ir para o jardim ou para o parque jogar bola, mas que ele não deve jogar os brinquedos dentro de casa. Sempre use um tom firme, porém calmo.
  • Se ele continuar a ignorar, explique que isso terá consequências“Se você jogar o brinquedo, vou guardá-lo”. E , se ele jogar de novo, recolha-o imediatamente, para que a conexão seja estabelecida. Mesmo que ele implore, não volte atrás.
  • Converse com o seu filho sempre com respeito e empatia.
  • Se ele fizer birra, abrace-o e console-o até que ele se acalme.

Meu filho é muito briguento

Algumas crianças começam a bater quando não conseguem o que querem. Se outra criança tira um brinquedo dela, ela bate. Se os pais estão contra ela, também bate neles. A partir dos 6 anos, a criança já tem força suficiente para machucar, e isso é motivo de grande preocupação para os pais. O que pode ser feito?

problemas de disciplina em crianças e como solucioná-los

Meu filho é muito contestador

Toda vez que você tenta disciplinar a criança, ela insulta e ri de você. Além disso, isso acontece não apenas em casa, pois, em algumas ocasiões, ela já falou de forma grosseira com a professora porque não gostou das atividades que estava fazendo. Quais são as soluções para esse comportamento?

  • Quando estiver com ela e algum desses episódios ocorrer, você deve dizer imediatamente: “Não é certo insultar, nem a mim nem a qualquer outra pessoa. Esse comportamento é intolerável”.
  • Mantenha a calma e seja firme, tanto com a sua voz quanto com a sua linguagem corporal. Não se irrite e não fale com ela até que ela pare de falar dessa forma. “Se você falar assim comigo, eu não vou responder. Só quando você falar de maneira respeitosa é que nós vamos conversar”.
  • Se ela continuar a faltar com o respeito, diga que haverá consequências e seja firme, sem voltar atrás.
  • Sempre que ela se dirigir a você ou a qualquer outra pessoa de maneira respeitosa, elogie e reforce esse comportamento positivo.

Os problemas de disciplina em crianças…

Esses são alguns dos problemas de disciplina em crianças que, como pais, podemos encontrar com mais frequência. Assim, você pode utilizar qualquer uma das soluções que propomos para descobrir a que melhor se adapta ao seu filho.

Se esses comportamentos persistirem e você tiver muita dificuldade para controlá-los, é recomendável consultar um profissional para que ele te oriente de forma personalizada sobre o que fazer diante dessa situação com o seu filho.