Qual a quantidade de leite que o bebê deve tomar?

· 5 de fevereiro de 2019
Quando o bebê nasce, todos os pais se preocupam em saber qual é a quantidade de leite que ele deve tomar. Isso é normal, porque eles querem ver os bebês grandes e fortes. No entanto, a respostas depende das particularidades de cada criança.

Um dos aspectos que mais preocupam as mães de primeira viagem é qual a quantidade de leite que o bebê deve tomar. Nesse sentido, os pediatras geralmente costumam ouvir as seguintes perguntas: “Será que ele fica com fome?” ou “Será que eu estou dando leite demais?”.

Não se desespere, existem alguns indicadores que mostram se o seu bebê está devidamente alimentado. Tome nota deles e, assim, veja o seu bebê crescer de forma saudável.

Como saber qual é a quantidade de leite que o bebê deve tomar

Antes de determinar qual é a quantidade de leite que o bebê deve tomar, é essencial saber que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida.

Isso porque esse alimento contém todos os elementos que o bebê precisa para crescer forte e saudável. Por essa razão, não há uma quantidade específica a ser dada, pois o leite deve ser oferecido em livre demanda.

Entretanto, fatores adversos podem requerer o complemento ou a alimentação exclusiva da criança com fórmulas infantis.

Embora o médico seja quem possa te dar as melhores indicações quanto à alimentação, você pode aprender a calcular a quantidade de leite que você vai dar à criança. Isso vai ser avaliado de acordo com o peso, a idade e outros sinais que sejam evidenciados.

Como calcular a quantidade de leite que um bebê deve tomar

Durante os primeiros seis meses de vida, as crianças são alimentadas apenas com leite materno ou então com fórmulas. Por essa razão, a demanda geralmente é maior e, em várias ocasiões, pelo menos a cada três horas.

Alguns aspectos para calcular a quantidade de leite para oferecer à criança podem ser:

O peso

De acordo com o peso do bebê, é possível preparar 80 mililitros de fórmula para cada 500 gramas de peso. Isso significa que, se o seu bebê pesa 3 quilos, você pode oferecer 480 ml distribuídos durante o dia.

Durante os primeiros dias após o nascimento, a quantidade será mínima. No entanto, ela vai aumentar conforme o tempo for passando.

Como calcular a quantidade de leite que um bebê deve tomar

Deve-se notar que estes são apenas padrões e procedimentos que ajudam a determinar a quantidade de leite que um bebê pode tomar. Haverá dias em que ele vai comer um pouco mais, enquanto o contrário também é possível.

De acordo com alguns sinais específicos

Outra maneira de calcular qual é a quantidade de leite que o bebê deve tomar é de acordo com os sinais de fome que o bebê mostrar. Às vezes a fome pode aumentar porque o processo de crescimento e desenvolvimento determina que seja dessa forma.

Por isso, observe os seguintes sinais:

  • A criança continua chorando depois de mamar. Você também perceber o bebê ansioso, colocando os dedos na boca ou procurando comida quando você passa as mãos sobre o seu rosto.
    • Nesses casos, você pode preparar uma pequena quantidade para complementar o que ficou faltando.
  • Se o bebê não estiver se sentindo bem, pode ser que consuma menos leite.
  • Haverá momentos nos quais ele pode consumir mais do que realmente precisa e então começar a vomitar. Isso pode ser uma indicação da quantidade que pode ser oferecida.

“A OMS recomenda a amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses de vida, pois o leite materno contém todos os elementos que o bebê precisa para crescer forte e saudável.”

Os especialistas indicam que as crianças devem ser alimentadas sempre que quiserem. Apesar disso, aprenda a identificar as necessidades do seu filho, pois é comum que o ato de sugar seja reconfortante, de tal forma que o bebê pode estar se alimentando demais por causa da ansiedade.

Como saber se o bebê está bem alimentado

Como saber se o bebê está bem alimentado

Uma coisa é saber se o bebê está satisfeito e outra é se ele está bem alimentado. Isso vai ser determinado pelo pediatra ao controlar o seu crescimento e desenvolvimento.

Um bom sinal é ver que ele está crescendo, que o número de evacuações corresponde às mamadas e que ele fica tranquilo após as refeições.

Lembre-se de que cada criança é diferente. Portanto, evite ser tão rigorosa com a quantidade e os horários durante os primeiros meses. Assim, se o bebê parece feliz, grande e forte, certamente você está fazendo bem o seu trabalho.

Em conclusão, saber qual é a quantidade de leite que o bebê deve tomar vai te dar uma ideia de como alimentá-lo para que ele cresça forte e saudável. O mais importante para ele é o seu amor e a sua compreensão.

Consulte o seu pediatra sobre os aspectos que te preocupam e aproveite o seu bebê ao máximo. Eles crescem muito rápido!