O que fazer quando o meu bebê não para de chorar?

15 de fevereiro de 2020
Se você está preocupada com o choro do seu filho e não sabe como acalmá-lo, é provável que você se sinta um pouco frustrada. Você não é a única a se perguntar o que fazer quando um bebê não para de chorar. Por isso, vamos te ajudar a reverter a situação.

O choro de uma criança pode acontecer por causa de diferentes razões, desde fome até caprichos, passando por problemas digestivos e sono. Muitas mulheres se perguntam “O que fazer quando o meu bebê não para de chorar?”. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para acalmá-lo.

O que fazer quando o meu bebê não para de chorar: recomendações

A maneira como as crianças pequenas se expressam é por meio do choro.Pode ser que estejam com sono ou com fome, com a fralda suja, com dor de estômago ou que queiram ser carregadas no colo. Elas sempre têm um motivo para chorar e deixar os pais desesperados.

Diante da clássica dúvida quanto ao que fazer quando o bebê não para de chorar, é aconselhável prestar atenção a estas dicas muito eficazes:

1. Balance o bebê

Não há nada mais gostoso para uma criança do que estar nos braços da sua mãe. Quando ela o pega no colo, embala, canta ou simplesmente conversa com ele, o bebê se acalma como se fosse um passe de mágica. Mas, para que essa técnica funcione, é muito importante que a mãe esteja calma, pois é assim que ela transmite tranquilidade ao filho.

Se os pais não estiverem relaxados, então o colo de outras pessoas sempre pode ser útil, seja dos avós, tios, padrinhos ou amigos da família. Às vezes, essa mudança é muito boa para as crianças… E também é um alívio para os pais!

2. Saia para um passeio

Não precisa ir longe de casa… Você pode até mesmo passear dentro de casaSeja no seu colo ou no carrinho, o movimento de vaivém fará com que o bebê se acalme. Alguns pais optam por colocá-lo no canguru ou, em casos mais extremos, sentá-lo na cadeirinha do carro e sair para dar algumas voltas no quarteirão.

Há também exemplos de bebês que se acalmam simplesmente por serem colocados no banco de trás do carro e ligar o motor. Eles não sabem a diferença entre ficar estacionado ou andar por ruas e avenidas!

meu bebê não para de chorar

3. Faça massagem

Quando os bebês são muito pequenos e choram inconsolavelmente, pode ser por causa das famosas ‘cólicas’, aquelas dores de estômago muito fortes que podem ser acompanhadas por vômitos, diarreia e gases.

Nesse caso, recomendamos que você faça massagens muito suaves na barriga ou nas costas. Um carinho após o banho, usando um óleo ou um creme neutro – previamente aquecido pelas nossas mãos – e adeus ao desconforto estomacal e intestinal.

Além disso, será um belo momento entre mãe e filho, porque as massagens são uma perfeita demonstração de amor. Elas podem servir até mesmo caso a criança esteja com problemas para adormecer, pois isso fará com que ela relaxe ainda mais.

4. O som dos eletrodomésticos

Embora possa parecer estranho para você, mais de uma mãe que se perguntou “o que fazer quando meu bebê não para de chorar” já usou essa técnica.

Você pode colocar o bebê perto da máquina de lavar ou aproveitar para passar o aspirador de pó no seu quarto. O som de ambos os aparelhos tem efeitos calmantes, mas não se sabe muito bem o porquê. Além disso, você também terá a oportunidade de limpar um pouco a casa. Melhor impossível!

“Não há nada mais gostoso para uma criança do que estar nos braços da sua mãe. Quando ela o pega no colo, embala, canta ou simplesmente conversa com ele, o bebê se acalma como se fosse um passe de mágica”.

5. Coloque música ou cante

Se a ideia da lavadora de roupas não te convence ou se ela não tiver funcionado com o seu filho, você pode escolher outra opção um pouco mais tradicional.

Por exemplo, caso você tenha colocado músicas desde que ele estava na sua barriga, talvez você possa usar as mesmas melodias para acalmá-lo. A criança se lembrará das músicas que ouvia antes de nascer e, assim, vai se acalmar.

6. Tire a roupa dele

Às vezes, os bebês choram porque estão com muito calor ou porque estão se sentindo desconfortáveis ​​com tantas roupas. Se for verão, você pode tirar todas as roupas, incluindo a fralda, e permitir que ele se mova ‘à vontade’ durante alguns minutos.

No inverno, talvez seja conveniente usar roupas menos apertadas que permitam uma maior amplitude de movimentos, mas sem que ele fique desagasalhado.

7. Dê o peito

Essa é a técnica que sempre funciona, ou pelo menos na maioria dos casos. Mesmo quando o bebê não está com fome, ele vai quer ficar no colo da mãe.Além disso, o movimento de sucção é um tranquilizante natural muito eficaz.

Se você já tiver tentado todas as técnicas possíveis e impossíveis, mas o bebê ainda estiver chorando, então é preciso levá-lo ao pediatrapara que ele seja examinado. Talvez ele esteja sentindo alguma dor que você não consegue identificar. Caso contrário, esses truques certamente podem te salvar em mais de uma ocasião.