Quando é seguro colocar o bebê para sentar?

· 11 de novembro de 2018
Algumas pessoas acreditam que as costas do bebê podem ser prejudicadas se o colocarmos sentado muito cedo.

Existe uma crença popular de que é arriscado colocar o bebê para sentar quando ele ainda é muito pequeno.

No entanto, os especialistas afirmam que cada bebê é diferente. Portanto, cada um é capaz de realizar determinado movimento no seu próprio tempo.

A maioria dos bebês começa a se esforçar naturalmente para realizar novos movimentos. 

Entretanto, não conseguirão realizar alguns deles até que consigam manter a cabeça firme.

Geralmente, é a partir dos seis meses que os bebês conseguirão se virar quando estiverem deitados e manter uma certa estabilidade.

Colocar o bebê para sentar não é um problema se tivermos certeza de que não estamos forçando-o a ficar nessa posição.

Para ter certeza, é melhor esperar até os seis meses. Mesmo que seu pequeno já se sente na cadeirinha do carro ou no balanço.

A principal recomendação é ter alguém vigiando sempre para que ele não corra perigo de cair e se machucar.

Cada bebê se desenvolve de acordo com o seu próprio ritmo, mesmo nestes tempos em que as crianças aprendem muito mais rápido.

Se um bebê se senta é porque ele consegue, não importa qual seja sua idade.

É lógico que se ele estiver desconfortável, ele mudará naturalmente sua posição para outra mais confortável.

Como saber se é seguro colocar o bebê para sentar?

Para identificar se a criança não se sente bem quando a colocamos sentada, é preciso observar seus níveis de tensão e desconforto.

Se ela mostrar algum desses sinais, tente alterar sua posição para não a machucar. No entanto, os principais produtos para bebês são projetados de modo que os deixem sempre seguros.

para sentar

Sobre essa questão, para a criança poder começar a se sentar sem problemas, é importante considerar que ela deve ter primeiro superado as seguintes etapas:

  • Ser capaz de mudar de posição quando estiver deitada. Por exemplo, se a colocarmos de bruços ou de barriga para cima.
  • Conseguir levantar a cabeça e sustentá-la por um certo tempo.
  • Ser capaz de se apoiar nos braços e levantar o peito do chão ou da superfície em que estiver. Este movimento é como se fosse uma mini flexão que fortalece os braços e as costas.

Não existe uma data certa para que o bebê consiga realizar esses movimentos,pois dependerá de quando seu corpo estiver pronto.

Contudo, estima-se que estes processos ocorram entre quatro e oito meses de idade, fase que acontece antes de começar a engatinhar.

Sentar não requer nenhum tipo de “treinamento”. Mas é preferível que o bebê consiga executar esta função de forma espontânea, sem forçar.

Executar essas ações sozinho fará com que a sua segurança melhore, assim evita a ansiedade e frustração.

Além disso, não permitir que o bebê explore livremente um determinado espaço pode provocar estresse.

Métodos para colocar o bebê para sentar

  • Mochila porta-bebês ou canguru. Estes acessórios são projetados para que a criança fique em uma postura adequada sem forçar as costas. Assim, você pode ficar livre de preocupações.
  • Cadeirinhas para carro. Este banco tem uma forma de arco que permite distribuir o peso de modo que as costas da criança não sejam prejudicadas.
  • Cadeirão. Este modelo não é muito recomendado. Apesar de manter a criança na posição vertical, ela não fica alinhada. Isso faz com que a carga de peso caia sobre a parte inferior das costas.

É claro que tudo vai depender do desenvolvimento de cada criança. Algumas têm a capacidade de manter a postura correta mais cedo enquanto outras encontrarão mais dificuldades.

Recomendações ao colocar o bebê para sentar

para sentar

Uma vez que o bebê já deu sinais de que já está pronto, podemos colocá-lo sentado por um tempo, sempre com o pescoço e as costas apoiados.

Por exemplo, podemos colocá-lo em nosso colo e apoiar suas costas no nosso peito. Outra opção é colocá-lo sentado virado para nós e sustentar o pescoço e as costas dele com as nossas mãos.

Para que a criança possa fortalecer o pescoço, as costas e os braços, um exercício que funciona muito bem é colocá-la de barriga para baixo e oferecer um objeto de cima.

Isso fará com que ela tente levantar a cabeça e os braços para alcançá-lo. Lembre-se sempre de prestar atenção para não forçar a criança a fazer qualquer movimento incômodo que prejudique sua coluna.

Logo menos o bebê vai aprender a se sentar apoiando os braços no chão. Além disso, é aconselhável colocar um tapete macio e grande o suficiente na área em que ele estiver brincando.

Durante estes exercícios, podemos avaliar sua força, além de poder compartilhar momentos únicos com ele.