Quando é seguro colocar o bebê para sentar?

Algumas pessoas acreditam que as costas do bebê podem ser prejudicadas se o colocarmos sentado muito cedo.
Quando é seguro colocar o bebê para sentar?

Última atualização: 11 novembro, 2018

Existe uma crença popular de que é arriscado colocar o bebê para sentar quando ele ainda é muito pequeno.

No entanto, os especialistas afirmam que cada bebê é diferente. Portanto, cada um é capaz de realizar determinado movimento no seu próprio tempo.

A maioria dos bebês começa a se esforçar naturalmente para realizar novos movimentos. 

Entretanto, não conseguirão realizar alguns deles até que consigam manter a cabeça firme.

Geralmente, é a partir dos seis meses que os bebês conseguirão se virar quando estiverem deitados e manter uma certa estabilidade.

Colocar o bebê para sentar não é um problema se tivermos certeza de que não estamos forçando-o a ficar nessa posição.

Para ter certeza, é melhor esperar até os seis meses. Mesmo que seu pequeno já se sente na cadeirinha do carro ou no balanço.

A principal recomendação é ter alguém vigiando sempre para que ele não corra perigo de cair e se machucar.

Cada bebê se desenvolve de acordo com o seu próprio ritmo, mesmo nestes tempos em que as crianças aprendem muito mais rápido.

Se um bebê se senta é porque ele consegue, não importa qual seja sua idade.

É lógico que se ele estiver desconfortável, ele mudará naturalmente sua posição para outra mais confortável.

Como saber se é seguro colocar o bebê para sentar?

Para identificar se a criança não se sente bem quando a colocamos sentada, é preciso observar seus níveis de tensão e desconforto.

Se ela mostrar algum desses sinais, tente alterar sua posição para não a machucar. No entanto, os principais produtos para bebês são projetados de modo que os deixem sempre seguros.

para sentar

Sobre essa questão, para a criança poder começar a se sentar sem problemas, é importante considerar que ela deve ter primeiro superado as seguintes etapas:

  • Ser capaz de mudar de posição quando estiver deitada. Por exemplo, se a colocarmos de bruços ou de barriga para cima.
  • Conseguir levantar a cabeça e sustentá-la por um certo tempo.
  • Ser capaz de se apoiar nos braços e levantar o peito do chão ou da superfície em que estiver. Este movimento é como se fosse uma mini flexão que fortalece os braços e as costas.

Não existe uma data certa para que o bebê consiga realizar esses movimentos,pois dependerá de quando seu corpo estiver pronto.

Contudo, estima-se que estes processos ocorram  entre quatro e oito meses de idade, fase que acontece antes de começar a engatinhar.

Sentar não requer nenhum tipo de “treinamento”. Mas é preferível que o bebê consiga executar esta função de forma espontânea, sem forçar.

Executar essas ações sozinho fará com que a sua segurança melhore, assim evita a ansiedade e frustração.

Além disso, não permitir que o bebê explore livremente um determinado espaço pode provocar estresse.

Métodos para colocar o bebê para sentar

  • Mochila porta-bebês ou canguru. Estes acessórios são projetados para que a criança fique em uma postura adequada sem forçar as costas. Assim, você pode ficar livre de preocupações.
  • Cadeirinhas para carro. Este banco tem uma forma de arco que permite distribuir o peso de modo que as costas da criança não sejam prejudicadas.
  • Cadeirão. Este modelo não é muito recomendado. Apesar de manter a criança na posição vertical, ela não fica alinhada. Isso faz com que a carga de peso caia sobre a parte inferior das costas.

É claro que tudo vai depender do desenvolvimento de cada criança. Algumas têm a capacidade de manter a postura correta mais cedo enquanto outras encontrarão mais dificuldades.

Recomendações ao colocar o bebê para sentar

para sentar

Uma vez que o bebê já deu sinais de que já está pronto, podemos colocá-lo sentado por um tempo, sempre com o pescoço e as costas apoiados.

Por exemplo, podemos colocá-lo em nosso colo e apoiar suas costas no nosso peito. Outra opção é colocá-lo sentado virado para nós e sustentar o pescoço e as costas dele com as nossas mãos.

Para que a criança possa fortalecer o pescoço, as costas e os braços, um exercício que funciona muito bem é colocá-la de barriga para baixo e oferecer um objeto de cima.

Isso fará com que ela tente levantar a cabeça e os braços para alcançá-lo. Lembre-se sempre de prestar atenção para não forçar a criança a fazer qualquer movimento incômodo que prejudique sua coluna.

Logo menos o bebê vai aprender a se sentar apoiando os braços no chão. Além disso, é aconselhável colocar um tapete macio e grande o suficiente na área em que ele estiver brincando.

Durante estes exercícios, podemos avaliar sua força, além de poder compartilhar momentos únicos com ele.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.