Como e por que promover uma mentalidade empreendedora nas crianças

A mentalidade empreendedora pode ajudar seu filho a se conhecer melhor, a valorizar suas qualidades e a lutar por seus próprios objetivos. Se você quiser ajudá-lo a promover essa atitude, confira aqui como fazer isso.
Como e por que promover uma mentalidade empreendedora nas crianças
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 19 maio, 2023

Quando pensamos em uma pessoa com mentalidade empreendedora, imaginamos um adulto administrando seu próprio negócio. Mas essa qualidade também pode ser positiva para se desenvolver já nos anos da infância. Essa atitude pode abrir muitas portas para os seus filhos, não só a nível profissional, mas também no das relações sociais e do crescimento pessoal. Portanto, queremos mostrar a você como promover uma mentalidade empreendedora nas crianças.

A verdade é que muitos pais podem não se sentir capazes de transmitir essa mensagem. Tradicionalmente, as pessoas são treinadas para serem bons funcionários, para fazer parte de empresas em empregos estáveis e subalternos. E as qualidades exigidas para esse objetivo são diametralmente opostas às necessárias para um empreendedor.

No entanto, nunca é tarde para aprender e fazer uma mudança de mentalidade. Principalmente se levarmos em conta que, no mundo mutável e incerto de hoje, as crianças precisam de originalidade e iniciativa para progredir. Se você está disposta a acompanhar esse aprendizado em seus filhos, confira algumas dicas para isso.

Por que promover uma mentalidade empreendedora nas crianças?

Antes de passarmos às orientações a seguir, queremos partilhar algumas das razões pelas quais vale a pena incutir essa atitude nas crianças. Elas podem realmente se beneficiar muito no presente e no futuro ao desenvolver um espírito empreendedor.

Aprender a criar suas próprias oportunidades

Desde cedo, as crianças estão acostumadas a se adaptar às possibilidades que os outros lhes oferecem. Os adultos marcam uma série limitada de caminhos a seguir e esperam que os pequenos se adaptem a eles. No entanto, a mentalidade empreendedora os ajuda a enxergar além, a não se limitar ao que os outros lhe impõem e a projetar sua própria vida. Dessa forma, eles entendem que existem mais possibilidades do que aquelas que são percebidas a olho nu.

As crianças com mentalidade empreendedora desenvolvem iniciativa, motivação e confiança e não se contentam apenas com o que os outros lhes dizem.

Melhorar a autoconsciência

A atitude empreendedora implica colocar-se como base para as decisões que são tomadas. Assim, as crianças conseguem saber do que gostam, o que lhes interessa e do que precisam. Dessa forma, elas aprendem quais ambientes e atividades são mais propícios e podem se concentrar neles. Por exemplo, podem entender qual estilo de estudo se adapta melhor à sua personalidade ou quais atividades extracurriculares atendem aos seus desejos e expectativas.

Essa capacidade de entender a si mesmas e valorizar suas necessidades e preferências as ajudará a se sentirem mais satisfeitas e mais bem-sucedidas do que se apenas seguissem os padrões estabelecidos de fora.

Desenvolver liderança e perseverança

Empreender implica saber organizar tempo e recursos para atingir um objetivo. Isso requer planejamento, análise e uma boa capacidade de monitorar suas próprias ações para saber se você está no caminho certo. Além disso, aumenta a perseverança, a resistência e a tolerância à frustração. Todas essas qualidades são realmente úteis para os pequenos em várias áreas de suas vidas.

Viver com propósito

A maneira mais direta de alcançar o sucesso e a felicidade é viver com propósito. Para as crianças, saber no que elas são boas e poder trabalhar nisso é um grande presente. Assim, a mentalidade empreendedora as ajuda a saber que sua voz e opinião são valiosas, que elas têm algo a contribuir para o mundo e que podem se divertir enquanto desenvolvem esse dom ou interesse.

Forjar sua própria visão de sucesso

Essa atitude ajuda as crianças a entenderem que suas notas não definem seu valor. Assim, elas entendem que cada pessoa pode ter sua visão de sucesso e se empenham em realizar a sua.

Crianças empreendedoras forjam sua própria visão de sucesso. Assim, procuram fazer o que as deixa felizes e lhes permite crescer e se desenvolver sem se comparar com os outros.

Aprenda a estimular uma mentalidade empreendedora nas crianças

Como você pode ver, os benefícios são inúmeros. Então, se você quer ajudar seu filho a criar essa mentalidade, aqui vão algumas dicas para colocar em prática:

  • Permita que a criança seja quem ela é e aceite-a incondicionalmente. Não espere que ela se ajuste ou se adapte ao que é considerado normal. Ao contrário, ajude-a a identificar suas qualidades e virtudes.
  • Dê espaço à sua voz e opinião. Em vez de implementar um estilo parental autoritário, opte pelo diálogo e um estilo democrático. Deixe seu filho se expressar, contribuir, escolher e decidir. Incentive-o a ter seus próprios critérios e não apenas ser obediente.
  • Ajude-o a desenvolver autoconfiança. A superproteção é a pior inimiga da atitude empreendedora, pois faz com que as crianças acreditem que não são capazes de se defender sozinhas. Portanto, atribua responsabilidades ao seu filho e ofereça-lhe tarefas nas quais ele poderá obter conquistas se investir esforço. Isso aumentará sua autoestima e sua determinação.
  • Promova uma mentalidade de crescimento, que se baseia no fato de que qualidades e habilidades não são fixas e podem melhorar se nos dedicarmos a isso. Coloque ênfase no esforço e não tanto no resultado. Observou-se que isso incentiva as crianças a enfrentarem desafios com mais coragem.
  • Ensine sobre inteligência financeira. Mostre como administrar o dinheiro, como economizar, investir e compartilhar. Oferecer uma mesada semanal pode ser uma boa alternativa.
  • Envolva a criança em projetos de seu interesse. Isso permitirá que ela pratique suas habilidades organizacionais, liderança e resiliência. Essa atividade pode variar desde a criação da decoração do próprio quarto em conjunto até à criação de um pequeno negócio para oferecer a familiares e amigos.
  • Certifique-se de expor a criança a referências de qualidade. Ou seja, pessoas que amam a sua profissão e que alcançaram o sucesso graças à sua atitude e mentalidade. Podem ser pessoas do seu ambiente imediato, celebridades ou grandes personalidades da história.

A mentalidade empreendedora vai além da escola

Embora cada vez mais escolas estejam recorrendo a metodologias alternativas e adequadas para crianças, a maioria ainda usa métodos ultrapassados. Estes procuram homogeneizar todas as crianças sob um papel passivo. Por isso, é importante que as famílias tomem medidas para desenvolver a mentalidade empreendedora nas crianças.

Para além da aplicação das orientações acima, existem workshops, programas e formações especialmente concebidos para crianças e jovens que procuram promover essa iniciativa. E essa pode ser uma ótima opção complementar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • García A. (2016) ¡No me sale!… ¡Todavía! Mentalidad de cambio vs mentalidad fija. El poder de creer que podemos mejorar.  En: ¿Cómo podemos transformar nuestras escuelas? Estrategias para fomentar la autorregulación en la escuela primaria, 55-60.
  • Simón, J. D. (2015). Pueden los niños adquirir y aplicar conocimientos de emprendimiento?. El caso del subprograma, mi primer empresa:“emprender jugando. Nova scientia7(15), 389-415.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.