Quando a criança deve começar a tomar banho sozinha?

22 de março de 2019
Até os sete ou oito anos de idade, é normal que os pais ajudem as crianças na hora de tomar banho. Dependendo da maturidade e do grau de responsabilidade de cada criança, ela pode começar a tomar banho sozinha.

A hora do banho é um momento que faz parte do dia a dia. À medida que crescem, as crianças devem começar a se acostumar a fazer essa atividade sozinhas. Claro que, quando ainda são muito pequenas, a higiene delas é responsabilidade dos pais. Mas, com o tempo, os pais se perguntam: quando a criança deve começar a tomar banho sozinha?

Quando a criança deve tomar banho sozinha?

Quando os filhos ainda são bebês, o momento do banho é um dos mais esperados pelos pais. À medida que crescem, é importante que os pais incentivem a autonomia das crianças até que elas sejam capazes de tomar banho sozinha.

A verdade é que não há uma idade exata que estabeleça quando a criança deve começar a tomar banho sozinha. Cada uma é diferente, e assim, o seu grau de desenvolvimento e maturidade também é.

Com que idade se começa a incentivar o banho por conta própria?

A fase entre três e quatro anos é o momento em que os pais podem começar a ensinar o uso da esponja.

Também recomenda-se aproveitar essa oportunidade para ensinar às crianças as noções básicas de anatomia, como, por exemplo, nomear as partes do corpo que são ensaboadas. Claro, tudo isso sob a supervisão de adultos.

É importante que a iniciativa nasça das crianças. Os pais podem ajudar nessa adaptação começando a tirar os brinquedos que elas trazem para a hora do banho.

Dessa forma, a brincadeira será precisamente o ato de tomar banho. Para lavar os cabelos e as partes mais delicadas, as crianças ainda vão precisar da supervisão dos pais por mais alguns anos.

Deixar a criança tomar banho sozinha dependerá do seu grau de maturidade.

O momento do banho completamente sozinho chega alguns anos depois. Entre sete e oito anos, a maioria das crianças já consegue se banhar completamente sozinha.

No caso de algumas crianças, pode ser que nessa idade os adultos ainda tenham que ajudar para que se lavem de maneira adequada. No entanto, a partir dos 10 anos, todas as crianças já têm capacidade suficiente para tomar banho sozinhas.

A importância da hora do banho

A hora do banho envolve muito mais questões do que o simples fato de se limpar. É importante que os pais não só ensinem as crianças a se lavar, mas também a ser responsável e recolher as próprias coisas após o banho. Ou seja, deixar o banheiro em ordem depois de tomar banho e colocar a roupa suja no lugar apropriado.

Muitos pais reclamam do desastre que as crianças deixam após tomar banho. Portanto, é importante acostumar desde cedo a colocar as coisas no lugar, passar rodo se for preciso, e deixar tudo em ordem.

Além disso, é fundamental ensinar às crianças a fazer o uso responsável da água. Apesar de ser um recurso renovável, a água é um elemento essencial e está cada vez mais escassa nos dias de hoje. Aprender a cuidar e não desperdiçar é um valor que vai ter muita importância ao longo de sua vida.

A maioria das crianças entre os sete e oito anos pode tomar banho completamente sozinha.

A segurança no banheiro

A segurança no banheiro é um aspecto que preocupa a maioria dos pais quando os filhos começam a ficar mais independentes. Aqui estão alguns conselhos para ter em mente quando a criança toma banho sozinha:

  • Deixe a porta do banheiro entreaberta. Dessa forma, se a criança precisar de algo pode chamar os pais para qualquer coisa. Além disso, recomenda-se que os pais deem uma olhada para ver se está tudo bem a cada três ou quatro minutos.
  • Não se esqueça do tapete fora do box. Isso pode evitar qualquer escorregão ou acidente quando sair do chuveiro. Para maior tranquilidade, sugira à criança que quando terminar chame os pais para ajudar a se secar bem antes de sair andando pela casa.
A criança deve tomar banho sozinha quando chegar a idade certa

  • Outros elementos úteis na hora do banho são as barras e os tapetes antiderrapantes. Eles vão oferecer maior segurança para a criança na hora em que estiver se ensaboando e se lavando.
  • Previna qualquer tipo de queimaduras. Regular a temperatura da água adequadamente é a primeira coisa que você deve fazer. Além disso, mantenha fora do alcance dos pequenos qualquer objeto perigoso como: secador de cabelo, navalha, lâminas e tesouras.

Como podemos ver, o momento do banho das crianças não depende de uma questão de idade. Depende também da decisão dos pais de incentivar, mais cedo ou mais tarde, de acordo com cada criança.

No final, o próprio desenvolvimento do pequeno é que vai acabar decidindo naturalmente quando a criança deve começar a tomar banho sozinha.