Quais vitaminas devo tomar regularmente durante a gravidez?

29 de março de 2019
Saber quais vitaminas é necessário tomar durante a gravidez é muito importante, pois elas têm um papel essencial no desenvolvimento normal do bebê. Para obter os níveis necessários de vitaminas, não basta ter uma dieta saudável e equilibrada.

Os suplementos vitamínicos consumidos durante a gestação também são conhecidos como vitaminas pré-natais. Elas podem ser encontradas em diferentes apresentações e devem ser tomadas diariamente a partir do momento em que se tem conhecimento da gravidez.

No entanto, é natural que você se pergunte “quais vitaminas eu devo tomar durante a gravidez?”.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as vitaminas e os mineiras que as grávidas devem tomar e para que eles servem. Preste atenção para estar atenta à importância de cada um desses elementos.

Quando é preciso tomar vitaminas pré-natais?

Se você pensa em engravidar, ingerir iodo e ácido fólico antes do período de gestação vai te garantir obter as reservas adequadas. Além disso, se você tem algum problema de saúde, tal como anemia ou desnutrição, vai precisar de uma dose extra de vitaminas e minerais.

Se você já está grávida, é especialmente importante tomar diariamente um complexo vitamínico. Naturalmente, isso sempre deve ser feito com prévia indicação do médico.

Como consumir as vitaminas durante a gravidez

Você não deve deixar passar um dia sequer sem ingerir vitaminas, pois isso pode afetar o desenvolvimento ideal do bebê.

Aconselha-se ingeri-las pela manhã, acompanhadas de um suco de laranja ou outra fruta cítrica para ajudar na sua absorção. Além disso, se você notar certa intolerância no estômago, tente ingeri-las junto com a comida.

Como já afirmamos, é essencial se consultar com o médico para que ele possa prescrever a quantidade e os horários nos quais você deve ingerir as vitaminas. Evite a automedicação, pois você pode colocar em perigo não só a sua saúde, mas a do seu bebê também.

Quais vitaminas devo tomar regularmente durante a gravidez?

Saber quais vitaminas tomar durante a gravidez ajudará a evitar certas deficiências. Além disso, se você segue uma dieta vegana, é intolerante à lactose, tem alguma doença crônica ou tem uma gravidez múltipla, deve se certificar de ingerir as seguintes vitaminas:

Ácido fólico

Esse nutriente, também chamado de vitamina B9, diminui o risco de malformações, como os defeitos na medula espinhal. Da mesma forma, ajuda a construir as células do bebê e evitar problemas no cérebro.

Além disso, tem a capacidade de proteger a gestante contra o câncer e prevenir um tipo de anemia muito debilitante.

quais vitaminas tomar durante a gravidez

Vitamina A

Essa vitamina, essencial para a formação do bebê, ajuda a desenvolver adequadamente os tecidos como a pele e as mucosas.

Ao mesmo tempo, fortalece os ossos e desempenha funções importantes na visão, no sistema imunológico e no sistema nervoso. Para uma melhor absorção, recomenda-se ingeri-la com as vitaminas C e B.

Vitamina B

O grupo de vitaminas B, como B2, B6 e B12, são excelentes para o normal desenvolvimento dos processos que ocorrem durante a gravidez. Além disso, ajudam a reduzir as náuseas e diminuem o inchaço do corpo.

Se você tem algum problema de saúde, tais como anemia ou desnutrição, vai precisar de uma dose extra de vitaminas e minerais.

Vitamina C

Ideal para mães que têm problemas com o fator Rh. Essa vitamina age como um antioxidante natural, aumenta a imunidade e ajuda a prevenir infecções.

Por outro lado, contribui na absorção do ferro pelo organismo. Também ajuda na produção de colágeno e, consequentemente, previne as desagradáveis estrias.

Vitamina D

Essa vitamina contribui para a formação dos dentes. Ao mesmo tempo, também positiva para a absorção do cálcio pelo corpo e, assim, ajuda na mineralização dos ossos.

Vitamina E

Essa vitamina é importante porque favorece o tônus muscular da grávida e colabora na formação de todos os tecidos. Além disso, é benéfica para o sistema imunológico da futura mamãe.

Ferro

Como o volume de sangue aumenta durante a gravidez, é necessário ingerir uma quantidade extra desse mineral.

O ferro contribui para a produção dos glóbulos vermelhos de que o feto precisa e ajuda a prevenir a anemia. Ao mesmo tempo, reduz o risco de um nascimento prematuro e fortalece os músculos da grávida.

Cálcio

O cálcio é imprescindível durante a gestação, pois é utilizado para fortalecer os ossos e os dentes da mãe. Por outro lado, também é utilizado para a formação dos ossos e dentes do bebê, incluindo seus músculos e seu sistema nervoso.

quais vitaminas tomar durante a gravidez

Iodo

Esse mineral é necessário para o metabolismo das células e para o correto funcionamento da glândula tireoide. Além disso, ajuda na formação do sistema nervoso, no desenvolvimento dos órgãos e na capacidade intelectual do bebê.

Magnésio

Se você tem cãibras musculares ou formigamentos, recomenda-se a ingestão de magnésio. A razão é que esse mineral contribui enormemente para o funcionamento dos músculos. Além disso, seus níveis diminuem no organismo durante a gravidez.

Por tudo isso, saber quais vitaminas tomar durante a gravidez vai ser útil antes, durante e depois do período de gestação. Dessa maneira, você não vai desenvolver carência de nenhuma das vitaminas acima mencionadas.

Além de serem essenciais ao seu organismo, a deficiência de alguma delas pode fazer com que você se sinta propensa à irritabilidade ou ao cansaço. Inclusive, também pode ocorrer o aumento do risco de contrair infecções vaginais.