Que tipo de roupa um recém-nascido precisa vestir no verão?

01 Maio, 2018
Para os pais de primeira viagem, as roupas do bebê podem gerar preocupação e muitas dúvidas. Com que tipo de roupa tenho que vestir o bebê quando chegam as altas temperaturas?

Quando chegam as altas temperaturas e o verão, costumamos diminuir a quantidade de roupas que vestimos e desfrutar dos dias de sol. Contudo, isso também vale no caso dos bebês? Que tipo de roupa um recém-nascido precisa vestir no verão?

Diferentemente da crença geral, os bebês devem sempre ficar bem agasalhados, não importa se é verão ou inverno. A vestimenta que escolhemos deve cuidar da pele e de sua temperatura corporal, sobretudo no caso dos recém-nascidos.

O material da roupa é outro aspecto que não podemos ignorar. Algumas texturas ou materiais sintéticos podem causar alergias ou vermelhidão da pele; esse tipo de reação ocorre com frequência durante o verão, resultado do calor.

Que tipo de roupa um recém-nascido precisa vestir no verão?

Os recém-nascidos não percebem as temperaturas como as crianças mais velhas ou os adultos; eles são muito mais sensíveis às mudanças de temperatura. Enquanto para o resto das pessoas pode estar um clima quente, para os bebês pode estar fresco ou, até mesmo, frio.

Por essa razão, o mais importante na roupa de um bebê é manter agasalhados a cabeça e os pés; na verdade, é através dessas áreas que eles regulam a temperatura corporal. Uma brisa fresca para um recém-nascido pouco agasalhado pode ser causadora de um resfriado precoce.

bebê de seis meses

Quando o bebê está para chegar

Organizar o vestuário do bebê pode ser uma experiência angustiante para os pais, sobretudo quando são pais de primeira viagem. Isso porque devem escolher entre muitos tipos de roupa e decidir o que realmente será necessário.

Não importa a estação do ano, entre a roupa do bebê não devem faltar as camisetas internas; deve-se considerar, pelo menos, duas ou três trocas diárias, prevendo qualquer imprevisto. Na hora de dormir, é preferível vestir o bebê com roupas confortáveis e quentes, no lugar de bordados.

Quando o bebê já nasceu

No verão, devem prevalecer o uso de roupas de algodão. Os pés e a cabeça devem ficar cobertos por gorros e meias. Da mesma maneira, é recomendável agasalhá-los com mantas de algodão leve.

Não se aconselha o uso de lã ou tecidos porque podem gerar mais calor do que o comum. Inclusive à noite, é preferível regular a temperatura do ar condicionado e vestir o bebê com pijamas de algodão. Além disso, é preciso proteger o peito com camisetas e também a cabeça e os pés.

“Os pais precisam saber que roupa um recém-nascido precisa vestir no verão para cuidar da sua temperatura corporal”

Algumas recomendações sobre que tipo de roupa um recém-nascido precisa vestir no verão

  • Selecionar uma roupa fabricada com material de qualidade. Entre escolher quantidade e qualidade, é preferível a qualidade. A pele dos bebês é muito sensível nos primeiros anos de vida, por isso deve-se escolher tecidos que não provoquem atrito com pele.
  • O algodão é o mais aconselhável. Trata-se de um tecido macio e que permite ao bebê transpirar sem problema. O ideal é escolher roupas fabricadas 100% com algodão.
  • Evitar tamanhos muito apertados. As roupas muito apertadas no verão podem deixar o bebê com calor e provocar brotoeja. Por isso, recomenda-se usar roupa dois tamanhos maiores do que o tamanho do bebê.
  • Esquecer os acessórios por um momento. Embora seja tentador vestir os pequenos com sapatos e laços, é melhor esperar um pouco. Para muitos bebês é difícil se acostumar em vestir roupa, por isso os acessórios podem incomodá-los mais.
  • Mantê-los aquecidos. Um bebê deve sempre se sentir aquecido na hora do contato, sem que fique suado ou ruborizado. Nesses casos, deve-se agasalhá-los por alguns minutos ou dar um pouco de leite materno para que se refresquem.
roupas de bebê para levar para o hospital

Atividades de verão para recém-nascidos

Durante seus primeiros dias, os recém-nascidos exigem muitos cuidados. Isso porque estão formando seus anticorpos. Por essa razão, os especialistas recomendam que fiquem em casa, pelo menos, nos primeiros 28 dias após o nascimento.

Depois desse tempo, o bebê poderá visitar os parques ensolarados seguindo as recomendações do médico. Não se deve esquecer de proteger a cabeça e as extremidades dos pequenos. Além disso, é importante mantê-los hidratados com leite materno e longe da exposição direta ao sol.