Quando devemos trocar a fralda do bebê?

· 8 de março de 2019
Quando devemos trocar a fralda do bebê é uma pergunta que muitos pais se fazem, principalmente se forem pais de primeira viagem. A resposta depende de muitos fatores que vamos mencionar e explicar a seguir.

Idealmente, o bebê deve estar confortável e seco em todos os momentos. Portanto, é necessário saber quando devemos trocar a fralda do bebê.

Este é um tema interessante porque os recém-nascidos urinam cerca de vinte vezes por dia, de tal forma que a troca deve ser feita de forma equilibrada para que ele não passe muito tempo com uma fralda molhada e, ao mesmo tempo, para que você não troque o bebê muito rapidamente.

Em que momento devemos trocar a fralda do bebê?

Algo que todos devem entender claramente é que é necessário trocar a fralda da criança imediatamente depois que ela evacuar. Inclusive, às vezes, os pequenos voltam a defecar assim que você termina de trocar a fralda. Geralmente, isso acontece após a amamentação.

Em contrapartida, saber quando devemos trocar a fralda do bebê depois de ele ter urinado é difícil de calcular porque cada criança tem o seu próprio ritmo. Geralmente, os bebês urinam muito, principalmente durante a mamada.

O mais aconselhável é estabelecer um momento fixo para trocá-los, que pode ser antes ou depois de alimentá-los.

Além disso, é necessário colocar uma fralda limpa antes de colocar o bebê para dormir, a fim de evitar o acúmulo excessivo de líquido enquanto ele dorme. Se você for sair de casa, tente sair com a fralda limpa. Dessa forma, você vai evitar ter que trocá-lo na rua.

Caso o seu bebê sofra de refluxo ou regurgitação após a mamada, é conveniente trocá-lo antes. Assim, você pode impedir que ele vomite a comida que acabou de ser ingerida por estar deitado após a mamada.

Trocar a fralda de acordo com a idade do bebê

Se o seu filho for um recém-nascido, você deve trocar a fralda dele com frequência. Isso se deve ao fato de que os neonatos comem a cada duas ou três horas e evacuam rapidamente.

Além disso, eles urinam muito frequentemente devido ao consumo de leite materno e seu estado líquido. Ademais, eles sentem muito frio por causa da mudança de temperatura, o que faz com que urinem constantemente.

quando devemos trocar a fralda do bebê

À medida que forem crescendo, embora o volume de urina aumente, os bebês passam a fazer isso em intervalos mais prolongados. Isso pode causar certo desconforto, que será manifestado com o choro. Portanto, você deve ficar atenta para trocar a fralda.

Por outro lado, se o seu bebê fica muito tempo com a fralda seca, você deve consultar o pediatra. Esse sintoma pode indicar que ele sofre de alguma anormalidade ou desidratação.

Por que trocar a fralda no momento certo?

Os bebês são vulneráveis aos agentes irritantes na área da fralda. Portanto, a urina e as fezes que ficam acumuladas por muito tempo causam alterações na pele da criança.

Você deve saber quando trocar a fralda do seu bebê, pois as fezes e a urina, juntamente com o atrito da fralda na região, são uma colônia de fungos e bactérias. Eles produzem irritação, erupções cutâneas e infecções se não forem tratados a tempo. Cabe ressaltar que alguns bebês são mais propensos a sofrer com essas condições do que outros.

Além disso, tenha em mente que as fraldas têm um limite de absorção de líquidos. Assim, ao superá-lo, os líquidos vazam e molham outras partes do corpo da criança e, certamente, também o local onde ela dorme.

É necessário colocar uma fralda limpa antes de colocar o bebê para dormir, a fim de evitar o acúmulo excessivo de líquido enquanto ele dorme. Se você for sair de casa, tente sair com a fralda limpa.

Devemos trocar a fralda enquanto o bebê está dormindo?

Se o bebê estiver dormindo, não é conveniente trocar a fralda para não interromper o seu ciclo de sono. No entanto, durante a noite, você pode aproveitar a oportunidade para trocá-lo antes ou depois de alimentá-lo.

Contudo, se você achar necessário colocar uma fralda limpa durante o dia, você pode acordá-lo. Ao fazer isso com música ou conversando com o bebê, ele vai se adaptar ao horário diurno e à luz do dia.

Devemos trocar a fralda enquanto o bebê está dormindo

O que você deve fazer durante a troca de fralda?

Você pode fazer da troca de fralda uma oportunidade para estimular os sentidos do pequeno. Para isso, a ocasião deve ser divertida, cantando, conversando, colocando música. Tudo isso para conseguir um processo de adaptação.

Mantenha sempre tudo pronto e próximo do trocador para a troca de fralda: sabonete, toalhas, fraldas limpas e lencinhos. Dessa forma, você não vai se sentir estressada por ter que procurá-los toda vez que precisar trocar o bebê. Da mesma forma, para sair de casa, leve tudo o que for necessário.

Além disso, use o tamanho de fralda apropriado, de acordo com os meses do bebê. As fraldas não devem ficar nem muito pequenas nem muito grandes. Isso dá conforto e evita atrito e irritação se estiverem muito apertadas. Ao contrário, se forem grandes, faz com que os resíduos vazem e vários inconvenientes ocorram.

Em conclusão, nem sempre é fácil determinar quando devemos trocar a fralda do bebê. No entanto, com esse guia simples, você pode aprender a fazer a higiene do seu filho no momento certo.