A importância da rotina antes de dormir

4 de outubro de 2019
Muitas vezes, as crianças não gostam da hora de ir dormir. Criar uma rotina a seguir todas as noites pode ser uma solução para esse problema.

Por vezes, a hora de ir dormir parece mais uma guerra ou uma briga pelo poder do que o momento agradável que todos gostaríamos de compartilhar com nossos filhos. Repetir com eles todos os dias uma rotina antes de dormir vai tornar esse processo mais fácil e mais prazeroso para todos.

Não quero ir dormir

São muitas as crianças que não gostam do momento de ir para a cama por diversos motivos. Dessa forma, elas resistem e adiam esse momento o máximo possível. Muitas vezes, os pequenos acabam com a nossa paciência e os nossos recursos para fazê-los ter juízo.

Para muitas crianças, o medo é o motivo principal para resistência no momento de ir dormir. À noite, os pequenos ficam sozinhos, no escuro e é possível que tenham medos e fantasias sobre vários perigos.

Em outros casos, é o excesso de atividade que se tornar um empecilho para que tudo flua adequadamente. As crianças são, por natureza, ativas, enérgicas e exploradoras. Divertem-se ao se movimentar, fazendo descobertas e atividades variadas. Pode ser que para elas não seja algo fácil tentar relaxar e interromper esse fluxo de atividade.

rotina antes de dormir

Também é possível que a criança passe o dia todo sem ver um ou ambos os pais devido aos horários de trabalho. Devido a isso, sente vontade de passar tempo com eles e se nega a se separar tão rapidamente.

Considerações prévias

Há algumas orientações básicas que podemos seguir para ajudar nossos filhos a desenvolver bons hábitos de sono.

  • O principal é determina um horário para se deitar. Para isso, devemos levar em consideração quantas horas uma criança precisa dormir dependendo de sua idade.
  • Tente fazer com que os momentos prévios ao horário de ir para cama sejam relaxantes e tranquilos. A este respeito, é benéfico eliminar o uso de qualquer tipo de tela pelo menos uma hora antes de se deitar.
  • Evite deixar seu filho relacionar o fato de ir para cama com algo negativo. Nunca o mande dormir como um castigo por mal comportamento.
  • Avise-o com certa antecedência (aproximadamente 15 minutos) de que a hora de ir para a cama está chegando. Assim, a criança poderá terminar o que estiver fazendo sem que seja uma mudança abrupta.

Crie uma rotina antes de dormir

Ter uma série de atividades a realizar que se repetem da mesma forma dia após dia ajuda as crianças a desenvolver a sensação de continuidade e estabilidade em sua vida. Além disso, isso as ajuda a integrar essa sequência como um hábito de forma natural.

Os pontos-chave indispensáveis que qualquer rotina antes de dormir deve ter são, principalmente:

  1. Manter o mesmo horário para se deitar e se levantar todos os dias.
  2. Integrar à rotina as obrigações da criança, como lavar as mãos, escovar os dentes ou preparar a mochila e as roupas para o dia seguinte.
  3. Realizar atividades tranquilas e propícias para conciliar o sono.
  4. Incluir o contato físico e a companhia dos pais.

Assim, a primeira coisa que devemos fazer é prestar atenção ao local onde a criança vai dormir. Luz tênue, temperatura média, música suave e odor agradável constituem uma boa combinação.

Atividades para nossa rotina antes de dormir

A seguir, vamos selecionar as atividades que serão incluídas em nossa rotina. Além das tarefas obrigatórias, como escovar os dentes, vamos propor algumas atividades tranquilas para realizar na companhia dos seus filhos todas as noites.

rotina antes de dormir

  • Ler histórias. Todo mundo sabe que as crianças adoram ouvir histórias. Elas permitem que sua imaginação ganhe asas e, além disso, fazem com que se sintam valiosas e importantes, dado que nesse momento recebem toda a atenção. É uma atividade muito recomendada para esse momento, independente de ser você ou a criança que lê as histórias.
  • Estimular o pensamento positivo. Tanto para combater possíveis medos como para ajudar a criança a desenvolver uma mentalidade otimista, é aconselhável dedicar esses últimos momentos do dia a compartilhar todas as coisas boas que aconteceram. Ou também podemos brincar de imaginar coisas bonitas juntos.
  • Ajudar a diminuir a ativação. Se seu filho tem dificuldade para se tranquilizar nesses momentos, algumas técnicas simples de relaxamento podem ajudar a diminuir sua energia.
    • Para isso, você pode fazer carinho com as mãos em seu cabelo enquanto canta uma melodia tranquila, por exemplo.
    • Ou também pode pedir à criança para que, com os olhos fechados, imagine uma escada pela qual vai descendo degrau por degrau (com sua voz como guia).
    • Ao final dessa escada, você deve descrever um quarto cheio de almofadas macias e confortáveis nas quais a criança poderá dormir profundamente.